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8 maneiras de aumentar a visibilidade do seu negócio no “novo normal”

Até agora, todos nós já nos familiarizamos um pouco com os inúmeros desafios desencadeados pela pandemia COVID-19. A maioria dos empresários está trabalhando duro para manter o ritmo e ajustar suas estratégias de negócios ao “novo normal”. A questão principal é como podemos conseguir não apenas nos adaptar ao “novo normal”, mas realmente defini-lo e melhorar o posicionamento de nossa marca ao fazer isso? Reunimos 8 maneiras de aumentar a visibilidade de sua startup tanto interna quanto externamente e dominar suas campanhas de comunicação em meio a esta pandemia.

  1. Alinhando seu produto com a situação atual de uma forma significativa

Os desafios associados à pandemia COVID-19 só aumentaram nos últimos meses e é óbvio que as startups mais inovadoras são aquelas que tiveram sucesso em aumentar sua visibilidade com base nas tendências existentes. A telessaúde é apenas uma dessas tendências que está causando impacto. No entanto, você não precisa necessariamente estar no setor de saúde para ser capaz de se conectar com seu público durante esta crise. Esteja atento, seja humilde e tente retribuir algo à sua comunidade. Os clientes provavelmente se lembrarão disso e associarão sua marca a algo bom.

2. Concentre-se mais nas pessoas e capacite os membros de sua equipe

Ainda não está claro quando a pandemia vai acabar e, em tempos de incerteza, as pessoas estão repensando o que significa valor para elas, e as empresas devem ouvir com atenção. O cuidado de si e do outro é, por exemplo, um valor significativo, que se traduzido no ambiente de trabalho, pode significar um engajamento mais genuíno com seus colaboradores. Encontrar maneiras originais de se manter em contato com sua equipe remota, responsabilizando-se mutuamente e apresentando histórias exclusivas de funcionários em diferentes canais criará confiança interna e externamente, à medida que você começa a atrair um público que compartilha valores semelhantes.

3. Experiências de eventos virtuais

Atrair seu público, gerar interesse e criar experiências memoráveis ​​não depende mais de um estande físico em uma conferência presencial em grande escala. Eventos virtuais, webinars e vídeos ao vivo podem se tornar experiências genuinamente imersivas e, o mais importante, podem tornar mais fácil alcançar um número maior de usuários, clientes em potencial, palestrantes e parceiros enquanto, simultaneamente, investem menos dinheiro.

4. Envolva-se com microinfluenciadores

O marketing de influenciadores tem crescido constantemente nos últimos anos, e anda de mãos dadas com as plataformas de mídia social onde seu público já está ativo. Provavelmente, a etapa mais crítica na execução de uma campanha de microinfluenciador é ter certeza de encontrar um perfil adequado para a função. Dê uma olhada em sua lista de seguidores, faça uma busca por palavras-chave em seus canais de mídia social mais populares ou, se você tiver recursos financeiros, contrate uma agência especializada em marketing de influenciadores. A ideia por trás do envolvimento com microinfluenciadores é que você pode iniciar uma conversa mais autêntica e orgânica em torno de seu produto, levando à promoção eficaz de sua marca. Lembre-se de que os clientes atuais e potenciais desejam ouvir histórias reais, de pessoas reais.

5. Aproveite a análise

Independentemente do setor em que sua empresa atua, seus clientes estão se adaptando rapidamente ao novo normal, recorrendo cada vez mais a produtos e serviços digitais, especialmente à medida que as empresas adotam soluções para trabalhar em casa. Isso gera uma quantidade massiva de dados diariamente e é mais importante do que nunca aproveitar esses conjuntos de dados exclusivos. Use análises para garantir que você está implantando cada centavo de forma eficaz. Fique de olho nos rastros digitais de seus clientes e aprofunde-se no uso e comportamento do cliente. Isso o ajudará a planejar o crescimento futuro, mesmo em um ambiente em mudança radical.

6. Dê recomendações autênticas

Prestar atenção ao que e como seu público está pesquisando em meio à pandemia de coronavírus pode ter uma forte influência no sucesso de suas campanhas de marketing. Se você deseja mais tráfego e leads em potencial, comece a criar conteúdo que responda a perguntas específicas que sejam relevantes para o seu público. Acesse o Google Trends para obter insights e priorize conteúdo de alta qualidade, educacional, confiável e útil conforme as pessoas buscam um estilo de vida mais autêntico e dicas e recomendações relacionadas ao trabalho.

7. Seja o mais transparente possível

O pior erro é fingir que está simplesmente fazendo os negócios normalmente. Seja genuíno e comunique-se com seus clientes, dizendo-lhes como o vírus pode afetar sua inicialização e as etapas criativas que você está realizando para garantir a continuidade de seus negócios. Essas histórias autênticas sobre as ações que você e seus funcionários estão realizando para permanecerem relevantes adicionarão à reputação de sua marca e aumentarão a confiança em seus produtos e serviços.

8. Aumente seu foco em canais digitais

Este não poderia ser enfatizado o suficiente! O novo normal nada mais foi do que um catalisador para uma digitalização acelerada de todos os negócios. As vendas online provavelmente atingiram o nível mais alto da história. É por isso que é mais importante do que nunca reaproveitar e reimaginar, bem como encontrar substitutos online para seus produtos. De tours virtuais a lojas online, concentre-se em criar conexões com seu público, criando novas ofertas digitais.

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Escrito por Flávio Carneiro

Engenheiro de Computação apaixonado por Tecnologia e Rapadura desde criança, uniu os dois e criou o Rapadura Tech para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia. Atualmente lidera um time de desenvolvimento e marketing no Insight Lab. É usuário ativo do Telegram e entusiasta de Inovações e Marketing Digital.