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Beauty tech utiliza inteligência artificial para criar fórmulas personalizadas para cabelos

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de consumo de produtos de beleza, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Esses números deixam claro o potencial do mercado brasileiro e, em especial, para marcas que trazem produtos inovadores e que fogem dos padrões.

Foi analisando esse mercado que foi criada a JustForYou, primeira beauty tech brasileira a usar inteligência artificial para desenvolver fórmulas personalizadas para shampoos e condicionadores. Fundada em 2018 por Caio de Santi, a startup nasceu com o objetivo de trazer produtos únicos para o consumidor, utilizando um algoritmo criado pela própria beauty tech para identificar o perfil de cada cliente. “A JustForYou nasceu com o objetivo de cuidar do consumidor de forma diferenciada. Não queremos simplesmente vender produtos, queremos proporcionar uma experiência individualizada para que o nosso cliente se sinta acolhido pela marca, já que estaremos presentes em momentos especiais, de autocuidado. Costumamos dizer que a empatia é a nossa marca registrada”, explica o CEO.

100 mil fórmulas

Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, a marca já analisou mais de 100 mil fórmulas desde o início de sua operação e esse número só cresce. Mesmo durante o período da pandemia, a startup registrou um crescimento de mais de 100%, precisando até aumentar seu quadro de funcionários. Com um questionário completo, que traz perguntas sobre o tipo de alimentação, prática de atividade física e até mesmo o estado emocional, a marca vai muito além da análise do tipo de cabelo do consumidor. Após responder 19 questões, as informações são cruzadas pela Julia, inteligência artificial da JustForYou, que encaminha um e-mail para o cliente com um resumo da fórmula que será desenvolvida.

Rótulo personalizado

Apesar de toda tecnologia usada para garantir o melhor produto para seus clientes, a marca não usa chatbot, proporcionando um atendimento 100% humanizado. Além disso, é possível personalizar o rótulo do produto, que pode ser com nome ou apelido, e a fragrância, que vai da suave à intensa. A beauty tech investe constantemente em pesquisas para trazer os melhores ingredientes naturais para cada tipo de cabelo. Um dos resultados é não usar o Sulfato, responsável pela espuma excessiva na hora da lavagem, além de causar o ressecamento dos fios, alergias e agredir o couro cabeludo. Como solução, a marca criou a “espuma do bem”, com ingredientes naturais que lavam sem danificar os fios. “Entendemos que fazemos parte de um movimento irreversível e positivo no mercado de cosméticos, que traz consumo consciente, saudável e sustentável. Nossas embalagens são recicláveis e somos certificados por compensarmos o impacto ambiental de 100% dos produtos que colocamos no mercado”, finaliza de Santi.

Fonte: Eurio