in , ,

Facebook e Instagram ganham recursos musicais no Brasil

O Facebook anunciou nesta terça-feira (25) que, graças a parcerias feitas com gravadoras nacionais e internacionais, enfim conseguiu disponibilizar seus produtos musicais para o Facebook e o Instagram. A partir de hoje, uma atualização do aplicativo padrão das duas redes sociais permitirá aos usuários usarem recursos como sincronização de letras, adesivos musicais, Lip Sync Live e até adicionar músicas ao perfil.

Uma vez atualizados os apps, basta que o usuário abra o painel de publicação de um novo story e selecione os adesivos musicais de sua preferência. Também será possível destacar trechos específicos de uma canção, adicionando nome do artista ou grupo, bem como o título da faixa. Caso a letra da música selecionada esteja disponível, ela será sincronizada ao story automaticamente. Após definir tudo isso, você ainda poderá editar animação e estilo do texto, além de girar, redimensionar e mover tudo, como já faz com os adesivos normais.

(Imagem: Divulgação/Facebook)

O recurso Lip Sync Live, que permite ao usuário fazer dublagens de músicas ao vivo pelo Facebook, também é inaugurado em caráter oficial no Brasil. Para começar uma dublagem, basta selecionar a opção correspondente durante o início de uma live no Facebook, escolher a música, adicionar uma descrição e personalizar o vídeo com filtros ou um plano de fundo. Durante as transmissões, seus amigos verão o nome do artista e música destacados no vídeo e poderão tocar para seguir o cantor ou banda no Facebook.

(Imagem: Divulgação/Facebook)

O seu perfil no Facebook também ganhará uma seção nova, especificamente dedicada ao destaque de uma música que você queira posicionar em sua página, exibindo nome do artista/grupo e a respectiva faixa. Amigos e seguidores poderão ouvir um trecho da canção pelo próprio perfil e, para continuar ouvindo, eles poderão ser redirecionados ao arquivo completo da música, dentro das plataformas de streaming.

(Imagem: Divulgação/Facebook)

“Temos trabalhado com a comunidade musical ao redor do mundo para levar milhões de músicas ao Instagram e Facebook. Além das licenças de gravadoras internacionais já disponíveis, fizemos parcerias com gravadoras, distribuidoras, editoras e sociedades que representam compositores locais para garantir que as músicas que as pessoas mais gostam no Brasil pudessem ser adicionadas às suas publicações”, disse Álvaro de Torres, que lidera o Desenvolvimento de Negócios e Parcerias com Editoras Musicais na América Latina.

As novas funções ainda não estão disponíveis para todos, pois a disponibilização é feita em caráter gradual. Entretanto, ambos os aplicativos já contam com as atualizações disponíveis tanto para Android como para iOS. Desta forma, não estranhe se mesmo depois de atualizado seu app ainda não mostrar as novidades: elas devem aparecer em breve.