O Koo é uma plataforma de mídia social versátil que surgiu com o intuito de oferecer às pessoas uma forma segura para se expressar. Desse modo, o microblog que tem alguns recursos diferentes do rival Twitter é o queridinho de muitos usuários no Brasil e no mundo.
O que é o Koo app?
Uma Rede Social que funciona de forma similar ao Twitter que permite publicar fotos, vídeos, enquetes e textos de até 500 caracteres. Além disso, o serviço tem uma aba de Trending Topics com os assuntos mais falados do período e também as hashtags mais engajadas.
Ao abrir o aplicativo Koo em seu celular, o usuário consegue comentar, curtir, publicar, republicar e compartilhar os posts de outras pessoas que ele segue. Assim, uma função adicional do app é o fato de que uma pessoa pode fazer posts em mais de um idioma.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
A história da Rede Social Koo
Lançado em março de 2020, na Índia, por Mayank Bidawatka e Radhakrishna. O objetivo inicial do app era suprir a variedade de dialetos e idiomas. Uma vez que apenas 10% da população do país fala inglês. Logo, a plataforma visa integrar pessoas de culturas distintas.
De acordo com os seus criadores o Koo é uma Rede Social exclusiva para quem não fala inglês e deseja expressar as suas opiniões no próprio idioma. Dessa forma, isso contribuiu para que ele tornasse o maior microblog da Índia com um grande número de seguidores.
O app indiano teve um começo conturbado?
No ano de 2021, o aplicativo ganhou notoriedade na mídia graças aos conflitos entre o governo indiano e o Twitter. Assim, tudo começou com os protestos dos agricultores contra as leis agrícolas que foram aplicadas pelo primeiro-ministro do país. Desse modo, o Twitter se tornou o local principal usado por várias pessoas que expressavam as mesmas opiniões.
Como resposta, o governo exigiu ao Twitter a exclusão das contas dos envolvidos. Mas, a Rede Social revidou e alegou que isso violaria a política de liberdade de expressão dos usuários.
Após esse fato, diversas pessoas que participaram dos conflitos e também que apoiavam o governo migraram para o Koo. Uma vez que ele não possui inclinação política de acordo com os seus criadores.
Como funciona o selo de verificação no Koo?
Todos os usuários podem solicitar de forma gratuita os selos de verificação. Dessa forma, deve-se frisar que a plataforma possui dois tipos: o selo verde que, em geral, é fornecido para qualquer pessoa. E o amarelo que é usado por empresas e pessoas bem influentes.
Existem duas formas de adquiri-lo, seja por e-mail ou por um formulário que está disponível no menu de configuração do Koo em ‘apply for eminence’. Assim, caso escolha a primeira opção escreva para o seguinte endereço: ‘[email protected].’ Logo, o prazo de resposta é dado em 10 dias. Além disso, o app pode remover o selo sem aviso e a qualquer instante se as regras de concessão mudarem.
É simples criar um perfil na Rede Social indiana?
Para criá-lo basta fazer o download do aplicativo na Apple store ou no Google Play store e escolher o idioma. Em seguida, selecione entre fazer o cadastro com o endereço de e-mail, o telefone celular ou a conta do Google. Desse modo, de forma automática, o Koo cria um nome de usuário para a sua conta que pode ser alterado depois, bem como outros dados.
Após a criação do perfil, uma pessoa pode editá-lo como desejar. Para isso, o app abrirá um menu que propicia a alteração do nome do usuário, da foto e a adição de uma biografia. Dessa forma, para criar um post, basta tocar no ícone ‘+’ no feed e escrever a mensagem.
Sucesso da Rede Social Koo no Brasil
A plataforma informa no seu site oficial que já atingiu a marca de 50 milhões de usuários em cem países. Assim, no Brasil, a Rede Social viralizou após os rumores de que o Twitter poderia fechar devido às mudanças causadas pela gestão de Elon Musk. Desse modo, a empresa promete que o microblog terá uma versão em língua portuguesa muito em breve.
O Koo visa criar ao longo prazo recursos que permitam às pessoas importar tweets e seguidores. Mas, também obter de forma bem rápida um selo de verificação gratuito.
Influenciadores que estão usando esta nova Rede Social
Em pouco tempo, milhares de pessoas no Brasil migraram para a Rede Social graças à influência de artistas como Claudia Leitte, Bruno Gagliasso e Felipe Neto. Dessa forma, para atender aos novos usuários brasileiros, o microblog criou uma conta no Twitter. A fim de interagir com os internautas que é reconhecido por meio do símbolo do pássaro amarelo.
O Koo app e os memes sobre ele
Devido ao seu nome inspirador e peculiar, a Rede Social ganhou vários trocadilhos tanto no Twitter quanto no aplicativo original. Desse modo, os memes que fazem piadas com o orifício anal foram usados para zombar do Twitter e anunciar a migração para o app Koo.
A Rede Social indiana veio para substituir o Twitter?
O microblog apesar de semelhante em alguns aspectos a Rede Social rival, possui vários diferenciais que o tornam único e exclusivo para muitas pessoas. Assim, graças ao sucesso na aquisição de novos perfis o Koo se destaca devido a boa performance nos recursos de:
- Chat privado;
- Feed com cronologia;
- Trending topics.
Uma função adicional deste app é a capacidade de inserir várias imagens como foto de perfil. Dessa forma, ele é uma opção eficaz para quem deseja mudar de plataforma. Já que tem ferramentas idênticas ao Twitter e tende a melhorar cada vez mais ao longo do tempo.
O que esperar da Rede Social Koo?
A tendência é que o microblog ganhe muito mais usuários no decorrer dos próximos meses, visto que o futuro incerto do Twitter contribui para isso. Além disso, mesmo que não haja críticas públicas entre as empresas, a concorrência é bem clara, pois ambas têm um igual:
- Estilo de publicação;
- Partilham dos mesmos princípios e ideias.
O Koo é uma Rede Social em processo de ascensão que visa expandir e alcançar novos usuários de uma forma simples e rápida. Desse modo, o futuro da plataforma é bastante motivador graças aos seus recursos e também à sua expansão ágil por vários países.