in , , ,

O que esperar da Inteligência Artificial em 2019?

Adeus rapadura velha, feliz rapadura nova! 2018 foi um ano de muitos avanços tecnológicos, em especial na área da Inteligência Artificial (IA). E neste ano, o que esperar da IA? Listamos as principais tendências emergentes de IA.

 

Mudanças nos empregos

Até 2020, a IA vai gerar 2,3 milhões oportunidades, enquanto eliminará 1,8 milhão de profissões tradicionais de acordo com o Instituto de pesquisa e consultoria global Gartner. Posições de nível médio e baixo deverão ser extintas. Entretanto, para minimizar esse impacto, governos devem investir em políticas públicas que incentivem o aprendizado de novas habilidades, além de empresas que possibilitem treinamentos e atualizações contínuas.

 

Big Data

Maior demanda por cientistas de dados

Os dados servirão como combustível para cada nova tendência tecnológica que surgirá em 2019. Como resultado, a demanda por cientistas de dados irá aumentar conforme a IA cresce. De acordo com pesquisa realizada nos EUA pelo LinkedIn em agosto de 2018, houve escassez de 151.717 profissionais com habilidades em ciência de dados. A IBM estima que até 2020 haverá aumento de 2.7 milhões no número de empregos para cientista de dados. Acredita-se que aqueles que são capazes de lidar com grandes quantidades de dados ​​provavelmente serão os mais procurados para implementação da IA.

 

Avanços médicos

As máquinas farão cada vez mais parte de equipes de saúde nas instituições hospitalares por possibilitar a interação com muitos dados e facilitar a tomada de  decisão em menos tempo. Com o uso da IA, as tecnologias serão responsáveis pela análise de exames de imagem e realização de diagnósticos como: Identificação de anomalias cardiovasculares, detecção de fraturas e outras lesões, detecção de doenças neurológicas, detecção dos principais tipos de câncer, entre outros.

 

Resultado de imagem para chatbots

Assistentes artificiais se tornarão verdadeiramente úteis

Em 2019, os assistentes virtuais continuarão evoluindo e farão cada vez mais parte do nosso cotidiano, sendo responsáveis por deixar nossas vidas ainda mais fáceis e práticas. Eles serão utilizados para realizar tarefas operacionais diárias tais como: pagar contas, ler e-mails, encomendar produtos, pedir transporte particular, organizar calendários, planejar viagens, pedir comida e por aí vaí.

O grande diferencial será a capacidade de antecipar melhor nossos comportamentos e compreender nossos hábitos. Essa evolução irá permitir um diálogo cada vez mais natural e fluido entre máquina e seres humanos.


A partir dessas tendências abordadas, podemos concluir que a IA continuará fazendo parte de nossas vidas, assim como a internet, a eletricidade e a combustão fizeram nos tempo passados. A expectativa é que a IA tenha avanços surpreendentes em 2019, mostrando que as máquinas não apenas farão o todo o trabalho físico, mas também o trabalho intelectual, como planejar e tomar decisões. E aí, você está preparado para essa transformação?

Avatar

Escrito por Flávio Carneiro

Apaixonado por Rapadura e Tecnologia desde criança, resolveu unir os dois e criar o Rapaduratech, um portal feito para compartilhar informações relevantes do mundo da tecnologia e da inovação, sem esquecer irreverência do humor cearense. Amante de filmes de terror e tenista nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…