Não temos dúvida que todos os leitores deste artigo possuem o WhatsApp instalado em seu smartphone. É praticamente impossível fugir dessa realidade. Só no Brasil são cerca de de 120 milhões de usuários. Para uma população de 209,5 milhões é um número bizarramente grande. Porém, aplicativo russo, criado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, vem ganhando força no mercado, principalmente nos meios digitais. Seu nome? Telegram.
Mas por que ele vem ganhando força com profissionais do meio digital? Quais são suas vantagens?
São exatamente essas perguntas que este artigo irá responder. É hora de entender principais motivos do Telegram ser melhor que WhatsApp e como ele pode ajudar a alavancar suas vendas.
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Telegram? O que é?
Talvez você tenha conhecido o aplicativo devido às inúmeras quedas de seu concorrente aqui no nosso país. O Telegram é a primeira válvula de escape para o envio de mensagens nessas situações.
Seu conceito é todo baseado em nuvem, ou seja, não é necessário ter celular conectado a internet. Caso você queira utilizá-lo no seu computador, precisará apenas de um número de telefone. Outra vantagem de estar na nuvem é a possibilidade de recuperar mensagens e arquivos de mídia, mesmo após serem deletadas do celular.
No âmbito pessoal, existem diversas características que podemos citar que são infinitamente melhores ao seu principal concorrente. Se você quer saber, deixe nos comentários.
Porém o foco aqui são os negócios.
Mas uma característica vale ser citada. Na era da informação, priorizamos muito nossa privacidade. O medo constante de ter informações vazadas ou dados acessados por pessoas de má fé estão presentes em nosso dia a dia. Porém, com o Telegram, suas conversas estão completamente seguras.
A plataforma conta com a criptografia de ponta a ponta, ou seja, apenas o remetente e o destinatário tem acesso às mensagens. Nem mesmo a empresa pode acessá-las.
Alcançar sua audiência em sua totalidade
Quem trabalha com redes sociais sabe muito bem como elas funcionam. Obter alcance orgânico de qualidade é tarefa muito difícil e demanda insight fora do usual. Aquela ideia genial que torna-se viral e a interação vai nas alturas.
Porém, temos a necessidade de vender todos os dias e ideias podem nos deixar na mão. A melhor solução é obter ferramenta que alcance toda sua audiência. E é exatamente isso que o Telegram faz, ele distribui seu conteúdo para todos que estão conectados com você na plataforma. Assim, é possível nutrir seu público sempre, fazendo com que sua marca esteja em sua memória.
Marketing de conteúdo através dos grupos
Este artigo está sendo escrito em uma época que estamos mais em casa. Muitas pessoas estão em busca de nova profissão ou até mesmo novos conteúdos para estudar. No meio de suas buscas, você pode ter se deparado com alguns cursos oferecendo consultorias, mentorias ou, até mesmo, interação com os estudantes, dentro de grupos no Telegram.
Se você entende um pouco de grupos, principalmente no WhatsApp, sabe que isso pode ser limitador.
Porém, com o nosso aplicativo favorito, as coisa são diferentes. Devido sua incrível funcionalidade e a robustez de seus servidores, é possível formar super grupo de até 200 mil pessoas. Não, você não leu errado, são centenas de milhares.
Perfeito para disponibilizar conteúdos, novidades e informações. É como ter tráfego orgânico de 200 mil pessoas na palma da sua mão. E o melhor, todos os participantes podem ser notificados, basta que estejam com a opção de notificação do grupo habilitada.
Navegue pelos canais de comunicação
Já ouviu falar de lista de transmissão? Onde você envia conteúdo para número X de pessoas e que, por conta de determinadas situações jurídicas, vem sendo cada vez mais limitada?
Basta alguém ter seu número e pronto. Essa pessoa ou empresa poderá lhe enviar diversas mensagens. Além de extremamente invasivo, isso pode ser considerado Spam, acabando com a reputação da empresa.
Por isso, dê adeus à parte limitante e também a invasão de privacidade. No Telegram é o usuário que escolhe o que irá consumir. Um link para o canal de conteúdos é disponibilizado pela empresa. A decisão de acessá-lo ou não parte do usuário.
Outro benefícios desta ferramenta é não restringir a quantidade de pessoas que recebem as mensagens. Isso permite disponibilizar as ideias de sua empresa para número infinito de pessoas.
Apenas os administradores podem fazer as postagens e fica a seu critério se o Canal será público ou privado. Os canais públicos permitem ser encontrados e qualquer usuário pode participar. Já os canais privados somente é possível participar por meio de um link gerado pelo administrador e enviado aos convidados.
Um resumo da nossa mensagem
- Tráfego orgânico;
- Interação com o público;
- Marketing de conteúdo sendo trabalhado da melhor maneira possível;
- Nada de enormes quantidades de Gigas tomando conta do seus aparelhos;
- Conversas criptografadas de ponta a ponta, trazendo maior segurança.
E nós ainda poderíamos listar outras infinitas vantagens que nossos amigos russos disponibilizaram. Agora é sua vez de experimentar a melhor ferramenta de troca de mensagens do mundo. Faça suas vendas bombarem com o Telegram.
Aproveite também para ler Os 23 melhores canais e grupos do Telegram para você seguir em 2020