in , ,

Rastros Digitais: Você Sabia que a Internet sabe Tudo sobre Você?

Já parou para pensar que a Internet pode saber mais sobre você do que seus próprios amigos?

Imagine um dia qualquer: Você começa o dia checando e-mails, pega o ônibus escutando sua música favorita no Spotify, posta uma foto bonita do seu café no Instagram e marca a cafeteria. Na hora do almoço confere os horários do cinema para ver um filme no final de semana e depois vê o preço de um par de sapatos que você quer muito comprar.

Tudo isso seria inofensivo se essas empresas não tivessem acesso aos seus dados. Desde o e-mail até a senha do seu cartão de crédito: esses são alguns dos dados que você deixa como rastro na Internet e isso te torna vulnerável à ações de data tracking.

O que isso significa?

Web tracking e data tracking são recursos usados pela maioria das empresas na internet para rastrear o seu modo de vida: o que você procura, o que você deseja, o que você compra… e coleta esses dados para usar em propagandas que são feitas “sob medida” para o público-alvo.

Você lembra da pesquisa sobre o filme? Começam a aparecer tweets de pessoas comentando sobre ele, o par de sapatos aparece em pop-ups de propaganda no feed do Facebook, e por fim o Google Maps te dá sugestões de novos cafés para visitar baseado nas suas preferências.

Meus dados estão em perigo?

O mais alarmante disso é que muitas dessas informações pessoais dos usuários são vazadas ou até mesmo vendidas para empresas que faturam milhões e cada vez mais controlam o que fazemos, assistimos, comemos e compramos, basicamente transformando o consumidor em produto.

Além disso, não devemos nos esquecer dos perigos do roubo de dados bancários e acesso à informações pessoais do usuário que são estratégias usadas por hackers para golpes e extorsões via internet.

Como se proteger disso?

Uma forma eficaz de evitar isso é comprar um antivírus que bloqueie os data trackers dentros dos sites que você visita, garantindo a proteção dos seus dados e maior comodidade enquanto você navega.

É importante lembrar que não é apenas no desktop que os data trackers agem: um bom antivírus para pc e celular é indispensável para segurança na web.

Conhece mais formas de se proteger na internet? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Unsplash (Blake Connally); Unsplash (Ilija Boshkov)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…