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Startup brasileira lança delivery de chope com tecnologia IoT

Através da criação da ChoppUP, estabelecimentos já podem disponibilizar delivery de chope. Um um growler (garrafa que varia de 1 a 5 litros, geralmente de vidro ou porcelana, próprio para armazenar cervejas servidas na pressão), é enchido de cabeça para baixo, de forma tecnológica, econômica e sustentável.

A startup brasileira, por meio de IoT, desenvolve equipamentos de alta eficiência para dispensamento de líquidos. Além de ser prestadora de serviços de monitoramento de dados, tem revolucionado o mercado cervejeiro e incentivando a cultura de delivery de chopes.

“Os growlers são tendência no exterior, e a moda está começando a pegar no Brasil. É uma forma sustentável de consumo, pois reduz a geração de resíduo de garrafas de vidro e latinhas, permitindo apreciar em casa um chope muito mais fresco. Porém, o crescimento desta tendência ainda é limitado no país, pois para encher essas garrafas é necessário que o ponto de venda tenha um equipamento específico com um sistema de contrapressão”, afirma Bruno Salman, CFO da ChoppUP.

Quando enchido diretamente na torneira, pode ocorrer a oxidação da bebida, tirando a carbonatação e interferindo no sabor. Outra forma de fazer isso é por contrapressão, mencionada pelo CFO da startup, no qual, a pressão retira o oxigênio da garrafa e substitui por CO².

Já com a chopeira ChoppUP, é possível fazer o envase do growler de cabeça para baixo, por meio da válvula de contrapressão acoplada no gargalo da garrafa, de forma simples e econômica. “É um equipamento 2 em 1, que enche copos e envasa growlers. Quando instalada, os estabelecimentos passam a trabalhar com um nível de aproveitamento, eficiência e controle sem precedentes – impossível de atingir com equipamentos convencionais. O valor que eles pagam para nós é uma fração desta conta economizada”, conta Gil Neto, CCO e cofundador da ChoppUP.

Para o gerente da rede de pizzaria Soggiorno, uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo, a solução da ChoppUP tem gerado interesse dos clientes e economia para o estabelecimento. “O delivery de chope ainda é algo muito novo no país, mas temos percebido um grande interesse dos consumidores. Recentemente, tivemos o caso de uma cliente que pediu, além das pizzas, o envio de oito growlers porque estava realizando uma festa”, afirma Wilson Capellini Netto.

Além do delivery – com pedidos feitos por telefone ou aplicativo próprio da pizzaria – a Soggiorno utiliza a chopeira com tecnologia IoT para a venda de chopes em uma de suas unidades. “Sentimos o resultado da economia logo no primeiro barril. Sem contar que nossa equipe não teve problemas para aprender a manusear a solução”, conta Netto.

Para servir o chope, é acoplado no fundo dos copos e canecas – sejam de vidro, plástico ou metal – uma válvula que permite o enchimento sem vazamento. O manuseio da chopeira, via computador e aplicativo, permite que o comerciante controle volume e colarinho eletronicamente, realize a leitura remota em tempo real do serviço e a quantidade de chopes vendidos, evitando fraudes e perdas que são detectadas pelo sistema. O equipamento é integrável a sistemas de pagamento e de gestão dos PDVs, viabilizando uma operação de autosserviço.

“Os produtos e serviços da ChoppUP são ofertados ao mercado em um modelo de assinatura para bares e restaurantes (PDVs), que se beneficiam com um aumento de 20 a 25% no rendimento do barril, acompanhamento online de vendas, com dados capturados por dispositivos de telemetria e autosserviço. Nos próximos 5 anos, lançaremos novas linhas de negócios que aumentam o potencial de mercado, com produtos para uso doméstico, novas soluções de embalagem e o desenvolvimento de softwares que utilizam os dados capturados pela telemetria dos equipamentos para trazer maior inteligência à toda a cadeia de valor, desde a produção até o consumidor final”, finaliza Bruno Salman.

Fonte: Startupi

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