in ,

Startup cria roupas inteligentes que funcionam como “personal trainers”

Os smartwatches (ou relógios inteligentes) vêm conquistando cada vez mais o público fitness – afinal, eles ajudam a medir os batimentos cardíacos, a velocidade e até as distâncias percorridas. De olho nessa tendência, uma startup da Grécia decidiu levar as possibilidades e a tecnologia ainda mais longe. A Tribe Wearables criou roupas inteligentes que guiam os exercícios e medem sua performance.

Demetres Stordopoulos, fundador da startup, baseou-se em sua própria experiência para criar o produto. Ele jogava basquete e, em 2010, sofreu uma lesão que exigiu inúmeras sessões de fisioterapia.

Além de ficar contrariado com o problema, ele tinha dificuldades de saber se estava ou não se recuperando. Por isso, em uma visita a um laboratório de biomecânica, três anos depois, ele teve a ideia de trazer recursos tecnológicos para as roupas de academia.

Colocar a ideia em prática não foi nada fácil. O primeiro protótipo era como se “um par de shorts, um computador e um polvo tivessem tido um filho”, disse ele à CNN. Com o tempo (e com o avanço das tecnologias), o produto final foi tomando forma.

App da Tribe Wearables (Foto: Divulgação)
App é conectado aos sensores das roupas (Foto: Divulgação)

Hoje, as peças da startup têm sensores praticamente imperceptíveis. Em contato com o corpo, eles são capazes de identificar os movimentos e auxiliar o usuário a fazê-los corretamente. Ao corrigir os ângulos e a intensidade, a ideia é melhorar os resultados e evitar a ocorrência de lesões.

O apoio é feito por meio de um app, que mostra e narra as instruções para a pessoa. No site da startup, um conjunto de camiseta e calças é vendido por US$ 399 (R$ 1,6 mil).

Fonte:  PEGN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…