in , , ,

Você sabe o que é open source? Entenda como essa tecnologia beneficia empresas

A cultura da colaboração já está presente no cotidiano: diversas pessoas trabalhando em um ambiente aberto para construir algo melhor e mais eficiente para o dia a dia da sociedade. Exemplos não faltam, como importantes aplicativos que nasceram dessa lógica: Uber, Airbnb e os mobile bankings, só para citar alguns.

Todos esses apps têm algo em comum. Usam como base softwares desenvolvidos a partir de códigos-fonte abertos para edição de qualquer pessoa, conhecidos como open source. Na última quarta-feira, 13, a empresa líder mundial nessa tecnologia, a Red Hat, passou por Fortaleza com o Red Hat Tech Tour, um evento para mostrar ao público os benefícios do uso do open source. As discussões, que duraram um dia inteiro, abordaram ainda como esses softwares abertos podem mudar o dia a dia das empresas e também os serviços ofertados pelo governo.

O presidente da Red Hat Brasil, Gilson Magalhães, explica que trabalhar com códigos-fonte livres garante mais economia e liberdade no desenvolvimento de softwares inteligentes e flexíveis. Isso porque as empresas se privam de pagar pelo domínio de um código ilegível e inadaptável e começam a utilizar códigos legíveis, constantemente melhorados pela comunidade de programadores.

Dessa forma, toda e qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar os softwares potencializados pela comunidade e construir seus negócios. “Nos apostamos em um futuro no qual a sociedade acelere seu processo de inovação a partir de uma nova maneira de pensar”, afirma o presidente.

Para ele, é essencial que as empresas abdiquem dos conceitos de posse e beneficio próprio e passem a compreender o potencial do trabalho colaborativo. “O que vai determinar sua competência futura e a qualidade do software que você usa”, reforça.

Ainda, a sociedade também é favorecida pelo uso de open source, que oferece transparência para procedimentos técnicos. Por exemplo, os cidadãos podem fiscalizar empresas do segmento financeiro e até o governo, evitando casos de corrupção e irregularidades fiscais.

Governo digital

Alem de empresas, os governos também podem ser beneficiados pelo open source. A Prefeitura de Fortaleza firmou contrato público com a Red Hat para desenvolver o Fortaleza Digital, projeto que visa aproximar a Capital de uma cidade inteligente. Pela plataforma, serviços como alvarás e solicitação de serviços de conservação poderão ser realizados online.

O serviço confere economia aos cofres públicos ao reduzir custos operacionais das prefeituras. A Estônia é exemplo de governo completamente digital, onde cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) foi poupado em dez anos. A ideia é replicar o mesmo em Fortaleza e no Brasil. “Não há nenhum município brasileiro que não veja a iniciativa [do governo digital] como necessária nos próximos anos”, conta Marcelo Faustino, gerente de vendas da Red Hat Brasil.

Mais informações: www.redhat.com/pt-br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…