VPN é um recurso que permite navegar na internet de forma anônima, por meio da criptografia de dados em uma rede privada. Essa tecnologia já existe há alguns anos, mas ganhou o interesse de Elon Musk, diante das ameaças de tirar o X do ar.
O que é VPN?
A sigla VPN é a redução de Virtual Private Network, ou seja, uma Rede Virtual Privada na tradução. Em resumo, o acesso é feito por meio de um servidor privado, que criptografa os dados do usuário, tais como IP e localização.
Com isso, cria-se uma conexão segura entre o computador ou dispositivo móvel do usuário e o servidor, o que dificulta o acesso de terceiros.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Como ele permite se conectar a servidores de outros países, essa também é uma opção para acessar conteúdos restritos em alguma região.
Como usar o VPN?
Para usar uma VPN, é preciso primeiro escolher um servidor, sendo que há opções gratuitas e pagas. Assim, é preciso analisar qual a melhor opção segundo as necessidades como velocidade de conexão e download, por exemplo.
Na sequência, é preciso baixar o aplicativo e criar uma conta de acesso, que será utilizada para iniciar uma nova sessão. Dessa forma, para navegar protegido pela criptografia, basta:
- Fazer o login;
- Escolher o servidor do país que deseja;
- Clicar em conectar.
Em alguns segundos, a conexão é estabelecida e então, basta acessar os sites de interesse, da mesma forma como faz em uma rede aberta. Enquanto estiver no servidor, haverá um ícone do VPN no dispositivo que indica que ele está ativo.
Usar uma rede privada é seguro?
O uso de redes privadas é seguro, por isso, esse recurso é muito comum em empresas, para proteger seus dados quando alguém acessa o sistema de forma remota. Além disso, pode ser uma boa opção para quem usa redes abertas em locais como:
- aeroportos;
- shoppings;
- hotéis.
Um cuidado importante, no entanto, é a escolha de um servidor confiável, porque em muitos casos, o próprio sistema armazena os dados de acesso. Assim, o ideal é ler com atenção a política de privacidade antes de optar pelo serviço.
Por que Elon Musk está falando tanto sobre VPN?
O bilionário Elon Musk compartilhou um vídeo no X, antigo Twitter, em que ensina a usar o VPN. Isso ocorreu em meio a um receio de que o STF (Supremo Tribunal Federal) ordene o bloqueio da rede social no Brasil.
Musk fez uma série de postagens em seu perfil, nas quais questiona as decisões do Ministro Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão de algumas contas, suspeitas de espalhar notícias falsas.
O dono da Tesla chegou a ameaçar reativar os perfis, e em resposta, o Ministro o incluiu no inquérito que investiga as milícias digitais no Brasil.
Há proibição de usar esse recurso no Brasil?
Não existe uma lei que proíba o uso, tanto que essa tecnologia é comum para proteção de dados de empresas. No entanto, já houve casos em que o Ministro Moraes proibiu o uso de VPN quando suspendeu o Telegram no país, em caso similar.