Não é segredo que começar um negócio é complicado. Afinal, por mais que tenhamos ideias incríveis, precisamos de dinheiro para executá-las. Por isso, é natural que muitos empreendedores busquem apoio financeiro externo para poder concretizar seus sonhos.
E o questionamento que fica é: quem além de família e amigos investiria em uma pessoa desconhecida? Um investidor-anjo!
Mas o que é investidor-anjo?
Para que você consiga entender todo o conceito, é preciso voltar ao início do século XX, quando o termo Angel Investor, ou Business Angel, surgia nos EUA. O nascimento da nomenclatura se fez necessário quando muitos investidores começaram a bancar os custos de produção das peças da Broadway, palco das apresentações mais famosas do entretenimento teatral do mundo, assumindo os riscos e apoiando sua execução.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
O tempo passou e o conceito naturalmente evoluiu. Atualmente, usamos o nome de investidor-anjo para pessoas físicas que investem, tanto financeiramente como intelectualmente, em empresas que possuem grande potencial de crescimento.
Claro que esse investimento não é por acaso. Os investidores recebem uma participação societária minoritária no negócio. E, apesar de não assumirem nenhuma posição executiva na empresa, eles atuam como conselheiros, auxiliando nas decisões estratégicas, sempre visando o desenvolvimento e o sucesso do negócio.
E, se você acha que é difícil encontrar investidores-anjos, saiba que, de acordo com uma pesquisa feita pela Anjos do Brasil, em 2019, o número chegou a 8.220, tendo R$ 1.067 bilhão como valor investido.
E como ser um?
Se você acredita no poder do empreendedorismo de transformar o mundo, você com certeza pode se tornar um investidor-anjo e, dessa forma, ter um impacto mais direto na vida de milhares de pessoas!
Atualmente, existem hubs como o Angel Investor Club, que atuam com agentes do ecossistema de inovação e investidores-anjo. ”Nosso principal objetivo é ajudar o maior número de startups a superar o vale da morte e se preparar para receber investimento. O desafio das startups no início da jornada é ganhar tração, ajudamos com mentorias e conexões, preparando as startups para as próximas etapas”, explica Anderson Diehl, founder do Angel Investor Club.
Atualmente o hub possui duas verticais, uma de comunidade e outra de investimentos, que, ao todo, conta com mais de 280 membros que atuam nos 26 estados do Brasil, além de países como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Israel e Dubai. Independentemente da localização, cada um desses agentes trabalham com o intuito de auxiliar o maior número de pessoas a compreender o ecossistema de inovação, através de mentorias, conexões e investimento.
“Quando recebi o convite fiquei curiosa em saber o propósito do Angels Investor Club. Neste sentido, ao passar do tempo e acompanhando as ações, percebi o quanto a conexão pode transformar. O compartilhamento de conteúdo, a conexão com o universo da inovação e do empreendedorismo e os agentes que fazem o Angels com ética profissional, buscando envolver cada um de seus membros e os conectando com o universo das comunidades de Startups, torna o grupo diferenciado. A informação que recebemos é de confiança, tem credibilidade, e isso contribui para o meu profissional e para o meu propósito de vida que é poder, de alguma forma, contribuir com o crescimento das comunidades de startups”, conta Fabiana Medeiros, membro da iniciativa.
Participe você também dessa comunidade!
Para fazer parte é necessário realizar um cadastro e aguardar um representante da comunidade entrar em contato. Existe uma curadoria, já que o objetivo é trazer para o grupo pessoas que entendam o valor e a essência das palavras give first e give back, e que consigam gerar valor para o ecossistema.
“Nosso objetivo como grupo é termos membros que possam agregar valor para a comunidade e também, tirar proveito das conexões do grupo, por isso somos rigorosos na seleção dos membros”, explica Fernando Seabra, co-founder do Angel Investor Club.
O objetivo é trazer pessoas que possam impactar a vida de milhares de empreendedores e pessoas ao seu redor.
Nós do Rapadura Tech temos a honra de anunciarmos que, a partir de agora, somos parceiros apoiadores do Angels Investor Club! Continue acompanhando nosso portal para ficar por dentro de todas as ações e novidades do hub.
E não se esqueça, você também pode fazer parte dessa comunidade junto com os principais ecossistemas de inovação do Brasil e do mundo!