O Tap to Pay é um recurso lançado pela Apple, disponível para aparelhos iPhone para receber pagamentos usando o celular. Essa novidade pode ajudar pequenos comerciantes e autônomos, já que não é preciso comprar ou alugar uma máquina de cartão.
O que é o Tap to Pay?
O Tap to Pay é uma tecnologia de pagamento por aproximação, ou seja, permite fazer transações financeiras ao aproximar o cartão ou o smartphone de um terminal habilitado.
Para isso, se utiliza a tecnologia NFC, ou (Near Fiel Communication), para fazer a comunicação de dados entre os dois dispositivos. Tudo isso ocorre em uma fração de segundos.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Dispositivos iPhone
Nos aparelhos da Apple, a partir do iPhone XS, os usuários já podem habilitar esse recurso e usar o smartphone para receber pagamentos. Dessa forma, não precisam de uma máquina de cartão e conseguem fazer tudo pelo celular.
Como habilitar o Tap to Pay no iPhone?
Para começar a usar o Tap to Pay é preciso criar um ID Apple como comerciante. Isso é necessário porque a plataforma faz a validação dos dados para evitar fraudes e cumprir às exigências legais.
O usuário também deve ter um serviço de pagamento associado, ou seja, um banco ou instituição financeira, que fica responsável por processar o pagamento. O Nubank, por exemplo, é um dos parceiros que presta esse suporte.
Nesse contexto, o usuário precisa criar uma conta para pessoa jurídica, na qual vão cair os valores referentes aos pagamentos. Conforme o tipo de transação, estes ficam disponíveis no dia seguinte.
O Tap to Pay é seguro?
O Tap to Pay usa a criptografia para garantir a proteção de dados, dessa forma, não identifica o item comprado, tampouco o nome do comprador. Ainda assim, a Apple mantém os registros de aspectos como o valor da transação pelo prazo de 25 dias.
Isso ocorre porque as regras que se aplicam ao setor de cartões exigem esse tipo de informação caso seja necessário checar uma compra que o cliente conteste.
Privacidade
Quando essa função está em uso, outros recursos do aparelho, como fotos, captura e gravação de tela, por exemplo, ficam inativos.
Da mesma forma, quando o cliente digita sua senha no aparelho, os aplicativos em segundo plano do smartphone do vendedor ficam suspensos. Isso ocorre para evitar que qualquer aplicativo de captura de dados possa ser acionado.
O Nubank oferece o serviço Tap to Pay?
O Tap to Pay está disponível para os clientes com contas de pessoa jurídica no banco Nubank que usam aparelhos iPhone. Com ela, é possível aceitar pagamento por diversas formas, direto pelo celular, tais como:
- cartões de crédito e débito, com bandeiras Visa e Mastercard;
- compras parceladas em até 12 vezes;
- carteiras digitais, como Google e Apple Pay.
Vale destacar que o banco não exige nenhuma taxa para aderir ao serviço, por isso, é uma opção econômica em relação às máquinas de cartão tradicionais.
O que é preciso para começar a usar?
Para usar pela primeira vez esse recurso, basta seguir alguns passos simples pelo aplicativo do banco, a saber:
- Na opção Cobrar, escolha Tap to Pay no iPhone;
- Em seguida, leia as informações disponíveis e clique em Ativar;
- Ele vai direcionar para selecionar o ID Apple e aceitar as condições.
A partir disso, então, estará pronto para começar a receber os pagamentos. Após fazer esse processo inicial, ao selecionar a opção, basta inserir o valor da compra ou serviço e a forma de pagamento.
A tela vai mostrar a mensagem Iniciando cobrança e depois o ícone de aproximação para finalizar a transação. Assim, o cliente vai aproximar o cartão ou o dispositivo, como celular ou smartwatch habilitado e ao aparecer OK na tela, significa que o pagamento foi recebido.
Quais são as taxas do Nubank para o Tap to Pay?
O Nubank oferece taxas até 30% menores do que as máquinas tradicionais na opção Tap to Pay. Os percentuais variam conforme o meio de pagamento e o número de parcelas no caso de compras a prazo.
Para as compras no débito, por exemplo, o banco cobra um percentual de apenas 0,89% sobre o valor da transação. Já no crédito à vista, o valor é de 3,15%, enquanto as opções parceladas variam entre 5,39% até 12,40% para o número máximo de parcelas.
Recebimento dos valores
Os valores das compras ficam disponíveis direto na conta do Nubank em até um dia útil. Além disso, o correntista pode acessar a área de cobranças com todos os detalhes sobre as transações realizadas e o status para ter mais controle.
Quais são as vantagens de usar o Tap to pay?
O Tap to Pay é uma opção prática e segura tanto para quem cobra como para quem faz o pagamento. Afinal, mantém o sigilo dos dados e ainda permite receber os valores de forma rápida, com taxas menores.
Para as pessoas que prestam serviços a domicílio, por exemplo, essa também é uma ótima opção, pois permite concentrar tudo no celular, sem precisar carregar máquinas de cartão adicionais.
Outro ponto que vale destacar é que essa opção aceita vários modos de pagamento e as principais bandeiras de cartão. Dessa forma, é capaz de suprir bem a demanda de pontos comerciais.
Economia
Essa solução também gera uma economia, ainda mais para pequenos comércios, uma vez que não exige a compra ou aluguel de uma máquina de cartão. Além disso, as taxas cobradas são bem menores, o que permite trabalhar com uma margem melhor.
Compatibilidade
O recurso também tem ampla aceitação, uma vez que boa parte dos usuários bancários já possuem cartões com a função de pagamento por aproximação, que evita o contato direto.
A tecnologia NFC, disponível em boa parte dos celulares atuais, também facilita o uso desse método de pagamento, o qual é muito mais prático e permite confirmar de forma instantânea na tela do celular a transação.