No mundo atual tão competitivo, é essencial saber usar ferramentas de marketing digital como apoio. Afinal, estar atualizado sobre as tendências, como o SEO, para o mercado é indispensável. Portanto, veja a seguir dicas práticas que vão ajudar o seu negócio.
Ferramentas de marketing digital para usar na sua empresa
Há muitas ferramentas que facilitam a execução de tarefas do dia a dia. Aliás, algumas delas podem ser usadas de forma gratuita e otimizam o tempo. Com isso, têm-se mais resultados e menos trabalho. Entre elas, destacam-se:
- Google Search Console;
- RD Station;
- Unbounce;
- Google Analytics;
- Mailchimp;
- Canva;
- Sumome;
- Hootsuite;
- Slack.
A seguir, entenda um pouco mais sobre cada uma e como elas podem ser usadas em sua empresa. Assim, pode escolher aquelas que atendem às principais necessidades de seu time.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
1 – Google Search Console
É muito bom poder contar com serviços de qualidade, ainda mais quando são gratuitos. Nesse sentido, esta plataforma do Google oferece análises sem qualquer custo. Assim, veja exemplos de como ela funciona:
- Monitora a indexação do site;
- Demonstra os dados de tráfego de pesquisa;
- Envia alertas quando encontrar problemas no site, como spam.
Ele é um grande aliado para garantir que a sua presença no Google seja o mais otimizada possível. Então, sem dúvidas, é uma das melhores ferramentas de marketing digital.
Ideal para diversas pessoas
Depois de conhecer o Google Search Console, talvez esteja na dúvida se ele pode funcionar para você. Segundo informações da empresa, ele é ideal para qualquer pessoa que possua um site. Ou seja, tanto para profissionais ou leigos.
2 – RD Station, uma das ferramentas de marketing digital mais famosas
O RD Station é um programa que ganhou fama ao longo dos últimos anos. Então, ele é uma ótima opção para quem quer melhorar a forma de se comunicar com os clientes. Algumas vantagens em escolher esta entre outras ferramentas de marketing digital são:
- Atrair e converter mais visitas para o site;
- Ter retorno financeiro.
Caso esteja interessado em saber melhor como funciona, saiba que é um sistema que automatiza as ações, o que ajuda a melhorar os resultados. O mais legal é que tudo isso é feito de forma personalizada, ou seja, você decide o que é melhor para a sua empresa.
3 – Unbounce
Já quando se fala em criação de site, e mais específico em Landing Pages, existem algumas opções voltadas para isso. Mas, o Unbounce é uma escolha comum por ser um dos criadores de páginas mais sofisticadas.
Construa landing pages de forma prática
Sem dúvidas, um dos motivos dele ser tão popular entre as ferramentas de marketing digital é o modo simples de uso. Além disso, ele oferece aos seus usuários a chance de selecionar modelos já prontos ou começar do zero.
4 – Google Analytics
Mais uma ótima opção gratuita oferecida pelo Google, este serviço é muito importante e pode ser de grande ajuda. Nesse sentido, ele trabalha com análises dos dados do seu site. Dessa forma, entrega informações essenciais, como o número de visitas em sua página.
Faça análises completas
Ele é uma das ferramentas de marketing digital mais usadas e isso ocorre graças aos dados que ele recolhe. Por exemplo, é possível encontrar nele detalhes sobre o público-alvo e visualizações do site.
5 – Mailchimp, uma das ferramentas de marketing digital
Um programa que cria a chance de realizar muitas funções de modo integrado. Além disso, uma empresa pode fazer muitas outras ações, como, criar anúncios pagos. Mas, o uso mais popular é a para e-mail marketing.
Ótima ferramenta de e-mail marketing
Seu uso mais comum é para automatizar o envio de e-mail marketing e ela é excelente nesta função. Nesse sentido, um ponto forte é o plano grátis, que é ideal para iniciantes. Mas, para empresas maiores, é possível escolher os pagos, que iniciam em 11 dólares.
6 – Canva é uma das ferramentas de marketing digital mais populares
Talvez de todas as ferramentas de marketing digital presentes neste artigo, o Canva seja a mais simples de usar. Portanto, é fácil de entender porque ela é tão apreciada. Algumas das suas maiores qualidades são:
- Uso fácil;
- Versão gratuita;
- Possui modelos prontos.
Usar esta plataforma para elaborar os seus designs pode fazer a total diferença na sua empresa. Isso porque, a mensagem que uma imagem transmite pode ser mais marcante que a escrita.
7 – SumoMe
Este plugin é muito dinâmico e ajuda a atrair mais visitas para seu site e conseguir gerar conversões. Uma grande vantagem é que ele trabalha com outras plataformas, por exemplo, WordPress.
Consiga leads mais fácil
Ele é uma ótima opção entre as ferramentas de marketing digital para quem quer alcançar um público maior. Além disso, ele é muito fácil de baixar, criar usuário e utilizá-lo no dia a dia.
8 – Hootsuite
Já quando se fala em conteúdos para mídias sociais, a Hootsuite é ideal para atuar no ramo. Assim, ela auxilia de muitas formas, já que é possível administrar todos os perfis de rede sociais de um único lugar. Outros objetivos deste serviço são:
- Gerar leads;
- Uma maior interação com o público;
- Conseguir o reconhecimento da sua marca.
É possível fazer testes gratuitos por 30 dias. Mas, para ter acesso aos conteúdos de forma ilimitada é necessário assinar algum dos planos disponíveis. Aliás, eles começam em 49 dólares mensais.
9 – Slack, uma das melhores ferramentas de marketing digital
O Slack foi uma das ferramentas de marketing digital que mais cresceu desde 2020 com o início da pandemia. Ou seja, o que já era uma plataforma de sucesso, ganhou ainda mais fama quando muitas empresas foram obrigadas a adotar o home office.
Interação mesmo a distância
Ele começou a ser usado por muitas empresas por ter vários plugins que ajudam na produtividade. Mas, com certeza sua maior vantagem é a de aumentar a comunicação entre os funcionários e permitir até mesmo reuniões e compartilhar documentos.
E então, quais ferramentas de marketing digital são mais interessantes?
Com tantas opções agora ficou mais simples começar a investir na sua empresa. Afinal, são muitas as vantagens em usar ferramentas de marketing digital. Dessa forma, algumas delas são:
- Comunicação extremamente simples com os clientes;
- Alcance maior do público;
- Custo mais baixo.
Sem dúvidas, qualquer uma destas plataformas traz muitos benefícios e um grande retorno final. Assim, avalie hoje mesmo qual a maior necessidade e comece a ver os resultados positivos.