Os tipos de ataques cibernéticos são bem amplos e podem trazer vários problemas para quem é vítima de um deles. Por isso, vale a pena conhecer quais são eles e entender como se proteger para evitar que eles ocorram e assim, manter seus dados protegidos.
Quais são tipos de ataques cibernéticos?
Os tipos de ataques cibernéticos são a versão digital de invasões e tem a intenção de explorar os pontos fracos dos sistemas computacionais, redes ou serviços online. Dessa forma, prejudicam a:
- integridade;
- confidencialidade;
- disponibilidade de dados digitais.
As empresas, então, são as que mais sofrem com esses ataques, chegando a ter até mesmo perdas financeiras. Por isso, se exige cada vez mais medidas de segurança, o que tornou a cibersegurança uma parte crucial da proteção de dados contra essas ameaças virtuais.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Quais são principais tipos de ataques cibernéticos?
Os tipos de ataques cibernéticos são cada vez mais diversos e perigosos, dentre eles, vale destacar os malwares. Portanto, é crucial saber reconhecer cada um deles para não cair nesse tipo de golpe e não ter prejuízos. Então, os principais deles estão detalhados a seguir.
Phishing
Este ataque tem como foco enganar as pessoas para que revelem informações confidenciais. Por isso, ele objetiva obter dados de acesso, como, por exemplo:
- senhas;
- números de cartão de crédito;
- dados da conta do banco.
Os phishing muitas vezes começam com e-mails que parecem legítimos, já que imitam empresas conhecidas. Dessa forma, eles costumam conter links que servem para obter informações pessoais.
Como funciona esse ataque?
Os links te encaminham para sites falsos que se parecem muito com páginas legítimas de bancos, redes sociais, entre outros. Assim, esse é um dos tipos de ataques cibernéticos que usam isso para coletar informações quando as vítimas inserem os seus dados.
Um dos seus estilos mais comuns é o spear phishing, que ao invés de alvejar um grande número de pessoas, se direciona a alguém ou a uma organização. Então, os golpistas pesquisam e tornam suas mensagens únicas para ampliar as chances de sucesso.
Como se proteger do phishing?
A primeira dica é verificar com cuidado se o endereço de e-mail do remetente é o correto, para garantir que seja legítimo. Além disso, não clique em links suspeitos e confirme a sua procedência por meios alternativos.
Malware
Esse é um dos tipos de ataques cibernéticos mais famosos e funciona como um software malicioso, feito para causar danos aos aparelhos. Portanto, ele pode danificar ou acessar seu sistema sem permissão, o que inclui:
- vírus;
- worms;
- cavalos de Troia.
Os vírus se anexam a arquivos legítimos e se espalham quando eles são compartilhados. Enquanto isso, os worms se propagam de um sistema para o outro, com a missão de explorar as partes mais vulneráveis da segurança.
Já os Cavalos de Troia, por outro lado, parecem inofensivos, mas tem um código malicioso que é ativado quando o programa é executado. Assim, ele atua ao criptografar seus arquivos e exige um resgate para restaurar tudo.
Outro das formas de ataques cibernéticos é pelo spyware. Desse modo, ele monitora suas atividades sem que você saiba disso e muitas vezes, rouba os seus dados. Além disso, o adware exibe anúncios indesejados e acompanha seus hábitos.
Como se propaga?
Muitas vezes, eles são distribuídos como anexos de e-mail que parecem seguros. Mas, também podem vir por meio de downloads de sites suspeitos para explorar a vulnerabilidade de sistemas e aplicativos.
Como se prevenir e proteger?
Para evitar lidar com os malwares é preciso instalar antivírus e anti-malware, que mantenha o software de segurança atual para detectá-los e removê-los. Então, use firewalls para monitorar e controlar o tráfego de rede, mantenha seu software atualizado e só faça downloads seguros.
Sinais de infecção
Um dos sinais de sua presença é ter um desempenho lento ou um comportamento anormal. Então, verifique se o sistema está em um modo que consome muito de seu disco rígido, porque todos esses podem ser indícios da presença de um malware.
Ataques de força bruta
Os ataques de força bruta são um dos tipos de ataques cibernéticos e ele atua como se tentasse usar todas as chaves para abrir uma porta. Ou seja, o usuário invasor tenta todas as combinações possíveis de senhas até achar a correta.
Quem são os alvos comuns?
Os alvos comuns desse estilo de ataque são senhas de contas online e criptografia. Além disso, a autenticação remota também é comum, com acesso não autorizado a sistemas remotos.
Como prevenir?
Para se prevenir é crucial aplicar políticas de senhas fortes e o bloqueio de conta após tentativas que não forem bem-sucedidas. Assim, também dá para inserir a autenticação de dois fatores e ativar para monitorar as atividades suspeitas.
DDoS (Negação de Serviço)
Os ataques de Negação de Serviço (DDoS) são um dos ataques cibernéticos que tentam inundar uma estrada com tráfego. Por isso, impossibilita para os outros chegarem ao destino.
Ele atua com um fluxo massivo de tráfego falso, o que diminui a banda do alvo e leva a exaustão, esgotando os recursos do servidor. Então, as principais motivações para ocorrerem são:
- extorsão;
- ativismo;
- competição empresarial.
Para conter esse mal é crucial usar firewalls e filtros, além de serviços anti-DDoS. Mas, saiba que eles evoluem com o passar do tempo e vale a pena usar técnicas avançadas de medidas de segurança.
Como se prevenir dos principais tipos de ataques cibernéticos?
Para se prevenir de todos os tipos de ataques cibernéticos, é preciso se atualizar de modo constante. Por isso, mantenha sempre seu software atualizado, bem como, use senhas fortes e únicas que te mantenham protegido. Além disso, outros cuidados são:
- eduque e treine a sua equipe;
- tenha um bom antivírus e anti-malware;
- desconfie de e-mails suspeitos;
- use a autenticação de dois fatores;
- faça backups regulares;
- proteja sua rede Wi-Fi.
Tome cuidado antes de acessar sites ou links que pareçam suspeitos e nunca descuide da sua segurança cibernética. Dessa forma, as chances de cair em algum desses famosos golpes se tornam menores.