As Deep Tech Startups são negócios que nascem da união entre tecnologia e inovação. Desse modo, elas têm como função promover a solução de grandes problemas, afinal, o mundo aprendeu a ser digital. Então, veja o que são e quais os seus principais atributos.
O que são Deep Tech Startups?
É um termo usado para designar empresas e startups que criam novas tecnologias por meio da ciência e pesquisa, a fim de resolver problemas complexos. Dessa forma, o seu objetivo é gerar valor para vários setores da sociedade e encontrar soluções para desafios como a:
- Cura de doenças;
- Mobilidade nas grandes cidades;
- Problemas climáticos;
- Desigualdade de acesso à educação;
- Produção de alimentos.
As Deep Tech Startups, em geral, são criadas em laboratórios ou nos centros de ensino superior. Desse modo, o seu papel é ajudar a promover uma ponte entre a “ciência difícil” e o mercado. E assim, mostrar o potencial que uma pesquisa tem para virar um bom negócio.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Como as Deep Tech Startups funcionam?
Elas podem surgir de vários nichos distintos. Uma vez que são capazes de entregar valor para as empresas e ao mesmo tempo inovar, de modo a impactar inúmeras pessoas ao redor do mundo. Logo, as Deep Techs que mais recebem atenção estão no ramo da:
- Eletrônica e robótica;
- Drones;
- Internet das coisas;
- Biotecnologia;
- Inteligência artificial.
O uso da tecnologia é um fator essencial para essas startups que sempre visam criar soluções de longo prazo. O que propicia a elas uma grande vantagem em relação às demais. Já que podem renovar o modelo atual de negócios com as suas ferramentas.
Um enorme potencial de mudança
A inovação profunda que essas empresas trazem para a sociedade e o mercado são bem relevantes. Assim, elas tendem a crescer cada vez mais ao longo dos anos devido ao enorme potencial que propiciam às pessoas, com o intuito de resolver vários problemas.
Quais as principais características das Deep Tech Startups?
Criar uma nova tecnologia requer tempo e capital, em especial, no início onde é preciso investir em pesquisas e materiais. Desse modo, as Deep Tech Startups tem como aspecto positivo o foco em gerar impacto por meio de soluções baratas e criativas para um nicho.
Isso pode fazer com que surjam outros subnichos e demandas para o mercado. Porém, deve-se frisar que este é um modelo de negócios que tem uma base científica. Logo, será preciso que o projeto proposto por eles atinja um certo estágio para que ganhe escala.
Atributos que se destacam
Existem quatro fatores que fazem com que essas startups tenham sucesso. Dessa forma, transferir a inovação do mundo físico para o digital é um de seus principais atributos. Uma vez que elas têm o problema como foco e operam novas tecnologias, a fim de resolvê-los.
Com isso, elas esperam poder interligar investidores e empresas de vários setores. Com o intuito de criar soluções que possam mudar a vida de milhares de pessoas para melhor.
Categorias de investimentos populares das Deep Tech
Grande parte dessas empresas são valiosas no mercado. Assim, uma prova disso são os bilhões de dólares investidos em seus projetos que tendem a aumentar a cada ano.
Os tipos de Deep Tech Startups que mais crescem são aquelas que oferecem serviços de:
- Blockchain;
- Materiais avançados;
- Computação quântica.
A fotônica é uma área que traz muitos benefícios à sociedade. Uma vez que pode ser aplicada em vários campos como a medicina e a aviação. Logo, as pesquisas com foco na criação de sistemas fotônicos são os que mais chamam a atenção de muitos investidores.
Inúmeras oportunidades
O processo de inovação causado por essas startups geram várias vantagens. Dessa forma, uma delas é a criação de novos empregos. Além disso, elas podem ajudar a resolver problemas de alto impacto com o uso de suas tecnologias e ao mesmo tempo agregar valor.
Os desafios das Deep Tech Startups
Ganhar escala é um dos principais desafios das Deep Tech Startups. Desse modo, elas buscam modelar os seus processos para poder unir a ciência e tecnologia. Portanto, o acesso a um auxílio monetário é vital para continuar com as pesquisas.
Muitas barreiras a serem superadas
As Deep Tech devem superar todas as barreiras dos laboratórios e dos centros de ensino. Uma vez que é preciso resolver isso para poder mobilizar os governos e as empresas a investir em seus projetos. Assim, pode-se torná-los negócios lucrativos.
Cenário das Deep Techs no mundo
A tendência é que elas possam crescer cada vez mais rápido ao longo dos anos, visto que tem um bom cenário a seu favor. Além disso, elas devem estar mais presentes na vida das pessoas devido a sua alta tecnologia que será usada para resolver várias questões sociais.
O meio ambiente e a internet das coisas serão um dos principais focos das Deep Tech Startups nos próximos 10 anos. Uma vez que essas são áreas que tendem a causar grande impacto no mundo. Logo, a cura de doenças é outro ponto de destaque.
Entenda como é o cenário brasileiro
O Brasil deve superar vários desafios para propiciar um cenário mais maduro para que as Deep Techs se tornem uma realidade viável. Para isso, é preciso investir em pesquisas, a fim de produzir soluções que possam atender de forma rápida às demandas do mercado.
A distância entre o mundo acadêmico e os negócios é outro fator a se pensar. Visto que o sucesso tende a depender de um bom auxílio monetário dado pelas empresas. Além disso, a barreira cultural é outro ponto que tem que ser deixado de lado.
O que esperar das Deep Tech Startups nos próximos anos?
A inovação profunda pode trazer a união entre a ciência e o mundo dos negócios. Desse modo, as Deep Tech vão ficar ainda mais em evidência ao longo dos anos devido ao seu enorme potencial. Logo, devem surgir novas startups desse tipo em vários setores, como:
- Transporte urbano;
- Energia nuclear;
- Tecnologia médica.
Apesar dos desafios, as Deep Tech Startups tem a promessa de tornar o futuro cada vez mais inclusivo para as pessoas devido às suas tecnologias. Dessa forma, pode-se gerar valor a sociedade em diversas áreas, a fim de impactar e mudar os indivíduos para melhor.