Com o Google Trends surge a chance de descobrir as principais tendências com o uso de palavras-chave. Portanto, mostra o que está em alta conforme as pesquisas feitas pelos usuários. Essa é uma das ferramentas de marketing digital para usar na sua empresa.
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta para descobrir quais as principais tendências em relação a alguma palavra-chave. Ou seja, ele deixa disponível os temas e termos mais usados pelos usuários. De uma forma gratuita, permite acompanhar detalhes como:
- nível de buscas de uma palavra-chave ou tópico geral;
- fazer comparações entre termos de pesquisa.
Funciona como uma enciclopédia para mostrar tudo o que é mais pesquisado dentro da internet. Por isso, pode mostrar até mesmo quais termos tem um número maior de buscas por região. Além disso, também é possível ver as tendências de marketing digital.
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Como o Google Trends funciona?
O Google Trends armazena e também organiza todas as pesquisas feitas no próprio Google ou em outras plataformas dele. Quando se pesquisa um termo, cria-se um gráfico para ver as variações de buscas e também é possível analisar:
- informações pessoais;
- buscas que são feitas poucas vezes;
- pesquisas feitas pela mesma pessoa em um tempo curto.
Significa que ao usar essa ferramenta, traz a chance de contar com os dados guardados pelo próprio Google. Assim, é possível ter informações e ajuda a entender o comportamento do usuário. Sua maior indicação é para quem não possui tempo para análises.
Quais as principais funções do Google Trends?
A maior função do Google Trends é dar informações sobre o que é pesquisado no Google. Mas, ainda tem algumas funcionalidades que permitem uma segmentação maior por dentro do processo. Assim, conheça os seus maiores recursos.
Localização
Possui uma grande utilidade para encontrar tendências em alguma cidade. Além disso, também é ótimo para achar os movimentos globais. Assim, é possível ver em qual local um termo específico foi buscado mais vezes.
Tempo
Serve para verificar os termos mais usados ao longo dos anos e a referência mais antiga vem do ano de 2004 até o atual. Dessa forma, é possível ter uma noção maior das palavras-chave que possuem maiores buscas nos últimos anos.
Um ponto positivo nessa parte são as pesquisas feitas durante o ano todo. Ou seja, basta usar o recurso que mostra o que foi mais buscado no passar dos meses. Os resultados podem ser dados com base em várias categorias diferentes:
- filmes;
- campeonatos;
- jogos.
Tipo de buscas
O recurso é útil para identificar se a pesquisa foi feita com o uso de imagens, notícias ou no YouTube. A plataforma também está por dentro das informações sobre buscas que a ferramenta é capaz de oferecer.
Segmentação
Com a segmentação, é possível fazer as suas análises por dentro da ferramenta com base em categorias diferentes. Ou seja, pode variar entre temas como entretenimento, esportes ou política.
Por que usar o Google Trends a favor de um negócio?
O Google Trends é capaz de deixar uma estratégia de marketing digital mais potente graças às suas funcionalidades. Assim, ela tem uma boa utilidade para vários profissionais diferentes e até mesmo para quem busca uma ferramenta de pesquisa eficiente.
Ele é capaz de ajudar a obter insights, contribuir para achar as tendências e gerar aumento em vendas. Além disso, os dados que a ferramenta fornece podem ser usados como insumos para modelos matemáticos.
Produção de conteúdo
Com o uso da ferramenta, é possível investir em marketing de conteúdo de modo mais assertivo. Dessa forma, as chances de criar algo que esteja por dentro dos interesses da persona ou público-alvo são maiores.
A garantia de criar um conteúdo que seja relevante e do interesse do usuário é maior. As buscas de palavras-chave são eficazes nesse sentido, já que uma palavra que foi buscada várias vezes dá a chance de criar um texto com maior probabilidade de ranquear.
Trata-se de uma boa chance para atrair mais leitores, além de obter um posicionamento melhor nas páginas do Google. Aliás, entender sobre o comportamento do seu público é essencial para que consiga convertê-lo mais tarde em clientes.
O Google Trends torna as estratégias mais assertivas
O Google Trends é essencial para criar estratégias de marketing mais assertivas e que dão resultados reais. Assim, a ferramenta traz a chance de analisar quais são os picos de interesse do momento.
Com a sua ajuda, é possível se planejar e antecipar na hora de criar estratégias para o conteúdo. Portanto, criar campanhas com links patrocinados ou com um calendário editorial torna-se bem útil.
Links patrocinados e calendários editoriais
Links patrocinados são como anúncios no formato de textos simples e podem trazer alguns benefícios em seu uso. Dessa forma, dá para criar uma campanha com poucos recursos e investimento, para somente então aumentar os gastos conforme tiver retorno.
Quanto ao calendário, ele atua como um cronograma para fazer as suas publicações por dentro de qualquer canal que desejar. Assim, ele é uma boa ajuda para manter o controle sobre datas, prazos e pautas.
Busca por tendências
Uma ideia ótima para usar o Google Trends é descobrir quais são as tendências por dentro do seu segmento no mercado. Por exemplo, quem trabalha com e-commerce, pode ver quais são as novidades do varejo para melhorar o seu serviço.
Aplicar uma nova função na página do e-commerce também pode se tornar algo que atrai clientes mais tarde. Manter-se por dentro das notícias é o que ajuda a entender o seu consumidor em potencial e ver no que ele tem interesse.
Uma empresa que consegue se destacar mais no mercado, costuma ser aquela que investiu em inovações tecnológicas. Mas, também acompanha todas as tendências que têm a ver com a sua área de atuação.
Comparação entre termos
Graças a concorrência no mercado, as suas ações de marketing digital precisam ser sempre bem definidas. Assim, quando se trata de fazer algum anúncio, um termo pode tornar-se o suficiente para dizer qual será sua taxa de cliques.
Os cliques e as taxas de conversões são métricas para definir qual será o seu sucesso. A busca por termos no Google Trends também indica quais são os sinônimos das palavras que se encaixam com o público. Portanto, o impacto causado nos usuários é mais eficaz.
Fazer a comparação entre dois termos pode trazer toda a diferença no momento de atrair usuários para um artigo. Então, é preciso definir qual será aquele que tem maiores chances de dar resultados. Até mesmo uma palavra-chave em inglês é capaz de gerar visitas no site.
Identificação de público-alvo
Um ponto muito importante em estratégias de marketing é conseguir identificar qual será o seu público-alvo. Aliás, qualquer informação sobre a sua audiência é bem-vinda para os resultados. Criar uma persona é o primeiro passo para se comunicar com os seus clientes.
A ferramenta é útil para seguir as tendências e interesses do usuário, o que torna mais fácil de conhecer o público. Então, os planos feitos com os clientes precisam passar por análises de personas.
O que é planejamento de campanhas?
Trata-se de um documento que deixa a estratégia em detalhes para que todos saibam quais ações a empresa irá tomar durante um certo tempo. Com a ajuda do Google Trends, é possível achar o momento ideal para planejar essas campanhas.
É possível obter insights bem valiosos a respeito de algum tema, apenas com o uso do Trends. Por exemplo, ao ter acesso ao que está em alta nas pesquisas, dá a chance de saber se é o momento ideal de começar promoções.
Funciona como uma chance de assegurar um ROI positivo para a empresa também. Ou seja, será o momento certo para criar uma campanha e saber se ela irá impactar de verdade a audiência. O orçamento acaba por ser utilizado de uma maneira eficiente e sem gastos.
Google Trends X monitoramento da concorrência
Por conta do disputado mercado, as empresas precisam ir além de apenas criar um bom conteúdo. Portanto, deve-se ter atenção ao que seus adversários nos negócios fazem. Saber se as buscas por termos com relação ao concorrente aumentou é essencial.
Conhecer os produtos concorrentes que tiveram maiores destaques nas buscas também é útil. As respostas são o suficiente para entender sobre os diferenciais das empresas dentro do seu segmento no mercado.
Um exemplo simples é quando a palavra mais pesquisada pelos clientes do concorrente é ‘frete grátis’. Dessa forma, a atitude mais viável é oferecer condições que sejam atrativas para os clientes na hora de fazer entregas.
Como usar o Google Trends de forma prática?
É possível usar o Google Trends de algumas formas bem distintas, mas que ainda assim é bem fácil. Portanto, pode-se colocar a ferramenta em prática para pontos importantes como:
- otimização de SEO;
- previsão tecnológica.
A forma que o seu Trends será usado depende do que deseja extrair dele durante esse processo. Desse modo, a cada uso, torna-se mais confortável criar um bom planejamento dentro da plataforma.
Pesquise um termo
Na hora em que se entra na página inicial, ela é dividida entre dois pontos, que são o cabeçalho e o corpo. Portanto, logo nesse primeiro, é possível ter acesso ao menu principal do Trends e também à barra de pesquisas.
Você pode pesquisar tópicos ou palavras-chave específicas com essa barra. Contudo, no homepage, já se nota quais são os temas mais populares durante o dia. Além disso, tem a chance de filtrar por tópicos de categorias ou localização.
Compare o termo com outras palavras
Quando se faz a pesquisa, é possível ter acesso a um relatório sobre um determinado termo. Então, tem a chance de comparar tópicos conforme o seu volume de buscas e ver qual é o mais pesquisado. O nome do local para clicar é visto como “+Comparar”.
Como analisar a relevância de um termo em várias regiões?
Ao rolar a página, é possível ter acesso a um bloco de dados que mostra o interesse sobre o termo, conforme as regiões. Por exemplo, ao pesquisar sobre um termo no Brasil, é possível ver os estados em que ele é mais procurado.
Google Trends e os termos que se relacionam
No final do mesmo relatório, ao pesquisar os termos, o usuário consegue ver quais são aqueles que estão relacionados uns com os outros. Assim, tem mais dois blocos de dados em que pode-se comparar quais são essas relações.
Do lado esquerdo, revela-se quais são os tópicos que têm essa relação com as pesquisas. Tem a chance de ver até o que está em ascensão, por exemplo, ao procurar por marketing de conteúdo. aparece pontos como Linkedin, estratégias de marketing e outros.
Quanto ao lado direito do relatório, mostra a lista de itens mais pesquisados dentro do Google. Portanto, uma das buscas famosas poderia ser ‘o que é o marketing de conteúdo’. O ponto positivo é a chance de fazer um download desses dados para usar depois.
Como usar o Google Trends para descobrir as tendências de pesquisa?
Essa é uma função do Google Trends, onde a ideia é mostrar as tendências de pesquisas. Assim, esse é um recurso que dá acesso aos temas principais que as pessoas buscam no Google na última hora. Então, pode-se filtrar por localização e conferir em tempo real.
Não é difícil de ver também o que esteve nas tendências nos dias anteriores. Além disso, a ferramenta permite receber informações no e-mail com atualizações de hora em hora.
Por que conferir o que está em alta?
Trata-se de uma função que conta com uma atualização a cada ano e funciona com uma espécie de balanço geral. Então, tende a mostrar os principais assuntos do último ano. Permite uma leitura bem completa do que acontece na sociedade durante 12 meses.
Vale a pena usar o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta muito útil para se fazer a pesquisa de palavras-chave. De fato, ele vale a pena por servir para criar estratégias para usar no marketing, além de ter vantagens como:
- é eficiente;
- oferece maior precisão de resultados.
Descobrir o que os usuários mais pesquisam na internet é útil para qualquer área de atuação. Afinal, trabalhar com os interesses dos consumidores é o que falta para ter mais sucesso.