Como funciona a internet via satélite? Confira mais sobre o que ela significa

 Como funciona a internet via satélite? Confira mais sobre o que ela significa

A internet via satélite tem aumentado as fronteiras do mundo virtual para lugares mais afastados, como a área rural ou o litoral. Assim, essa tecnologia é um destaque dentro do Brasil e no mundo com a conexão em larga escala.

Internet via satélite, a conexão vinda do espaço

De maneira geral, esse tipo de internet opera sem o uso de matéria, ou seja, cabos ou elos físicos. Então, ela chega até a terra por meio de ondas que podem enviar ou receber mensagens no espaço.

A vista disso, lugares que não podiam ter aparelhos de conexão à internet têm o seu acesso por meio de satélite. Isso se dá pela tecnologia que conecta os dados dos aparelhos no espaço pela maior parte do globo.

Internet via satélite
Foto: A internet via satélite ajuda na expansão do acesso a conexão.

Ela é mais rápida que outras conexões?

Quando o assunto é velocidade, a internet via satélite tem um bom desempenho para atividades habituais. Portanto, assistir filmes ou ver as redes sociais podem ser feitos sem afetar a qualidade da conexão.

Os jogos virtuais, por outro lado, e outros programas mais pesados podem ser demais para obter a rapidez desse tipo de internet. Então, no geral, a conexão pelos satélites não deixa desejar quanto ao tempo para realizar ações comuns dentro do digital.

Também é importante lembrar que esse tipo de conexão tem um limite de uso por período certo, assim, ela pode ser cortada quando esse tempo acabar.

Como funciona a internet via satélite?

De forma geral, como um vetor de comunicação entre a Terra e o espaço, o satélite tem a função de receber e enviar códigos para a órbita até o seu servidor. Assim, pode se dizer que é uma forma eficiente de acesso a internet por conta de sua velocidade.

A conexão é feita apenas com modens e aparelhos de pequeno porte com uma antena para se conectar com os satélites. Assim, quando o sinal é enviado da órbita até a terra, ele passa pelas vias de transmissão e é levado aos seus consumidores.

Pelo fato de estar na atmosfera terrestre, eventos atípicos como chuvas e anomalias meteorológicas podem interferir na qualidade da conexão.

Pode ser instalada em todos os lugares?

A internet via satélite pode estar em todos os locais oferecidos pelas suas operadoras. No entanto, ela não é a melhor opção caso o usuário não possa ter paradas na conexão.

Por não precisar de equipamentos físicos, esse tipo de internet é o mais indicado para locais mais afastados, como as rurais, por exemplo. Hoje em dia, empresas de comunicação investem nessa categoria de conexão nas áreas de moradia.

As principais empresas de satélites de internet

Como forma de melhorar a velocidade e qualidade das conexões, grandes empresas do ramo da tecnologia têm feito pesquisas com a internet via satélite. Nesse sentido, conheça as principais companhias da área e quais suas inovações.

SpaceX

Grandes nomes como a SpaceX, fundada por Elon Musk, tem sido uma das pioneiras para levar essa internet a outro nível. Com início em 2018, a empresa apostou em grupos de satélites alojados em locais da órbita mais próximos da terra.

Com o nome de Starlink, o projeto tem a intenção de levar o acesso ao digital para lugares pouco confiáveis ou com acesso considerado inexistente.

OneWeb

A OneWeb teve sua meta inicial em levar a internet via satélite para atender pedidos de navios e aviões para ter acesso, mesmo em viagens. Com o suporte de um número bom de constelação de satélites, a empresa tem conseguido avançar com seus serviços.

Amazon

Sendo um dos mais famosos, o projeto Kuiper da Amazon tem grandes visões para o futuro. Portanto, a Amazon ainda não enviou seus primeiros modelos de satélites até o espaço, mas espera fazer isso em breve.

Como será no Brasil?

No Brasil, a internet via satélite já tem ganhado espaço pelas operadoras com planos dentro desse molde. Além disso, a espera é que os preços fiquem cada vez mais baixos e acessíveis ao longo do tempo devido ao aumento do mercado.

Internet via satélite é a aposta do futuro?

A mega constelação de satélites tem sido uma visão das grandes empresas para expor a cultura da internet por esse meio. Nesse sentido, pode-se afirmar que essa forma pode estar sim em planos novos dentro do futuro da tecnologia de dados.

Vale a pena, por fim, estar atento às novas criações do mercado quanto a esse tipo de conexão e sempre observar as instituições que estão se destacando na área.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.