A Lanlink, empresa cearense provedora de soluções em tecnologia da informação, chega a 35 anos de atividade em todo território nacional, mantendo o objetivo de contribuir com a competitividade e a satisfação de seus clientes. Em constante expansão, a organização, com sede em Fortaleza (CE) e filiais e escritórios em Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Belém (PA), Poá (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), teve 90% de crescimento nos últimos cinco anos, e uma receita de cerca de mais de R$ 500 milhões em 2023.
Dentro de um amplo portfólio de atuação, a empresa atende tanto setor público como privado, desenvolvendo estruturas de TI, assim como serviços que envolvem dados e Inteligência Artificial, produtividade, automação e suporte individualizado, além de segurança nos processos corporativos. Atualmente, conta com mais de 1 mil colaboradores, que atendem em todas as regiões do país, mais de 1 mil certificações, e 66 prêmios, nacionais e internacionais, conquistados ao longo de sua história.
Este ano, a Lanlink conquistou pela sétima vez consecutiva a premiação de Great Place do To Work (GPTW), e alcançou ainda a certificação Azure Expert Managed Services Provider (MSP), o status mais cobiçado pelo ecossistema da Microsoft, relacionado à estruturação de processos de serviços baseados em Nuvem. Atualmente, dos 400.000 mil parceiros Microsoft no mundo, apenas cerca de 100 empresas possuem esta certificação. E a Lanlink faz parte desse seleto grupo. Além disso, foi eleita pela publicação americana CIO Review entre os 10 mais promissores parceiros de soluções Microsoft da América Latina de 2023 (10 Most Promising Microsoft Solutions Providers in Latin America 2023).
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Trajetória Consolidada
Criada em 1988, por cinco sócios, sendo quatro deles colegas de turma e estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), de acordo com o Presidente e sócio fundador, Charles Boris, o início da Lanlink tem uma ligação com o primeiro movimento importante no setor da tecnologia da informação no Brasil: a entrada da Microsoft no mercado empresarial. Diante desse cenário, os jovens empreendedores já começaram a atuar com foco em modelo de negócio B2B, partindo de serviços como adoção do Office, Windows e uso de redes locais.
“Na época não tinha internet, no máximo existiam links dedicados, discados. E a gente se especializou neste segmento empresarial, ainda como o nome da nossa antecessora Multisis Tecnologia em Sistemas da Informação, em parceria com Itautec e Novell Netware. Crescemos então como um braço da Microsoft na região Nordeste, por onde começamos a expansão dos negócios com a primeira filial em Recife”, explica Charles, que pontua o conhecimento técnico como diferencial desde o princípio.
“As empresas eram formadas por vendedores do setor de TI, em sua grande maioria comerciantes, e a gente chegou como especialistas com formação em Computação com constante especialização. Por isso, conseguimos nos diferenciar, desenhando projetos melhor do que multinacionais, o que fez com que muitas delas nos procurassem como a IBM. No primeiro ano como Lanlink, em 1992, ganhamos um prêmio internacional, fruto da especialização técnica”, diz.
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Em 2004, recebeu o Prêmio Mundial Microsoft e a imprensa americana considerou a Lanlink um dos 50 parceiros Microsoft mais competentes do mundo. Tendo o pioneirismo como uma característica importante, entre os destaques, a Lanlink foi a 1º empresa da América Latina a receber o selo IBM Specialty System Storage Elite, e a primeira empresa de TI do Brasil a aferir o ISO 19600.
“Quando as multinacionais começaram a existir que as empresas parceiras fizessem investimento em sistema de compliance, a Lanlink foi a primeira porque já estava no nosso DNA, sempre fomos muito técnicos, os sócios fundadores estão até hoje e temos muita preocupação com o nosso nome”, conta Charles Boris.
Na dinâmica de crescimento do mercado de inovação e tecnologia, segundo o Presidente, a Lanlink se consolidou em 2009 com a abertura de filiais no sudeste, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, chegando também à capital do país, Brasília. No mesmo ano, o Grupo Lanlink ganhou também um braço de cibersegurança e soluções contra ataques cibernéticos com a abertura da Trust Control.
2020, um ano de transformações
“Desde que eu criei a minha empresa, a única coisa certa é de que vão haver mudanças constantes. E, no Brasil, essa é uma certeza que permeia a história de qualquer empreendedor. Por isso, sempre foi imprescindível e uma habilidade importante do nosso time, ter a capacidade de se adaptar a mudanças”, afirma Charles Boris, presidente da Lanlink.
Diante dos desafios mundiais enfrentados em 2020, Charles pontua que a empresa passou por uma nova estruturação organizacional com maior foco e especialização que possibilitou disponibilidade e continuidade dos negócios em meio à pandemia. “Tudo isso com 80% da empresa em home office e crescimento no período superior a 45%. Mantivemos um portfólio amplo com diferentes complexidades, fruto dessa caminhada e das transformações que tivemos que fazer ao longo do caminho”, ressalta.
Com um centro de monitoramento na sede no Ceará, em 2022, a Lanlink atendeu mais de 1 milhão de chamados de clientes de todo o Brasil, sendo possível devido à maturidade na operação de suporte realizado 24×7 nos 365 dias do ano.
Entre os exemplos da atuação da empresa, Charles destaca a integração das bases biométricas do TSE com outros órgãos da administração pública para possibilitar o cadastro de biometria. “Isso agilizou o cadastro da biometria e possibilitou por exemplo que na última eleição, as pessoas que não tivessem feito ainda a biometria, pudessem votar”, afirma.
Outro case que o gestor cita é o do Banco de Sergipe (Banese), no qual a Lanlink subiu para a nuvem toda a infraestrutura de nuvem necessária para que a aplicação de micro serviços do banco digital funcionasse. “Foi o primeiro caso de entrada em produção de interconexão nativa das nuvens públicas Microsoft Azure e Oracle OCI em cliente público no Brasil. O projeto contemplou infraestrutura, serviços, treinamento e relatórios de consumo”.
Além desses, a Lanlink também monitora todo o funcionamento de TI da Amaggi e promoveu a transformação digital voltada para produtividade da M Dias Branco, fazendo toda a estruturação Microsoft e entendimento da jornada de trabalho no uso da tecnologia com os colaboradores da companhia.
Sustentabilidade e Conhecimento
As certificações obtidas ao longo dos 35 anos de atuação da Lanlink validam processos e gestões baseados em governança e responsabilidade, características intrínsecas ao propósito da empresa desde sua origem. Para manter a tradição de pioneirismo aliado à inovação, a Lanlink reafirma seu compromisso de minimizar os impactos de suas operações por meio de iniciativas alinhadas aos princípios da agenda ESG.
Entre essas iniciativas, destacam-se o investimento de 1,5 milhão na instalação de uma usina de energia solar fotovoltaica no Ceará, visando atender às necessidades energéticas da empresa. Além disso, a Lanlink participa ativamente do projeto Ed-Mundo, proporcionando educação empreendedora e tecnológica a estudantes da rede pública em Fortaleza. A empresa também se empenha na formação de novos profissionais na área de tecnologia, com ênfase na empregabilidade, por meio do projeto Dragões Alados, especialmente acessível a pessoas com deficiência. Adicionalmente, a Lanlink presta apoio à Campanha de Doações de capacetes Elmos, contribuindo para o enfrentamento da Covid, entre outras iniciativas.