A MadeiraMadeira se tornou destaque nos últimos anos no cenário de lojas online voltadas ao comércio de móveis e artigos de decoração no Brasil. Por isso, veja como essa empresa de artigos para o lar não apenas inovou o setor, como alcançou o patamar de unicórnio.
O que é a MadeiraMadeira?
MadeiraMadeira é uma grande loja virtual de móveis e artigos para o lar com atuação no Brasil. Além disso, foi fundada no ano de 2009.
Ao longo dos anos, a marca conseguiu um rápido crescimento e se tornou uma das principais lojas de varejo online do Brasil no setor. Então, a empresa merece um destaque como uma das histórias de sucesso como startup nacional.
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A marca, no início, operava com uma estrutura enxuta e focava, de modo geral, na venda de móveis de madeira e outros produtos relacionados.
O mercado de móveis e decoração estava, e continua, muito fragmentado, com muitas lojas físicas e poucas no meio online para competir. Assim, a empresa viu uma chance de preencher essa lacuna e se tornar líder no comércio online nessa área.
O que ela vende?
A loja online MadeiraMadeira oferece uma ampla variedade de produtos ligados a itens para casa, como:
- móveis;
- decoração;
- artigos para o lar.
Seu catálogo inclui itens para todos os cômodos da casa, desde sofás e camas até mesas de jantar e adornos. Além disso, a empresa expandiu seu portfólio para incluir utensílios de cozinha, eletrodomésticos, bem como:
- materiais de construção;
- artigos para obras em geral;
- iluminação.
No site também já é possível encontrar itens de jardim, espátulas e muito mais. Portanto, a sua expansão também se deve à visão de unir diversos produtos em um só local, o que a levou a lista dos unicórnios brasileiros.
Como surgiu a MadeiraMadeira?
A história da MadeiraMadeira começou em 2009, na cidade de São José dos Pinhais-PR, quando Daniel Scandian e Marcelo Scandian criaram a empresa.
Por sua vez, a ideia era simples, mas inovadora, criar uma loja online onde os consumidores do Brasil pudessem encontrar uma ampla variedade de móveis e produtos para casa, a preços acessíveis e com a comodidade de compras pela internet.
A marca é de família e surgiu após o fim de outra empresa que eles tinham, depois da crise que ocorreu no ano de 2008.
Uma revolução no segmento
Na época em que surgiu, o mercado de móveis e decoração no Brasil ainda era bem tradicional, com a maioria das compras ainda sendo realizadas em lojas físicas.
A MadeiraMadeira desafiou essa norma e passou a ofertar uma extensa gama de produtos no meio online, de móveis a utensílios de cozinha, com entrega em todo o país.
Essa forma inovadora de vender cresceu muito rápido e atraiu a atenção dos clientes que queriam conveniência e uma boa variedade de opções.
Investimentos
Conforme a empresa crescia, também chamou a atenção de investidores. Assim, a loja levantou uma série de rodadas de investimentos, o que levou a expansão de sua operação e a melhoria contínua da experiência de quem visitava o seu site.
Qual é o impacto da MadeiraMadeira no mercado?
A MadeiraMadeira não é apenas uma história de sucesso, mas também um exemplo do impacto que as empresas de comércio eletrônico podem ter na economia.
O compromisso contínuo com a inovação e a satisfação do cliente gerou resultados muito bem-sucedidos. Isso porque, a mesma se tornou um unicórnio, ou seja, uma startup que atingiu o patamar de US$1 bilhão em valor de mercado.
Uma mudança no cenário
Esse marco não apenas demonstrou o sucesso da empresa, mas também destacou o potencial do comércio eletrônico no Brasil.
Nesse sentido, a marca contribuiu diretamente para a mudança do cenário. Essa transformação no setor de varejo na internet pode ser vista hoje com o número de empresas que competem por uma parcela no mercado.
Quais são os fatores de sucesso da MadeiraMadeira?
A MadeiraMadeira investiu muito em alta tecnologia para melhorar ao máximo a experiência do cliente. Por isso, sua plataforma online é intuitiva e amigável, o que permite que os clientes naveguem de modo fácil por um vasto catálogo de produtos.
Da mesma forma, existem outros pontos que merecem destaque na loja virtual, como os seguintes:
- logística eficiente;
- bom atendimento;
- táticas de marketing.
Mais adiante, você pode ver detalhes sobre cada um desses pontos e mais fatores que merecem destaque sobre essa gigante do varejo online.
Parcerias e estratégias
A empresa construiu parcerias estratégicas com influencers e marcas, o que ajudou a fortalecer ainda mais a sua presença no mercado.
Do mesmo modo, as campanhas de marketing inovadoras e a presença forte nas redes sociais auxiliaram a marca a se destacar em um mercado onde a competição já era alta.
Táticas usadas
A marca investiu em táticas de SEO e Google AdWords, aliás, foi uma das pioneiras a usar recursos como esses. Por isso, conseguiu sair na frente de outras empresas.
Do mesmo modo, ela ofereceu grandes mudanças com várias opções de pagamento para os clientes e uma boa relação com fornecedores.
Por fim, seguiram o crescimento do mercado imobiliário do Brasil, que seguia um caminho diferente de outras partes do mundo. Então, acima de tudo, o timing e a visão foram cruciais para engrenar neste ramo, bem como, um bom estudo de mercado.
Logística
Para garantir entregas rápidas e seguras, a empresa investiu em uma rede logística que fosse o mais abrangente possível. Nesse sentido, isso inclui centros de distribuição localizados em pontos estratégicos em todo o país.
Construção da marca
Uma parte crucial do sucesso da empresa foi a construção de uma marca forte e reconhecível. Dessa forma, a marca se destacou com campanhas de marketing criativas e estratégias de mídia social envolventes.
Por que a MadeiraMadeira cresceu tanto?
A MadeiraMadeira se tornou um dos principais players do segmento no país e a sua jornada de sucesso é um exemplo de como a inovação faz bem aos negócios.
Do mesmo modo, outro ponto que merece destaque foi sua capacidade de adaptação, para impulsionar a expansão dos negócios.
Além disso, a sua plataforma avançada e suas táticas de marketing eficazes, fizeram da empresa uma autoridade. Ainda assim, a marca está bem posicionada para continuar a liderar o setor de comércio eletrônico de móveis e artigos para o lar no Brasil.
Uma inspiração
Seu status de unicórnio é apenas o começo de uma história de sucesso que promete inspirar outras startups a buscarem a inovação e a excelência em seus próprios segmentos.