Existem no mundo vários serviços de streaming, cada um com o seu diferencial de mercado para atrair sempre mais usuários. Todavia, o Governo Federal do Brasil irá criar a sua própria plataforma grátis para a população, veja os detalhes desse projeto.
O que é um streaming?
Um streaming tradução, significa “transmissão”, em inglês, ao passo que se trata de um tipo de serviço online para plataformas de mídias digitais para:
- músicas;
- filmes e séries;
- podcasts;
- ler livros online.
Esse tipo de ferramenta se tornou popular nos últimos anos, uma vez que não há a necessidade de fazer downloads. No entanto, o que os usuários precisam baixar é apenas o app no seu dispositivo.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
A palavra deriva do termo “Stream” do inglês, que quer dizer “fluxo”, em português. Em suma, compreender essa expressão é vital para entender o funcionamento do serviço, afinal a ideia é similar à corrente de um rio.
Imagine a correnteza da água fluindo de forma unilateral, sem que nada o impeça de seguir o seu rumo. Em resumo, um streaming atua da mesma maneira, ao passo que os usuários podem usar os seus serviços quando e na hora que quiser.
Acesso online e fluxo contínuo
Esse tipo de serviço online atua com base no acesso ao aplicativo da empresa que fornece os seus arquivos de mídia. A princípio, isso vai desde músicas, filmes e séries, até criadores de conteúdo nas plataformas digitais, como a Twitch, além de outras, por exemplo:
- Spotify, um dos principais serviços de música online do mundo;
- Netflix, uma plataforma de filmes, reality shows e séries;
- Amazon Prime, o serviço de filmes e séries da Amazon;
- Disney Plus, com todo o catálogo de conteúdo da Disney;
- Apple TV, com as produções da Apple e parceiros.
Cada plataforma oferece um tipo de serviço, bem como, um catálogo diverso que visa conquistar todos os tipos de clientes. Em síntese, você pode ver filmes, séries, ouvir música e assistir futebol ao vivo.
Não precisa baixar os arquivos
O serviço de uma plataforma de streaming não precisa que você baixe o conteúdo para o seu celular, tablet ou computador. Uma vez que pode assistir filmes e séries, bem como, ouvir as suas músicas online, apenas com uma boa conexão de internet.
Tudo o que o usuário deve fazer, no entanto, é baixar o aplicativo do serviço que vai usar em seu dispositivo. Além disso, cada um deles possui preços diversos para que você assine. Contudo, caso queira consumir o conteúdo offline, é só baixar na plataforma.
Qual é o impacto dos serviços de streaming?
Os serviços de streaming geram uma maior comodidade para os usuários, além disso, torna o acesso aos conteúdos mais práticos. Uma vez que não é preciso baixar as mídias e nem esperar que elas passem na TV, pois terá tudo em poucos cliques.
Já para a indústria, há cada vez mais disputa pela preferência do cliente. Ao passo que cada plataforma visa ter um catálogo sempre repleto de novidades para se destacar no mercado.
O governo vai lançar o seu próprio serviço de streaming?
Há um projeto de streaming do governo federal para lançar a sua própria plataforma com foco no conteúdo nacional, como séries e filmes. Em síntese, a ideia já está na sua etapa final e deve chegar em breve para o público com as seguintes características:
- será uma plataforma grátis;
- contará com um amplo catálogo de produções nacionais;
- visa facilitar o acesso a conteúdos nacionais para a população;
- busca incentivar o consumo de filmes e séries nacionais nas escolas do Brasil;
- fortalecer a identidade e a educação nacional por meio de conteúdos audiovisuais.
A ideia do projeto é da Secretaria do Audiovisual e deve chegar às lojas de aplicativos ainda no segundo semestre de 2024 para download. Contudo, a divulgação do nome da plataforma ainda não se sabe, tampouco os títulos que ela deve ter em seu catálogo.
Quais serão os benefícios do serviço de streaming do governo?
O streaming grátis do governo visa fornecer filmes e séries sem custos. Ao passo que deseja dar uma maior visibilidade para as produções nacionais, bem como, para a distribuição dos mesmos, o que aumenta a sua audiência.
A ideia dessa plataforma é unificar os mais diversos títulos que estão espalhados em outras ferramentas, pois há estados que têm seu próprio serviço, como:
- Cult SP Play, o qual é um serviço do governo de São Paulo;
- PR Curitiba, que tem associação com o governo do estado do Paraná.
Vale frisar, no entanto, que cada um desses projetos pretende mostrar o conteúdo da sua região, como documentários, teatros, entre outros. Por outro lado, o serviço do governo federal irá unificar tudo em um só lugar.
Um acervo completo
O serviço de streaming do Governo Federal, sob a pasta do Ministério da Cultura, busca criar o maior acervo de produções nacionais. Ao passo que irá juntar obras locais que já têm no catálogo estadual, bem como, adicionar novos títulos para consumo gratuito.