“O elemento mais crucial para começar um negócio é a ideia”. Este é considerado um dos erros mais comuns entre empreendedores. Embora uma ideia unica possa certamente diferenciar sua startup das outras, acreditamos que definitivamente não é o único fator essencial. Na verdade, nem é o mais importante. É tanto que inúmeras empresas prosperam, mesmo com um produto ou serviço muito comum.
Em vez disso, recomendamos que você considere os fatores que apresentaremos a seguir para ajudá-lo a alcançar o sucesso nos negócios.
Dinheiro
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Existem ideias e modelos de negócios que podem ser lançados com pouco ou nenhum capital. No entanto, não é segredo que ter recursos certamente ajudará.
Além das despesas básicas para cobrir as taxas iniciais de aluguel e adquirir qualquer equipamento necessário, também recomendamos reservar alguns fundos para investir em pesquisa e desenvolvimento. Não se esqueça de investir também em uma campanha de marketing sólida. Por fim, existem taxas ocultas para as quais você também precisa se preparar, caso surjam algumas.
Se você precisar de recursos extras, pode considerar a possibilidade de pesquisar por linhas de crédito e editais de financiamento.
O Plano
Você também precisa de um plano de negócios bem definido ao lado de seu capital. Afinal, ter o caminho claro que um plano oferece é fundamental antes de iniciar um novo negócio.
No mínimo, deve incluir sua visão ou objetivo principal, metas que o guiarão, seu público-alvo, possíveis campanhas de marketing e estratégia de realização.
Gestão Financeira
Por falar em satisfação, esse fator envolve intimamente sua entrada de caixa. Quais são os métodos de pagamento viáveis para seus clientes pagarem a você? Como você vai registrar e orçar sua receita quando ela começar a entrar? Você já abriu uma conta bancária separada para sua empresa? Você tem uma conta poupança de fundo de emergência estabelecida para despesas imprevistas?
Uma gestão financeira irresponsável e desorganizada é uma das armadilhas mais comuns que levam ao fracasso empresarial, especialmente para novas empresas.
A Documentação
O próximo fator que você deve examinar é a legalidade do seu negócio. Exigirá que você obtenha certas licenças e documentação para iniciar as operações? Em caso afirmativo, quanto tempo levará para você ser aprovado?
É melhor ter essas coisas resolvidas o mais rápido possível para evitar problemas e responsabilidades mais tarde.
A localização
A localização de sua empresa normalmente ditará a documentação necessária para preparar o processamento de seus requisitos. Isso porque cada estado ou país tem suas próprias leis e regulamentos.
Essas linhas territoriais ficam um pouco complicadas, no entanto, se você estiver planejando estabelecer um negócio digital que requer transações offline. Por exemplo, onde estão seus funcionários? Onde fica seu armazém?
Por falar em digital, é mesmo a melhor opção para o seu negócio? Será que vai se sair melhor com uma loja física em vez disso? Ou você deve considerar a combinação dos dois?
A Indústria
A decisão sobre o local também dependerá do setor. Portanto, é altamente recomendável pesquisar sobre isso antes mesmo de se tornar parte dele.
Algumas das perguntas que você deve se fazer são: Como está o desempenho deste setor? Está se desenvolvendo rapidamente ou exatamente o oposto? Se o último for verdade, talvez este seja o momento perfeito para entrar, dada a falta de competição? Ou será semelhante a embarcar em um navio que está afundando? Mais importante ainda, existe uma demanda real para isso?
Seu alcance
No entanto, se não houver demanda, pode-se argumentar que existem técnicas testadas e comprovadas que permitem que os proprietários de negócios façam uma, como tantos pioneiros fizeram no passado.
Tudo isso vai se resumir ao seu alcance. Isso dependerá de vários fatores. O primeiro é a localização. Você está pensando em prestar um serviço à sua comunidade local? Ou você pretende atender uma clientela global?
A seguir, qual é a sua estratégia de marketing? Dependerá muito de marketing digital ou você também planeja usar métodos offline?
Finalmente, quem é o seu público-alvo? Cada grupo demográfico é único.
Definitivamente, há outros fatores a serem considerados ao lançar uma startup, especialmente nos dias de hoje, mas os que mencionamos acima são o que acreditamos ser os mais essenciais. Com eles, você será capaz de construir uma base sólida para o seu negócio, o que acabará por levar ao seu sucesso.
Para terminar, aqui vai uma última dica: confie nos seus instintos. O panorama do empreendedorismo está mudando, portanto, dicas que podem ter sido aplicadas há uma década ou mesmo apenas alguns anos atrás, podem não se adequar aos desafios que você enfrentará ao lançar uma startup este ano. Portanto, fique atento e vá em frente. Boa sorte!