Por que o Telegram está virando o queridinho dos Influenciadores Digitais?

 Por que o Telegram está virando o queridinho dos Influenciadores Digitais?

Há alguns dias, publicamos um artigo no qual mostramos que a diminuição do alcance orgânico de suas publicações é o principal motivo pelo qual cada vez mais empresas e influenciadores digitais se decepcionam com as grandes plataformas de conteúdo, especialmente as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e o YouTube.

Essa restrição no alcance das publicações, efetivada por meio de algoritmos, prejudica consideravelmente os objetivos comerciais dos produtores de conteúdo. A boa notícia é que, como destacamos naquele artigo, existem boas opções – fora das grandes plataformas – para construir, alimentar e monetizar grandes audiências.

E uma prova disso é o fato de o Telegram estar se tornando o queridinho dos influenciadores digitais. Isso porque, desde grandes empresas e personalidades do meio digital até pequenos influenciadores, todos já possuem um canal no Telegram com um grande número de inscritos.

Mas, afinal, com tantas opções de aplicativos e plataformas digitais, por que o Telegram é o escolhido pelos influenciadores? É exatamente isso que mostraremos abaixo!

Alcance integral da audiência em todas as publicações/conteúdos dos Influenciadores Digitais

Um dos maiores incômodos dos influenciadores digitais em relação às redes sociais é o fato de, mesmo tendo um grande número de seguidores, apenas uma pequena parcela deles visualizarem suas publicações. Sendo que isso acontece em decorrência dos algoritmos dessas plataformas.

Diante disso, realmente faz sentido buscar alternativas visando alcançar o maior número possível de visualizações em cada conteúdo. E os canais do Telegram são perfeitos para os influenciadores digitais que querem entregar todos os seus conteúdos a 100% da sua audiência.

Nos canais do Telegram, é possível, entre outras coisas:

  • Compartilhar diferentes tipos de conteúdos e arquivos;
  • Usar diversos recursos (incluindo automações) que geram mais praticidade;
  • Realizar a atualização/edição de conteúdos já publicados e acompanhar estatísticas detalhadas sobre as publicações; 
  • Manter um amplo controle sobre todas as ações realizadas; e
  • Ter a certeza de que todos os seguidores (inscritos no canal) irão receber todos os conteúdos.

Com todas essas vantagens em relação às plataformas tradicionais, é claro que os influenciadores digitais devem dar cada vez mais preferência aos canais do Telegram.

Criação de grupos com até 200 mil participantes

Entender os assuntos sobre os quais sua audiência mais está falando é uma excelente fonte de insights para qualquer influenciador. Até porque, com base nisso, é possível criar conteúdos totalmente alinhados aos interesses do público.

Por isso, criar grupos de discussão, nos quais todas as pessoas possam expressar suas opiniões, é uma estratégia bastante válida. Sendo que, no WhatsApp, por exemplo, os grupos podem ter, no máximo, 256 pessoas. E esse é um número muito baixo.

Por isso, esse é mais um aspecto pelo qual o Telegram está caindo definitivamente nas graças dos influenciadores digitais. Isso porque, o aplicativo permite que sejam criados grupos com até 200 mil participantes. 

Nesse sentido, vale destacar que, nos grupos, diferentemente do que ocorre nos canais (onde apenas o proprietário e outras pessoas “designadas” por ele podem compartilhar conteúdos), todos os participantes podem fazer publicações. 

Imagine, por exemplo, um influenciador que tenha um grupo com mais de 30 mil participantes. Obviamente, fica quase impossível acompanhar todas as publicações. Porém, certamente é possível obter excelentes ideias a partir daquilo que as pessoas estão discutindo.

Utilização da API de pagamentos via Bot

O Telegram disponibiliza uma API (Application Programming Interface) de pagamentos via bot que permite ao usuário fazer compras dentro do aplicativo.

Comercialmente, trata-se de uma excelente funcionalidade, por exemplo, para quem possui um e-commerce, pois é possível integrá-lo na API do Telegram, não havendo a necessidade de redirecionar os clientes para outras páginas. Ou seja, o usuário pode realizar suas compras sem sair do Telegram.

Viabilidade de automatizar diversas ações

Possuir um grande número de recursos certamente é uma das maiores vantagens do Telegram em relação aos concorrentes. E isso é ainda mais relevante considerando que muitos desses recursos possibilitam a implementação de automações. Sendo que, principalmente para influenciadores que possuem grandes audiências, esse aspecto é de grande relevância.

Assim como no caso da API de pagamentos, é possível desenvolver diversos bots usando a API de bots do Telegram. Sendo que eles podem ser destinados a diferentes tipos de automação. Tanto que já existem inúmeros Bots.

Inclusive, já publicamos um artigo mostrando uma lista dos principais bots do Telegram que você deveria usar. O conteúdo não é tão recente (será atualizado em breve). Porém, lendo-o, você terá uma noção de tudo o que é possível fazer de maneira muito mais prática.

E praticidade é algo essencial para influenciadores digitais que produzem muito conteúdo para suas audiências.

Possibilidade dos Influenciadores Digitais compartilharem arquivos grandes

Especialmente no caso de quem costuma produzir e/ou compartilhar conteúdos em vídeo, as restrições em relação ao tamanho podem gerar muito incômodo. Sendo que, às vezes, a única alternativa é comprimir o arquivo. Quase todo mundo já viveu uma situação dessas ao tentar enviar um vídeo mais longo pelo WhatsApp (limite de 10 MB). 

No entanto, no Telegram, é bastante raro alguém passar por esse tipo de situação. Isso porque, o aplicativo permite o envio de arquivos de até 2 GB. E essa é uma possibilidade de grande relevância para os influenciadores digitais que precisam compartilhar vídeos longos com suas audiências.

Conclusão

A verdade é que os influenciadores digitais que ainda não estão utilizando o Telegram para interagirem com suas audiências estão deixando uma grande oportunidade passar. Por outro lado, aqueles que já exploram as possibilidades desse aplicativo estão obtendo ótimos retornos.

Assim, a tendência é que cada vez mais pessoas/empresas utilizem o Telegram como uma ferramenta de marketing e vendas. Sendo que, aquelas que adotarem estratégias eficientes, certamente obterão grandes resultados. Até porque, graças aos aspectos destacados acima, o Telegram realmente é uma ferramenta poderosa em se tratando de ações comerciais.

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Redação

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