A startup cearense HubLocal, que é focada em ferramenta de atração de clientes para empresas através de plataformas digitais de buscas, está na contramão da crise econômica que o país e mundo enfrentam atualmente. Atendendo a cerca de 400 clientes assinantes, a startup mensura um crescimento entre 20% e 30% ao mês. Para continuar crescendo em ritmo acelerado, startup acaba de receber um aporte de um investidor mesmo em meio a crise.
Na prática, a atividade fim da startup gira em torno da presença online de empresas de comércio e serviço no meio digital. A plataforma gera um análise inicial de encontrabilidade e logo em seguida faz alterações necessárias para que empresas se tornem automaticamente mais encontradas nos principais mapas e listas telefônicas da internet quando potenciais consumidores estiverem procurando por seus produtos ou serviços, ampliando as oportunidades de atraírem mais negócios. A relevância está nas consequências atreladas a um bom posicionamento nas múltiplas plataformas de buscas e sistemas operacionais que atualmente existem na web.
De acordo com estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), cerca de 98% das empresas brasileiras não estão presentes de forma integrada e correta nas buscas por localização. O Google afirma afirma que 44% das pesquisas na internet são relacionadas a localização de empresas. É nesse cenário que a HubLocal existe há um ano e cresce sem concorrentes diretos.
Para Felipe Caezar, CEO da HubLocal, a digitalização das antigas listas telefônicas é a grande questão do seu negócio. “Antigamente a gente recebia pelos correios aquelas enormes listas e sabia que podia encontrar telefones e endereços de quase todas as empresas naquele livro. Hoje em dia essas informações estão na internet. A tecnologia é nossa aliada. Exemplo disso é que a maioria das pessoas abre o Google para ver o telefone de alguma empresa ou o endereço. Fazer empresas serem encontradas e atrair mais clientes em todas essas plataformas é o nosso serviço para a sociedade”, comenta.
Algumas das plataformas que a HubLocal integra de forma única são: Google Maps, Facebook Places, Apple Maps, Bing Maps, Linkedin Pages, Foursquare, Yelp, Waze, Whatsapp Locations e mais de 50 outras plataformas parceiras da ferramenta.
Cases
Um dos clientes da Startup em Fortaleza são as concessionárias de veículos do Grupo Newland. A empresa afirma que 60% das ligações conquistadas pelas internet na loja são provenientes das plataformas integradas gerenciadas pela HubLocal.
Além disso, executou projeto piloto de 26 unidades com as farmácias Pague Menos, atraindo mais de 150 mil ligações em 30 dias e os laboratórios Clementino Fraga dobraram o faturamento depois que entendeu a importância em se manter atualizado nos principais mapas e listas telefônicas da internet.