As trends surgem como uma corrente em redes sociais como Instagram, por exemplo. Dessa forma, essa é uma forma prática de encontrar assuntos em comum e desenvolver o tema com uma grande comunidade, portanto vale a pena ver mais sobre a seguir.
Como as trends influenciam a geração Z?
As trends fazem parte do cotidiano da geração Z e permitem disseminar novidades e novos hábitos. Dessa forma, o Instagram, uma das plataformas mais usadas por esse grupo a cada ano se renova e mapeia tendências para abordar tópicos que chamem a sua atenção.
No ano de 2023, o estilo Barbiecore se tornou uma das principais tendências. Portanto, a busca de muitos foi para pintar o mundo de rosa e gerou a hashtag “girl dinner”. Assim, esse é apenas um exemplo de como o comportamento virtual pode gerar tendências no mundo todo.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
De modo geral, elas impulsionam a cultura global e influenciam o próximo passo da interação virtual. Por isso, vale a pena entender sobre quais as principais tendências futuras e como elas podem influenciar a sociedade e as tendências de mercado ao longo do ano.
O que é a geração Z?
Esse é o termo usado para definir as pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, ou seja, a primeira a crescer com a era digital. Então, o modo como seus usuários lidam com a tecnologia é crucial para entender sua visão de mundo e como se relacionam entre si.
Quais são as principais trends de 2024?
As principais trends de 2024 devem se dividir nas várias categorias de conteúdo presentes no Instagram e falar sobre aspectos diversos. Portanto, a seguir se encontram as principais delas para que você confira e saiba o que esperar em cada segmento ao longo de todo o ano.
Moda e beleza
A geração Z debate cada vez mais a moda sustentável e como aplicá-la em seu dia a dia para defender a visão e a versão de mundo que se deseja para o futuro. Então, se concentra em melhorar como as pessoas lidam e interagem com a moda e deixá-la mais cíclicas.
Em 2024, esse deve ser um dos principais focos das pessoas, que tem a intenção de prezar por um mundo mais sustentável. Assim, entre os possíveis assuntos em alta nesse segmento, se destacam dicas para:
- comprar menos roupas;
- repetir roupas para montar novos looks;
- vestir-se de modo modesto;
- comprar de comerciantes locais;
- fazer suas próprias roupas;
- buscar novos modos de se vestir;
- usar roupas de forma inesperada;
- fazer escolhas de segunda mão, ou seja, de brechós e looks vintages.
Quando se pensa em relação ao estilo, a moda e a beleza, é crucial pensar em um modo individual, que torne cada um único. Dessa forma, é comum que seu estilo busque ser mais criativos na forma como se veste e se expressa com a sua aparência e com o seu visual.
Como se destacar na categoria moda e beleza?
As trends dos tópicos de moda e beleza se ligam a cada indivíduo e deve ser mais criativa em 2024. Além disso, é crucial criar a sua própria estética “principal”, ou seja, algo único e divertido, mas, acima de tudo, confortável e expressiva.
Contatos na rede
A geração Z busca conexões reais nas redes, ao invés de meros números. Portanto, não adianta nada seguir ou ser seguido pessoas só para aumentar seus contatos e ser popular. Afinal, o que interessa é que a troca entre vocês funcione de modo efetivo.
Como lidam com as mídias?
O grande intuito desse grupo é usar as mídias sociais para manter contato com amigos e familiares. Mas, também usarão essas plataformas para ficar por dentro das tendências de moda, música e tecnologia. Por isso, as conexões podem ser feitas de várias formas.
Como ocorre a interação?
Hoje em dias as trends de conexão tem como principal foco a interação das pessoas. Ou seja, os usuários se aproximam um dos outros ao curtir o story da pessoa, enviar reels ou memes nas mensagens e curtir seus posts.
Tudo depende do grau de intimidade, mas esse pode ser um bom canal para encontrar pessoas com interesses similares e fazer novos amigos.
Crushs e amizades
A Geração Z gosta de se relacionar e de modo livre e há uma grande parcela que se declara solteira no Instagram. Além disso, a maioria de quem tem essa idade preferem trocar os arrobas do que os números de telefone, como era mais comum para outros perfis.
Uma das formas de interações mais claras para flertar com os seus crushs é curtir ou interagir com as postagens de alguém. Por isso, a rede social se tornou uma das principais formas de conhecer e criar chances de lidar com as pessoas.
Dicas de comportamento
Nas interações das trends, um dos aspectos mais interessantes é saber o que não gostam de ver. Dessa forma, tópicos como mastigar de boca aberta, não ter senso de humor, apresentar sujeira nas unhas e outros aspectos também são ruins.
Vale ressaltar que esses itens são mal vistos nas redes sociais assim como são na vida real. Portanto, quem os pratica online perde chances de conhecer as pessoas ao vivo. Mas, quem os pratica de modo pessoal também se torna alguém não desejado.
O que fazer para ter amizades?
Um recurso positivo das redes sociais é conseguir fortalecer os laços atuais, ou gerar novos. Por isso, é importante usar as ferramentas que elas oferecem para conseguir se aproximar cada vez mais das pessoas e apenas depois trocar o número de telefone.
Autodesenvolvimento
Em 2024, a geração Z quer se autoaperfeiçoar e se desenvolver como pessoa, o que inclui trends de lifestile. Então, mesmo que algumas pessoas acreditem muito em sorte, eles esperam se tornar seres humanos melhores de forma autêntica e para isso buscam:
- melhorar como pessoa;
- ter uma alto nível de autenticidade em tudo que faz;
- contar com a sorte.
A procura por ser alguém melhor e único, faz com que muitas pessoas dessa geração atuem como empreendedores. Isso porque, muitos acreditam que o modo mais efetivo de ficar rico é por meio de trabalho autônomo.
Autoconhecimento e fé
Há ainda uma busca profunda por leituras de autodescoberta, que deem passos para evoluir. Além disso, as crenças são um tópico diverso, já que nas redes sociais há perfis variados que abrangem todas as crenças e a forma particular como lidam com questões complexas.
Busca por saúde e emprego
Outro tópico que se destaca nas trends desse setor é a procura por se manter sempre saudável. Dessa forma, os assuntos mais diversos estão sempre em alta e alguns dos mais comuns estão citados a seguir, confira:
- exercícios;
- comidas saudáveis;
- bons hábitos para o corpo;
- cuidados com a pele e cabelo;
- rotina com saúde mesmo em um dia corrido.
Mais assuntos abordados nesse setor é a escolha de um caminho profissional e como atingir as metas nesse sentido. Então, é comum ver muito conteúdo gerado, sobre as mais diferentes profissões, por quem deseja se destacar nelas ou para quem está na procura do seu gosto.
Viagem
Essa geração é uma das que mais acredita que se pode crescer e desenvolver como pessoa a partir de viagens. Por isso, esse é um tópico sempre presente em assuntos bem comentados, que movimenta muitas publicações no Instagram e também em outras redes sociais.
Alimentação
A geração Z tem trends de alimentação que envolvem seus conceitos políticos e aspectos pessoais. Assim, o veganismo, que não se restringe à comida, é uma tendência que cresce muito entre o público dessa faixa.
Mesmo quem não segue esse estilo de vida, muitas vezes se interessa por consumir os produtos gerados para ele. Além disso, a alimentação saudável, a busca por opções mais verdes, orgânicas e sem agrotóxicos é algo muito desejado e divulgado.
Celebridades
A relação da geração Z com as celebridades é quase sempre por uma conexão com uma base de fãs. Então, se constitui um exército de pessoas que gostam de uma pessoa, banda ou personagem em comum.
Essas interações geram trends muito famosas e movimentadas, que funcionam como um lugar onde as pessoas se encontram por ter gostos similares. Dessa forma, é um estilo de acompanhar o que se gosta que gera uma sensação de pertencer aquele ambiente.
Vale dizer que a interação não acontece como fãs passivos porque, a maioria da geração Z relata que envia DMs a uma celebridade que gosta no Instagram. Assim, para eles, esse é o melhor modo de mostrarem seu apoio e apreço por uma figura pública.
Ativismo
Outro tópico importante para essa faixa de idade é a sua preocupação acerca de assuntos que consideram importantes, como política e sustentabilidade. Por isso, é comum encontrar essas pessoas exercitarem sua cidadania por meio da “educação de si/dos outros”.
Isso faz com que elas busquem ter consciência sobre os seus atos e ver o que refletem de modo social. Desse modo, isso envolve, desde a escolha de uma roupa, até o conceito de sociedade.
Por que usar as trends?
As trends são importantes para os grupos se reunirem entre si e criar uma sensação de pertencer a algo. Mas, também é uma forma de entender mais a fundo sobre os hábitos, crenças e preferências dessa geração.
Nesse contexto, esse recurso serve tanto para marcas que buscam se conectar com esse público como para as demais gerações, que queiram se manter atualizados e criar conexões com os mais jovens.