A VTEX é uma força motriz que mudou o cenário do comércio eletrônico nos últimos anos e desde a sua fundação, ela tem um papel crucial na transformação digital do varejo. Por isso, o artigo a seguir traz cada detalhe da história de sucesso da empresa para você conhecer.
O que é a VTEX?
A VTEX é uma empresa brasileira que atua no mercado de soluções de comércio eletrônico e tecnologia para o varejo online. Foi fundada em 2000, aliás, por Geraldo Thomaz, Mariano Gomide, e o empresário Fabio Peyerl, criador do Grupo Totvs.
A plataforma oferece uma ampla gama de recursos e serviços para empresas que desejam firmar e expandir a sua presença digital. Isso inclui métodos como, por exemplo:
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- gestão de catálogo;
- processamento de pedidos;
- integração de pagamentos;
- personalização de experiência do cliente.
Sendo assim, a marca possui uma atuação global, uma vez que atende a vários setores e tamanhos de negócios, desde pequenas empresas até grandes corporações. A sua visão focada no cliente e em inovação fizeram dela uma das líderes no cenário do e-commerce.
Como a VTEX foi fundada?
A história da fundação remonta a um projeto acadêmico criado pelos fundadores enquanto ainda estudavam na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
O projeto inicial, chamado “Venture Builders”, buscava criar uma plataforma de comércio eletrônico que fosse flexível, bem como escalável e capaz de atender às demandas do crescente mercado digital.
A ideia era elaborar uma solução que gerasse uma experiência completa para os clientes e, ao mesmo tempo, oferecesse aos varejistas as ferramentas ideais para gerir da forma mais eficiente possível as suas operações online.
Com o sucesso do projeto e ao ver o potencial da sua ideia, os fundadores decidiram fazer dela uma empresa comercial. Assim, em 2000, ela foi oficialmente fundada e deu o início a uma jornada como um dos principais nomes da sua área de atuação no Brasil e no mundo.
Como a empresa VTEX cresceu ao longo do tempo?
A VTEX começou a sua jornada no Brasil, mas ao longo dos anos, expandiu o seu negócio para países de fora e, desse modo, estabeleceu presença em vários mercados ao redor do mundo. Isso fez com que a empresa atendesse a uma base de clientes global.
Para que isso ocorresse de forma efetiva, no entanto, ela investiu em práticas para melhorar a atuação da sua plataforma de e-commerce. Isso incluiu:
- introdução de novos recursos,
- melhorias de desempenho;
- atualizações tecnológicas conforme as demandas.
Além disso, a empresa manteve um foco em inovação, por isso, aderiu às tecnologias que surgiram ao longo do tempo, como inteligência artificial, machine learning e análise de dados em sua plataforma.
Qual é o valor da empresa?
O custo para uso da VTEX é de R$ 1500 ao mês + 2,5% sobre o faturamento, com base em dados de 2021. E o mercado, geralmente, cobra a partir de R$ 20 mil para fazer o design da loja.
A Taxa Mensal Contínua leva em conta todas as solicitações que passam pelo módulo OMS (Order Management System) da plataforma. Enquanto, os pedidos são válidos após serem classificados com o status “Aprovado” no mês referente.
Quais as parcerias estratégicas da VTEX ao longo dos anos?
A VTEX fez várias parcerias estratégicas com importantes players do setor, como Microsoft, Google Cloud, Mastercard e outros. Isso não só ajudou a expandir o alcance da marca, mas também deu acesso a recursos tecnológicos de alto padrão.
Confira a seguir, então, alguns dos principais acordos feitos pela empresa e os detalhes que fizeram dessas uniões um real exemplo de sucesso de mercado.
Microsoft
Ao integrar as soluções da Azure, sistema de computação em nuvem da Microsoft, a empresa pôde se beneficiar de um suporte robusto e de grande potencial. Isso porque, ela conta com uma ampla gama de serviços, como:
- armazenamento;
- processamento de dados;
- IA.
Do mesmo modo, ela pôde se valer dos protocolos de segurança rígidos e da confiabilidade garantidos pela Microsoft, o que é vital, aliás, para proteger dados sensíveis de transações online.
Mastercard
A parceria visa atiçar a inovação no setor de pagamentos online, de modo a explorar novas tecnologias e visões para, assim, tornar as transações mais eficientes e práticas para os clientes. Isso pode incluir a adoção de métodos avançados, como, por exemplo:
- carteiras digitais;
- token;
- biometria facial;
- comandos por voz;
- código QR.
PayPal
O PayPal é muito usado em compras online até mesmo fora do Brasil. Portanto, ao integrar à plataforma, ela oferece aos clientes uma opção de pagamento global, ou seja, que é aceita em todo o mundo.
Além de cartões de crédito, ela aceita transferências bancárias, saldo na conta e até mesmo opções de financiamento. Dessa maneira, aumenta a flexibilidade para os clientes optarem pela forma que melhor se adapta às suas preferências.
Adobe
A parceria com a Adobe permite a união de ferramentas líderes de criação de conteúdo, a exemplo do Adobe Creative Cloud, às suas plataformas. Isso dá aos varejistas a opção de criar com um visual mais atrativo, bem como, envolvente para as suas lojas online.
Esse acordo inclui ainda a integração de sistemas de gestão de ativos digitais, o que facilita centralizar, organizar e distribuir de forma eficiente recursos visuais, como vídeos, imagens e outros elementos de mídia.
Com essa parceria, os vendedores podem usar as boas opções de anúncios no Facebook Ads para, então, mostrar os seus produtos para grupos específicos de pessoas. Em outras palavras, eles podem escolher quem vê os anúncios e obter dados sobre o tráfego.
Além disso, os produtos podem ser exibidos e comprados sem que os usuários precisem sair das redes sociais, gerando uma experiência de compra mais integrada.
Como a VTEX contribuiu para o avanço do comércio eletrônico?
A VTEX tem um papel vital no avanço do comércio eletrônico, pois oferece uma plataforma inovadora e escalável. A sua visão focada no cliente e em inovação, bem como, a aptidão de atender a vários setores, fizeram com que o e-commerce se tornasse um sucesso.
Qual é a visão futura da VTEX?
A visão futura da VTEX é seguir como um líder na transformação digital do comércio global, assim como firmar a sua posição como referência no fornecimento de soluções de comércio eletrônico e ampliar ainda mais a sua presença global.