Um novo fenômeno surge na internet, um aplicativo, relativamente simples, onde sua intenção é compartilhar vídeos rápidos, no máximo 60 segundos, e bem editados. O que vale nele é a criatividade de seus usuários, que por sinal são mais de 800 milhões ao todo. Criado na China com o nome de Douyin (nome que continua em uso na China), o Tik Tok é um sucesso total.
Entretanto, a fama nunca vem só pelo lado positivo, ao ter muitos apoiadores acaba-se ganhando muitos, podemos dizer, arguidores. Um argumento muito citado para quem não gosta do Tik Tok é a “futilidade” do aplicativo.
“No que pequenos vídeos de “dancinha”, animais de estimação e dublagens poderia agregar no meu dia-a-dia?”
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O argumento é válido se formos analisar a publicidade do aplicativo em outra plataforma de vídeo, o YouTube. Quem está sempre vendo vídeos na plataforma do Google com certeza já se deparou com alguns exemplos de conteúdo feitos no Tik Tok. O foco do anúncio é o entretenimento e muitas vezes não agrada quem busca um conteúdo mais denso como é feito no Instagram ou Facebook.
O nascimento de uma rede social
Precisamos lembrar que nenhuma rede social nasceu com o intuito de ser comercial. Ao iniciar uma ideia de fazer um programa que, dava a possibilidade de escolher as mulheres mais bonitas na universidade de Harvard, Mark Zuckerberg Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram o Facebook.
Assim como a criação de Kevin Systrom e Mike Krieger, onde a ideia era compartilhar fotos do dia-a-dia através do Instagram.
Porém, com o passar do tempo as empresas foram entendendo que as pessoas estavam muito ativas nessas redes sociais e que precisavam levar sua marca até elas de uma forma diferente, inovadora, rica em conteúdo.
Com o Tik Tok online não é diferente, sua intenção é ser um entretenimento, rápido e leve de consumir.
Porém, mesmo nos entretendo podemos ter algo enriquecedor. Muitos perfis tem feito um ótimo trabalho, dando dicas de assuntos importantes na internet como, Marketing Digital, Publicidade, Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, etc.
A ideia é dar um panorama, bem geral, sobre assuntos, despertando a curiosidade do usuário. E claro, é mais uma rede social a ser trabalhada em conjunto com diversos outros meios de comunicação das marcas. O Tik Tok pode levar a uma postagem no Instagram que possui um link que leva a um post de blog bem completo sobre o assunto.
Então, de forma rápida e extremamente descontraída você encontrou um conteúdo enriquecedor.
Como o Tik Tok pode me trazer conteúdo?
Agora que você sabe que existe um trabalho sendo feito na plataforma, é hora de fazer uma curadoria dos assuntos que você quer saber.
É claro que você tem todo o direito de poder se divertir e consumir conteúdos mais leves, porém, se você quer dicas com conteúdos relevantes irá precisar diminuir uma boa quantidade de perfis de entretenimento.
Separamos 5 perfis que tem feito um ótimo trabalho quando o assunto é conteúdo expressivo no Tik Tok:
- Rodrigo Souza – Hacks, Dicas de Tecnologia e Marketing Digital;
- Gustavo Rangel – Dicas de redes sociais e marketing;
- Shal – Life Hacks e Dicas de marketing digital;
- Além do CNPJ – Dicas de ferramentas para empreendedores;
- Flávio Carneiro – Como fundador do Rapadura Tech estou começando a produção de conteúdo no Tik Tok com dicas de Telegram e Ferramentas focadas em Empreendedores.
E é apenas uma excelente mostra do que você pode encontrar na plataforma.
Como citamos anteriormente, são 800 milhões de usuários, só na Índia são 119 milhões. Se você for um falante da língua inglesa o mundo expande para centenas de milhões de possibilidades.Siga os perfis acima, comece a transformar seu Tik Tok em conteúdo de qualidade.