Os aplicativos mais baixados em 2022: Conheça quais são eles e como funcionam

 Os aplicativos mais baixados em 2022: Conheça quais são eles e como funcionam

(Imagem: Thiago Pontes)

Hoje em dia, os aplicativos mudaram a forma com que as pessoas lidam com as suas rotinas. Por isso, a cada dia surgem novas atualizações ou programas que buscam tornar a sua vida mais fácil. Então, descubra quais são os mais baixados do mundo.

O uso de aplicativos no Brasil e no mundo

São vários tipos e estilos de apps que ajudam a facilitar o cotidiano ou divertem as pessoas. Dessa forma, eles se tornaram populares entre todas as idades, seja para trabalho, estudos ou entretenimento.

De acordo com estudos da Forbes feitos no segundo trimestre de 2021, o Brasil é o país que mais passa tempo nos programas no mundo todo. Isso porque, as pessoas lidam com eles por ao menos 5,4 horas por dia. Outras nações que se destacam no uso são:

  • Indonésia: 5,3 horas;
  • Índia: 4,9 horas;
  • Coreia do Sul: 4,8 horas;
  • México: 4,7 horas;
  • Turquia: 4,5 horas;
  • Japão: 4,4 horas;
  • Canadá: 4,1 horas.

Várias categorias disponíveis

Há opções de apps para diversas áreas como comércio, alimentação, entretenimento, saúde e muito mais. Por isso, não importa o que você precisa, quase sempre é possível achar uma solução. Então, veja quais são os mais buscados no ano de 2022.

Foto: Aplicativos facilitam muito o cotidiano dos usuários.

Os 9 aplicativos que irão dominar 2022

Depois de passar mais de um ano no topo da lista dos aplicativos mais baixados do mundo, o TikTok permanece nessa posição. Isso mesmo sendo banido na Índia, considerada um dos maiores mercados mundiais.

O Instagram, então, assumiu o posto e subiu 10% a mais do que no trimestre anterior. Assim, é a primeira vez desde 2019 que um app da Meta alcança a primeira posição da lista, veja qual é ela a seguir:

  1. TikTok;
  2. Instagram;
  3. Facebook;
  4. Whatsapp;
  5. Telegram;
  6. Shoppe;
  7. Snapchat;
  8. Messenger;
  9. Spotify.

Todos eles são bem conhecidos no Brasil e têm funções próprias bem interessantes. Portanto, continue lendo para ver mais detalhes sobre cada um e entender como eles funcionam.

1 – TikTok

O Tik Tok é um dos aplicativos que mais cresceu ao longo da pandemia. Isso porque, ele é simples e se baseia em divertir de modo rápido e prático. 

Como funciona

São vídeos curtos que variam entre 15 segundos e 2 minutos onde as pessoas podem falar sobre diversos assuntos. Dessa forma, possui vários meios para editar e postar seus conteúdos e é um sucesso entre pessoas de todas as idades.

2 – Instagram

O Instagram pertence à empresa Meta e é indicado para criação de conteúdo. Assim, não é apenas um local para postar fotos, mas também aceita vídeos bem criativos. 

Seus recursos são bem completos com filtros e meios para editar suas imagens de modo rápido e interessante. Por isso, cada dia mais pessoas usam a plataforma.

Para que serve

Ele possui diversas funções e a cada atualização surge algo novo que ajuda a tornar o seu formato ainda mais interativo. Portanto é uma ferramenta de vendas, propaganda, diversão e até conhecimento.

3 – Facebook

O Facebook é uma rede social consolidada e que possui milhões de usuários pelo mundo todo. Assim, por meio dela as pessoas podem fazer muitas coisas como:

  • Conectar-se com outras; 
  • Achar grupos; 
  • Compartilhar posts.

Hoje em dia ele deixou de ser tão popular quanto era em 2018, mas ainda faz muito sucesso. Portanto, seu público principal são pessoas com mais de 40 anos.

4 – WhatsApp

O WhatsApp inovou o mundo ao se tornar uma forma de mandar e receber mensagens e ligações apenas com internet no aparelho. Com isso, revolucionou o uso dessas ferramentas em celulares Android.

No Brasil é a principal forma de comunicação. Mas, nos Estados Unidos, por exemplo, não é tão popular. Isso porque, é mais comum que as pessoas usem FaceTime em aparelhos iOS.

Esse aplicativo atende qual público?

O WhatsApp é um dos aplicativos que consegue atender a pessoas de todas as idades. Assim, é um dos produtos da Meta mais famosos no país.

5 – Telegram 

O Telegram é uma plataforma de conversa criada em 2013, mas que está ganhando mais destaque nos últimos anos. Assim, hoje acabou se tornando popular por oferecer maior privacidade, mais recursos e ser prático.

Cuidados a tomar com os aplicativos

Por não ter nenhuma política que fiscalize, é um canal onde muitas fake news correm sem verificação. Então, já sofreu embargos no Brasil e no mundo para adotar políticas mais críticas.

Inclusive, a plataforma assinou um acordo de adesão a programa do TSE, Tribunal Superior Eleitoral. Então, o objetivo é impedir a propagação de informações falsas.

Quem usa o app precisa ter cuidado e investigar as fontes dos dados que chegam até lá. Mas, se bem usada, é uma ferramenta bem completa e cheia de funções.

 

6 – Snapchat

O Snapchat surgiu no início do ano de 2010 como uma forma de compartilhar fotos que somem após um curto período de tempo. Assim, hoje em dia a tecnologia é copiada em vários outros programas, mas ele segue como um dos mais baixados.

Atualizações do aplicativo

Um dos fatos que mantém a rede social em alta são as atualizações e novos filtros que ela lança. Logo, por oferecer novidades sempre, ele ainda atrai muitas pessoas. 

Foto: São várias opções de entretenimento em suas mãos

7 – Messenger

O Messenger é um dos aplicativos que se destacam e é ainda mais diferente do que os outros. Isso porque ele funciona como uma rede de conversa e fica ligado ao Facebook. Dessa forma, com ele você pode:

  • Solicitar opção de mandar mensagem para quem não tem o número, ou não é amigo;
  • Ligar por áudio e vídeo;
  • Mandar mensagem;
  • Jogar partidas online com seus amigos.

8 – Shopee

A Shopee é o primeiro item da lista que não é uma rede social e sim uma plataforma de compra e venda. Assim, ela reúne diversas lojas com baixo preço e chama a atenção de vários clientes. 

Essa empresa já registrou mais de 100 milhões de pedidos no país. Isso só durante o quarto trimestre do ano de 2021. Além disso, há pouco tempo ela chegou à marca de 2 milhões de lojistas, todos parceiros da companhia.

Com isso, ela deixou para trás grandes marcas como Magalu e Americanas. Então, nela você pode encontrar produtos nacionais e internacionais como:

  • Lingerie;
  • Eletrônicos;
  • Acessórios;
  • Roupas;
  • Sapatos;
  • Celular;
  • Saúde;
  • Casa e decoração.

9 – Spotify

O Spotify é uma forma online de ouvir música e podcasts que pode ser gratuita ou paga. Com isso, ele armazena o álbum dos principais artistas do mundo e permite que os usuários premium façam download para escutar em qualquer lugar.

Como funciona 

Para usar a plataforma basta baixar o app e fazer um cadastro. Depois de escolher o plano, procure os seus cantores favoritos e comece a ouvir.

Quais aplicativos são mais interessantes?

Existem diversos aplicativos muito interessantes para vários gostos. Portanto, se procurar por algo novo, use seu smartphone para achar as novidades da categoria que deseja. Além disso, é possível encontrar os apps mais populares na própria plataforma.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Diego Dias

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.