Armazenamento em nuvem é uma das funções mais importantes da internet e revolucionou a rotina das empresas e das pessoas. Então, entenda o que é esse conceito, como funciona e porque ele se destaca tanto.
O que é armazenamento em nuvem?
Esta tecnologia já faz parte do dia a dia e está presente em vários serviços diferentes. Por isso, é bom conhecer a origem dessa inovação e quais as principais vantagens que ela oferece para quem usa.
De modo geral, ela serve para guardar arquivos com mais segurança e proteção, além de te dar acesso rápido. Isso porque, não precisa de uma máquina física para tal, com isso é mais prático do que o uso de HDs, basta ter acesso a internet para abrir os documentos.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Por que esse nome?
O termo nuvem é usado desde a década de 1970 como uma metáfora para a Internet. Mas, antes disso já definia desenhos e diagramas de telefonia, logo é um conceito antigo que se atualiza a toda nova técnica.
A imagem já foi aplicada em muitos diagramas para indicar a própria rede de navegação. Assim, nessa época mostrava que não importava o rumo que a informação teria para chegar ao destino final.
Como essa tecnologia funciona?
O armazenamento em nuvem é um modo de guardar arquivos em um HD fora da sua máquina por meio da internet. Então, você pode estar perto ou longe do servidor e ainda assim têm acesso a ele.
Todos os serviços que oferecem essa tecnologia têm um servidor que faz a comunicação entre dispositivos pessoais com uma central de dados. Ou seja, são locais físicos que têm um alto nível de segurança digital e física.
Os usuários que possuem conta podem acessar, editar e compartilhar os arquivos na nuvem por meio de qualquer dispositivo que possua como:
- Celular;
- Tablet;
- Computador.
Foto: Armazenar os itens online é uma das formas mais seguras para não perder seus itens.
Principais serviços de armazenamento em nuvem
Hoje em dia o serviço é muito comum e várias empresas o oferecem. Dessa forma, alguns dos principais estão a seguir:
- Amazon Cloud Drive – armazenamento online da Amazon disponíveis para vários sistemas;
- iCloud – feito para usuários de dispositivos da Apple.;
- Dropbox – serve para salvar arquivos e fotos;
- Box Drive – é capaz de fazer sincronia entre diversos aparelhos;
- Google Drive – é um serviço online do próprio Google que reúne outros produtos da fabricante;
- OneDrive – criado pela Microsoft, também é uma opção para guardar arquivos na nuvem.
Telegram
O Telegram também possui um armazenamento em nuvem. No entanto, ele não tem um sistema de pastas como outras opções que se tem hoje, por exemplo, o Dropbox.
Mesmo assim, essa plataforma tem um aspecto bem interessante, pois permite salvar arquivos enormes e de forma ilimitada.
O usuário tem um limite máximo de 2 GB por arquivo. Ainda, para acessar o que foi salvo é só acessar a conta.
Esse processo não tem nenhum custo adicional, o que é sem dúvidas um outro aspecto que chama bastante atenção.
Como salvar arquivos na nuvem do Telegram
- Abra o Telegram;
- Clique no ícone das três barras no canto esquerdo;
- Selecione “Mensagens salvas”;
- Clique no ícone do clipe de papel e selecione o item que quer enviar.
Os benefícios de se usar o armazenamento em nuvem
Quem usa o armazenamento em nuvem, pode acessar os arquivos a qualquer momento sem precisar de um HD físico. Então, mesmo pessoas que estão em locais diferentes podem acessar os arquivos ao mesmo tempo.
Custo
Um dos pontos mais positivos é que o serviço possui planos gratuitos em alguns casos. Além disso, não é preciso investir em um hardware para guardar os seus arquivos e nem em segurança.
Tempo
Os sistemas costumam ser rápidos e práticos para achar os arquivos. Dessa forma, é possível salvar eles de modo automático e restaurar em poucos segundos.
Gerenciamento de dados
Quase todos os servidores também contam com pastas para que você possa se organizar. Portanto, é fácil encontrar o que deseja e manter tudo arrumado.
Os contras de se usar essa tecnologia
A parte negativa da tecnologia é que para ter acessos aos seus arquivos é preciso estar sempre conectado. Com isso, sem internet estável não há meios de lidar com seus documentos, então, quem precisa trabalhar terá problemas. Outros defeitos são:
- Risco da empresa ser hackeada;
- Dados ficam expostos para quem tem acesso a sua pasta;
- Limite de dados que podem ser guardados;
- Alguns serviços são pagos.
O armazenamento em nuvem vale a pena?
Este sistema é a forma mais prática de guardar seus arquivos e no futuro deve se tornar o meio mais usado para tanto.
Quem deseja se manter atual e ter segurança de que não vai perder seus arquivos caso as máquinas tenham defeitos, encontram no armazenamento em nuvem um grande aliado. Por isso, é uma área que vale a pena e deve crescer cada vez mais.