No cenário em constante evolução da inteligência artificial, é essencial ficar de olho nas empresas líderes. O ano de 2023 viu o surgimento de importantes players e nomes estabelecidos desafiados.
Ao adentrarmos em 2024, um ano que promete testemunhar avanços tecnológicos ainda maiores, algumas empresas de IA estão destinadas a se destacar não apenas por suas soluções inovadoras, mas também por suas abordagens em direção a um futuro mais inteligente.
Aqui estão as sete principais empresas de IA em ascensão para acompanhar em 2024, selecionadas com base em critérios rigorosos: devem contar com o apoio de notáveis investidores de risco, investidores-anjo ou empresas de alto nível; devem estar em operação há pelo menos dois anos, e a equipe de gestão deve possuir experiência de trabalho ou educacional em instituições renomadas.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Anthropic
Fundada por ex-membros do OpenAI, os irmãos Dario e Daniela Amodei, a Anthropic desenvolve sistemas de IA de ponta com ênfase em segurança, confiabilidade e interpretabilidade. Considerada uma forte concorrente da OpenAI, sua família de grandes modelos de linguagem Claude desafia o ChatGPT. O CEO Dario Amodei participou de reuniões de liderança em IA com o Presidente Biden, o Primeiro Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e outras autoridades.
Fundação: 2021
Investidores: Google, Amazon, Salesforce, Zoom e outros
Gestão: O CEO Dario Amodei era anteriormente vice-presidente de pesquisa na OpenAI. Sua irmã, Daniela Amodei, presidente da Anthropic, costumava ser vice-presidente de segurança e política na OpenAI.
Cohere
A Cohere desenvolve grandes modelos de linguagem para alimentar aplicativos de IA generativa para empresas. Alternativa à OpenAI, a plataforma da Cohere é utilizada por clientes como Spotify, Glean e Oracle. A McKinsey oferece a tecnologia da Cohere para que os clientes a integrem em suas operações. A Cohere foi até mesmo apontada como potencial compradora da Stability AI, a startup que comercializa o popular modelo de geração de imagens, Stable Diffusion.
O vencedor do Prêmio Turing, Geoffrey Hinton (que é um investidor), teve isso a dizer sobre a Cohere: “Os modelos de linguagem muito grandes estão dando aos computadores uma compreensão muito melhor da comunicação humana. A equipe da Cohere está construindo tecnologia que tornará essa revolução em compreensão de linguagem natural muito mais amplamente disponível.”
Fundação: 2019
Investidores: Oracle, Salesforce, Nvidia, Geoffrey Hinton, Fei-Fei Li, Index Ventures
Gestão: Os fundadores Aidan Gomez e Nick Frosst eram pesquisadores na Google Brain.
AI21 Labs
Considerada uma concorrente da OpenAI, a AI21 Labs está desenvolvendo grandes modelos de linguagem, especialmente a família de modelos Jurassic que inclui o poderoso Jurassic-2. Os modelos da AI21 estão impulsionando sua própria plataforma NLP-as-a-service, AI21 Studio, projetada para que as empresas aproveitem as ferramentas de IA. Também construiu o Contextual Answers, um mecanismo de IA que permite aos desenvolvedores integrar capacidades de consulta de informações em seus aplicativos.
A Capgemini, a gigante de eletrônicos Samsung e os desenvolvedores de jogos de vídeo Ubisoft estão listados como usuários do AI21 Studio. A AI21 também se uniu a empresas como AWS, Google Cloud, Snowflake e Dataiku para melhorar e integrar sua tecnologia.
Fundação: 2017
Investidores: Nvidia, Google, Intel Capital, Comcast Ventures, Samsung Next
Gestão: O fundador e co-CEO Yoav Shoham vendeu duas empresas para a Google (Katango, vendida em 2013 e Timeful, em 2015) e foi cientista principal na Google. O co-CEO Ori Goshen anteriormente foi empreendedor residente na Cisco e fundou a Crowdx. O presidente da AI21, Amnon Shashua, fundou a Mobileye, a startup de direção autônoma pertencente à Intel.
Hugging Face
A Hugging Face teve um ano significativo em 2023 – hospedando alguns dos modelos de IA de código aberto mais populares, incluindo Llama 2, e estabelecendo parcerias com grandes empresas como Dell e AWS, além de lançar seus próprios modelos. É o lar sorridente de muitos repositórios de sistemas de IA de código aberto.
Fundação: 2016
Investidores: Salesforce, Google, Amazon, Nvidia, Intel, Qualcomm, IBM
Gestão: O co-fundador e CEO Clément Delangue trabalhou anteriormente na eBay, enquanto o CTO Julien Chaumond possui experiência na Infosys e Stanford em seu currículo. Chaumond também foi um consultor do vice-ministro francês para assuntos digitais.
Aleph Alpha
A Aleph Alpha é a startup alemã por trás do grande modelo de linguagem Luminous.
A empresa está trabalhando em uma série de modelos e sistemas multimodais projetados para uso empresarial. A empresa também desenvolve soluções de IA para governos, oferecendo a eles a capacidade de aplicar a IA “em um ambiente soberano”.
Fundação: 2019
Investidores: Bosch Ventures, HPE, SAP, empresas do Grupo Schwarz
Gestão: O CEO Jonas Andrulis é ex-engenheiro sênior de IA na Apple. O VP de tecnologia da empresa e co-fundador, Samuel Weinbach, trabalhou anteriormente na Deloitte.
Scale AI
Com sede em São Francisco, a Scale AI é uma empresa de IA que ajuda as empresas a treinar e rotular seu próprio software de IA. A OpenAI está colaborando com a empresa para aprimorar versões turbo de seus grandes modelos de linguagem GPT desde agosto. A Scale também trabalhou com Meta, Microsoft, Toyota e General Motors, entre outros.
A Scale também colaborou com a administração Biden em maio para ajudar a desenvolver um grande modelo de linguagem e plataforma de IA para trabalhar em redes governamentais classificadas dos EUA.
Fundação: 2016
Investidores: Y Combinator, Founders Fund, Accel, Index Ventures, Tiger Global Management, Accel, co-fundador do Quora Adam D’Angelo, co-fundador do Dropbox Drew Houston
Gestão: O fundador e CEO Alexandr Wang é um ex-aluno do MIT que trabalhou anteriormente no Quora, enquanto o CTO de campo Vijay Karunamurthy foi diretor de engenharia na Apple.
Tenstorrent
Com sede em Toronto, a Tenstorrent vende processadores de IA e licencia propriedade intelectual de IA e CPU para clientes que desejam possuir e personalizar seu silício. Sua tecnologia pode ser usada para treinamento e inferência, sendo otimizada especificamente para cargas de trabalho de IA. A empresa tem escritórios em Austin, Texas; Silicon Valley; Belgrado, Sérvia; Tóquio e Bangalore, Índia
Fundação: 2016
Investidores: Samsung Catalyst Fund, Hyundai Motor Group, Kia Motors, Fidelity Ventures, Maverick Capital
Gestão: O CEO Jim Keller é um renomado engenheiro de chips. Ele foi o principal arquiteto da microarquitetura AMD K8 e também fez parte da equipe de design da Apple para os processadores A4 e A5.
Essas são algumas das empresas de IA que estão moldando o cenário tecnológico e prometem trazer inovações significativas em 2024. Estar atento a essas empresas pode fornecer insights valiosos sobre o futuro da inteligência artificial e suas aplicações em diversos setores.