A ByteDance é a empresa de tecnologia que está por trás de uma das maiores plataformas de conteúdo do mundo, o TikTok. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a startup, bem como, quais são as suas pretensões para o futuro.
Qual é a história da ByteDance?
A ByteDance é uma empresa de tecnologia cuja fundação é de março de 2012, na China, por Zhang Yiming, voltada para aplicativos de notícias. O seu produto de maior destaque na época era o Toutiao, em 2013, com o foco em informações.
A plataforma usa inteligência artificial para gerar aos seus usuários uma série de conteúdos que tenham a ver com o seu gosto. Em síntese, é uma das ferramentas mais usadas no mundo com esse tipo de função.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
O sucesso do Toutiao permitiu que a empresa chinesa se expandisse com o passar do tempo e desse foco em outras áreas do seu interesse. Dessa forma, ela lançou outro aplicativo de entretenimento, o Douyin, em setembro de 2016.
Essa plataforma tinha como intuito o compartilhamento de vídeos curtos, o que logo se tornou um enorme sucesso na China. Em suma, ele logo se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo.
O TikTok
Em 2017, nasce o TikTok, que era uma versão global do aplicativo Douyin e não demorou muito para que também se tornasse um sucesso. Como resultado, um ano após o seu lançamento mundial, a plataforma já estava entre uma das mais populares do mundo.
Com mais de um bilhão de perfis ativos, isso fez com que a gigante chinesa comprasse outro app de sucesso, o musical.ly. Dessa forma, em 2018, ela unificou todos os usuários em uma rede social só, ao passo que o nome TikTok permaneceu à frente.
No ano de 2021, o sucesso já era tanto que os seus números eram surpreendentes. Em síntese, a plataforma tinha mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo, ou seja, um fenômeno global.
A expansão
Mesmo com o sucesso do TikTok, a empresa de tecnologia chinesa continuou a investir em outras áreas e ferramentas para se expandir ainda mais, como:
- comércio eletrônico;
- educação online, como o GoGoKids;
- Lark, uma plataforma de trabalho;
- Helo, com o foco no conteúdo localizado em vídeos, imagens e mensagens;
- Flipchat, app de mensagens instantâneas.
O portfólio dessa startup é enorme, uma vez que ela distribui o seu foco para dominar o mercado de tecnologia ao redor do mundo. Nesse sentido, a tendência é que mais produtos surjam com o tempo.
Quais foram os principais desafios da ByteDance em sua história?
A ByteDance teve uma série de desafios em sua história, a começar pelo seu próprio país de fundação, a China. Uma vez que o país tem regras rígidas na divulgação de informações, o que faz com que haja regulamentações que a empresa deve seguir.
Isso significa que o governo controla boa parte do que se dissemina na federação, logo, os seus aplicativos, como o TikTok, são vigiados. Em suma, há duas versões da rede social, uma global e outra que se usa na China, que também é conhecida como Douyin.
Críticas e desafios pelo mundo
Em 2020, a empresa também sofreu com as críticas nos EUA e Índia por conta da segurança e privacidade de dados. Ao passo que a startup teve que enfrentar uma série de regulações que fizeram o TikTok parar de atuar por um tempo para investigações.
A venda das operações do TikTok nos EUA
Em 2021, a ByteDance vende o TikTok para o Walmart e Oracle, visando resolver as preocupações de privacidade com os EUA. No entanto, foram apenas as operações dentro do país para que o aplicativo pudesse funcionar sem que o governo intervisse.
Qual é o segredo do sucesso da ByteDance?
Segundo um dos diretores comerciais da ByteDance, o segredo do sucesso da empresa é a sua cultura, que atua em algumas vertentes, são elas:
- expansão do portfólio ao criar novos produtos e fazer deles um fenômeno;
- contratar os melhores talentos e dar o controle para eles;
- definir metas agressivas;
- apostar na diversidade;
- trabalhar sempre como se fosse o primeiro dia.
Esses são alguns dos pontos que Richard Wu, um dos diretores comerciais da empresa chinesa, destaca sobre o sucesso da companhia.
O que a ByteDance planeja para o futuro?
A ByteDance planeja a expansão global em um futuro próximo, o que significa ter negócios na América Latina, bem como, na África. Em suma, isso traduz no investimento em novas tecnologias de impacto, por exemplo:
- IA;
- realidade aumentada e virtual;
- tecnologias emergentes;
- criar novos produtos;
- fortalecer a marca do TikTok;
- reforçar a segurança e privacidade dos usuários;
- combater a desinformação.
Essas são algumas ambições da startup chinesa para o futuro e, aliás, a mesma já trabalha para alcançar cada uma delas. Por fim, vale lembrar que a empresa busca crescer com o foco na criatividade e educação, bem como, na segurança em todas as suas plataformas.