A ByteDance, controladora do TikTok, está em negociações avançadas para instalar um megacomplexo de data centers no Ceará, com investimento estimado em R$ 50 bilhões — um dos maiores já anunciados no Nordeste.
O projeto foi confirmado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que se reúne nesta terça-feira (13), em Pequim, com representantes da gigante chinesa. A proposta está alinhada à estratégia do governo federal de transformar o Brasil em um hub global de data centers e inteligência artificial.
Ceará como polo estratégico
Segundo o ministro, o governo trabalha em parceria com o Estado para garantir a infraestrutura necessária, com foco na ampliação das linhas de transmissão de energia que atendem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém — provável local do empreendimento.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
“Esses investimentos exigem, até por questões de compliance, energia limpa e renovável. E o Brasil é um celeiro dessas energias”, destacou Silveira.
Agenda com outros investidores
Além da ByteDance, o ministro também manteve reuniões com executivos da Huawei e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), interessados em ampliar investimentos em energia renovável no país.
Próximos passos
Se confirmado, o projeto reforça o protagonismo do Ceará como destino estratégico de investimentos em tecnologia e infraestrutura no Brasil. A expectativa é que novas etapas da negociação avancem ainda neste semestre.