O ano de 2020 foi um tanto quanto conturbado, se é que podemos descrever assim algo tão importante na história da humanidade. Porém, este turbilhão de situações que vivemos serviu para diversas mudanças, não apenas em nossos hábitos de higienização ou convívio, mas também na maneira de pensarmos. Ao ficarmos em casa, novas ideias chegam, seja por necessidade ou criatividade e em muitos despertou vontade de começar a empreender.
Seja o sonho da sua vida ou uma ideia que venho em meio a necessidade de ganhar dinheiro, é preciso empreender de forma criativa e planejada. Grandes ideias morrem por falta de planejamento, não deixe acontecer com a sua.
Para ajudar, separamos algumas ideias para dar o start na jornada, que será longa e trabalhosa, porém, extremamente recompensadora.
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O início da jornada
Começar um negócio pode ser algo muito bem idealizado na mente de uma pessoa por anos, mesmo ela seguindo outra carreira, uma hora, sonho e vontade retornam.
Mas, e quando é preciso se reinventar em plena grande pandemia? Algo que não ocorria a 100 anos? O que fazer quando, infelizmente, é assinada a carta de demissão?
É preciso olhar para o mundo com novos olhos. Tudo pode virar uma oportunidade de negócio, grandes empresas e produtos como, Nutella, Banco Imobiliário, Nescafé e até mesmo o Airbnb, surgiram após uma grande crise. Platão já dizia “A necessidade que é a mãe da invenção.”
Seguindo este pensamento, chegamos a ideia principal deste artigo.
Transforme diversão em trabalho
Ninguém faz aquilo que desconhece, certo?
Se você é um especialista em Marketing abrir um salão de beleza talvez não seja uma boa ideia, a não ser que você contrate alguém que corte os cabelos e você seja responsável pela divulgação do local.
Porém, imagine se cortar cabelos for um Hobby seu? Um hobby que você dedicou tempo, e até um certo dinheiro, apenas por gosto. E ao fazer alguns cortes, acaba recebendo elogios sinceros. Será que seria uma boa abrir um salão e rentabilizar seu hobby?
A resposta é sim, claro, mas… A conjunção adversativa “mas” retrata muito bem algo que falamos anteriormente, planejamento.
Imagine que você busque abrir seu salão de beleza em seu próprio bairro, para estar perto do trabalho, já ter uma clientela conhecida, tudo muito lindo, porém, você não fez uma pesquisa e ao abrir sente que a quantidade de clientes esperada não encontra você.
Isso significa que você não pesquisou se as pessoas gostariam de um salão na região, se estariam dispostas a abrir mão do local onde cuidavam do seus cabelos para irem até você, se já existe uma concorrência forte na região, dentre outras diversidades.
Por isso, ao abrir algo para nutrir seu hobby, pesquise muito bem, cada pedacinho do mercado e da região na qual você está adentrando. Caso os resultados sejam positivos, mergulhe de cabeça, não há nada melhor do que trabalhar com o que te dá prazer em fazer.
Sua área possui diversas possibilidades
Antes de pensar em abrir um negócio, a maioria das pessoas possui um emprego, podemos dizer, convencional.
É muito difícil iniciar a carreira profissional empreendendo logo de cara, todos precisam de experiência no mercado. Com certeza este é o seu caso, sua experiência será fundamental para seu empreendimento.
Por isso, nossa segunda dica é, olhe bem para sua área, analise com cuidado todas suas ramificações, um negócio muito promissor pode surgir dessa análise.
Podemos exemplificar com as hamburguerias, uma onda que veio lá de fora para o Brasil, porém, alguém precisou olhar as grandes redes de fast food e ter o insight de fazer de uma maneira artesanal, com lanches mais elaborados e gostos mais sofisticados.
Ou, podemos olhar as agências de publicidade e ver como cada uma possui um foco. Existem as que são focadas em conteúdo, outras em análise de dados, algumas fazem um pouco de tudo, e se fomos falar de todas as áreas, ficaríamos aqui o dia todo. Porém, alguém analisou o mercado publicitário e viu que poderia ser diferente. Até porque se você viu Mad Men (série disponível na Netflix) sabe bem como era o funcionamento de agências na década de 1960.
Traga algo diferente
Sendo hobby ou dentro da sua área, traga algo diferente para seu público, inove.
Fazer algo apenas porque funcionou com determinado estabelecimento está longe de significar sucesso para você.
Você pode vender hambúrguer, mas traga um sabor seu, como novos blends de carne, com temperos que encontrou em alguma viagem ou com um método de venda diferente que conseguiu criar.
E você também pode fazer publicidade, desde que seja inovadora, seja criativa, sem cópia de ideias.
Em resumo, você pode fazer tudo, basta trazer algo diferente para aquele segmento, algo que irá chamar atenção do público.
Todos nós temos nossas próprias personalidades, seu negócio não é diferente, ele precisa ter identidade. E quem irá criá-la é você.