Índios com internet sim. Imagine uma população que vive mais isolada. Nesse cenário, um dos habitantes sofre um infarto. O que fazer? Como pedir ajuda? É preciso chamar uma ambulância para levar ao hospital mais próximo. E é justamente nesse sufoco que ter um sistema de internet wifi faz diferença.
Foi para fomentar essa qualidade de vida que a Comtxae surgiu em 2019. “A conexão da aldeia com o mundo é um direito básico, direito do cidadão poder se comunicar com o resto do Brasil, de forma em geral. A internet é um caminho, um meio para a evolução”, explica Lucas Boscacci, fundador da empresa.
Aldeias
Desde 2014, o CEO faz incursões na Amazônia. Foi em 2019 que acabou instalando internet na aldeia Yawarani, no Acre. Logo depois, fez o mesmo trabalho para a aldeia Kuntamanã, situada no mesmo estado.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
“O objetivo da empresa é levar qualidade de vida através de serviço de infraestrutura básica, como telecomunicação, energia solar, água potável e saneamento, para então levar projetos de educação e cultura”, ressalta Lucas.
Até agora 36 aldeias já possuem sistema wifi via satélite instalado pela Comtxae. Antes da empresa, algumas tribos já tinham conexão de internet, oriundo do projeto do governo federal Internet nas Aldeias. “Nós somos escolhidos pelas tribos hoje em dia. Geralmente, são as tribos que têm maior influência política, maior capital para investir para si, comprando serviço de wifi inteligente e energia solar”.
Serviços
Além de wifi, a Comtxae também instala energia solar e água potável na aldeia. E o serviço pode ser contratado ou patrocinado. “Todas as pessoas que querem a preservação da Amazônia, que querem o bem-estar dessas pessoas, devem participar e ajudar”, explica.
Basta acessar ao site da empresa e patrocinar (apadrinhar) uma aldeia, viabilizando recursos.
Missão
Fornecer esses serviços é uma verdadeira missão, pois energia, internet e água potável geram qualidade de vida e desenvolvimento. Mas Lucas conta que a empresa visa mais: a Comtxae quer promover educação, cultura e tecnologia.
“A tecnologia é um meio para alcançar esse fim que é fortalecer a cultura e educação desses povos, cada qual no seu desenvolvimento”, finaliza.