A Conta Simples é uma fintech, ou seja, uma startup do ramo financeiro, cujo foco é oferecer soluções para pequenas e médias empresas. Como diferencial, ela promete menos burocracia e acesso a ferramentas que facilitam a gestão dos negócios para os clientes.
O que é a Conta Simples?
A Conta Simples é uma fintech brasileira que oferece soluções como conta digital e emissão de cartões pré e pós-pagos. Além disso, possui recursos que facilitam a gestão financeira para outras empresas, tais como:
- relatórios financeiros;
- reembolsos;
- controle de gastos;
- envio de comprovantes de compras.
A startup atraiu a atenção de grandes investidores, por isso, a fintech captou R$ 200 milhões em rodada série B. Essa foi a segunda abertura para investimentos e entre os fundos que apostaram nela estão, por exemplo:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- Valor Capital;
- Jam Fund;
- Base 10 Partners.
Como surgiu a Conta Simples?
A Conta Simples surgiu a partir de uma dor comum de seus fundadores, Rodrigo Tognini, Fernando Santos e Ricardo Gottschalk. Como empresários, à frente de outros negócios, eles sofriam com a burocracia de bancos tradicionais para ter acesso ao crédito.
Com isso, decidiram criar uma empresa que tornasse esse processo mais ágil, a fim de simplificar a gestão financeira. Dessa forma, podem ajudar outros negócios a crescerem, sem gastar muito tempo em tarefas burocráticas.
Quem é o público-alvo da startup?
A startup tem como foco atender pequenas e médias empresas, bem como, startups. Por isso, possui entre seus serviços várias facilidades que agilizam processos internos, o que é essencial para negócios com equipes reduzidas.
Outro ponto essencial é a análise de crédito mais rápida, que permite que empresas consigam o valor que precisam para melhorar sua operação.
Quais são os serviços que a Conta Simples oferece?
Os dois principais produtos da Conta Simples são a conta digital e os cartões, ambos destinados ao uso empresarial. Mas, cada um deles tem alguns diferenciais pensados para facilitar a gestão no cotidiano, veja a seguir.
Conta para pessoa jurídica
Os usuários da conta digital Simples dispõem de pix gratuito, bem como, pagamento de boletos e a emissão de cartões direto pela plataforma, sem precisar se deslocar até o banco.
O saldo depositado em conta ainda têm rendimento com base no CDI, ou seja, mesmo para quem não tem tempo para investir, pode aproveitar e fazer o dinheiro render.
Outra facilidade é a criação de perfis de usuários diferentes. Assim, a empresa pode delegar funções dentro da empresa, sem ficar dependente de uma única pessoa. Por exemplo, pode criar um perfil para aquele responsável pelas contas a pagar, com:
- limites para transações;
- tipos de operações permitidos.
Tudo isso faz com que os clientes ganhem agilidade em suas tarefas internas, mas sem perder a segurança e o controle sobre as suas finanças.
Cartões para cada área da empresa
A Conta Simples ainda permite que os clientes emitam cartões tanto físicos como digitais para uso em diversas áreas da empresa, com limites pré-definidos. Além disso, é possível receber as notificações de compras pelo aplicativo ou consultar pela internet.
A startup também possui um programa de cashback, que devolve um percentual do valor das compras ao atingir um determinado teto. Ainda, a depender do perfil de gastos, o cliente pode obter isenção de mensalidade.
Quais são as vantagens da Conta Simples?
A Conta Simples oferece uma interface simples, que permite concentrar toda a operação financeira da empresa. Assim, os responsáveis podem ter acesso às entradas e saídas, bem como, aos registros de uso dos cartões corporativos.
Dentro do aplicativo ainda é possível ter acesso a relatórios com os valores dos gastos por categoria de despesa e obter insights sobre como reduzir custos e aumentar a margem do negócio.
Ainda, ela conta com uma função para facilitar o processo de reembolso de despesas, basta anexar a nota fiscal dentro do aplicativo. Com isso, há uma redução no uso de papel e tempo de pessoal para esse tipo de pedido.
Quais são as desvantagens da Conta Simples?
Entre os pontos negativos da Conta Simples, vale citar que ela não possui atendimento para pessoa física. De fato, seu foco está em atender empresas, mas muitos empresários preferem manter suas contas no mesmo banco para receber o Pró-Labore, por exemplo.
Outro ponto é que a startup ainda não oferece serviços adicionais, como máquinas de cartão. Por isso, acaba perdendo uma fatia do mercado, para empresas que têm esse item e a conta digital atrelada.
Já para empresas maiores, a falta da função de incluir a folha de pagamento entre os serviços, também é um ponto que pesa na escolha em aderir a fintech.
A Conta Simples oferece empréstimos?
A fintech Conta Simples recebeu autorização do Banco Central para oferecer empréstimo direto em sua plataforma. Dessa forma, poderá atender também nessa esfera de serviço, com uma solução completa para empresas.
Essa nova modalidade ainda não foi anunciada de forma oficial aos clientes, mas diante do novo aporte financeiro que recebeu de investidores, deve ser um dos próximos passos da empresa em seu projeto de expansão.
Vale a pena aderir à Conta Simples?
A Conta Simples é uma boa opção para empresas e startups que não têm um número grande de funcionários. Isso porque, suas funções facilitam o dia a dia ao dar autonomia a cada setor por meio dos cartões emitidos com um limite pré-fixado.
Ela também possui recursos que auxiliam na gestão, ideais para aqueles empresários que ainda não têm um departamento financeiro estruturado. Assim, podem manter o controle sobre as entradas e saídas de forma fácil e visual com os relatórios no aplicativo.
Outra promessa da empresa é ter um processo de análise de crédito mais rápido, menos formal e com boas chances para startups, bem como, micro e pequenas empresas.
A Conta Simples é uma das fintechs brasileiras em franca expansão, que busca ampliar seu portfólio de produtos. Além disso, é uma plataforma segura para uso e possui todas as licenças para operar com produtos financeiros.