A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com a Secretaria de Planejamento de Gestão (Seplag), realizou nessa quinta-feira (20) o Blockchain Day. O objetivo da ação foi esclarecer dúvidas sobre a tecnologia. Além disso, sua intenção foi falar sobre reunir os serviços do governo em um único local e de forma digital. Desta forma, o evento reuniu dezenas de servidores e colaboradores no auditório do Tribunal de Justiça do Ceará.
Durante a oportunidade, a coordenadora da Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Evelise Braga, explicou mais sobre o assunto. Falando junto com a diretora de Relacionamento e Negócio da Etice, Silvana Fujita, ela afirmou que a tecnologia blockchain possibilita o compartilhamento de dados com confiança, rastreabilidade, controle e volume de informações. Assim os presentes puderam entender melhor como funciona esta tecnologia.
Junto com as especialistas, o principal palestrante do evento foi Otávio Soares, empresário que é especializado em blockchain e trouxe informações sobre o processo de transformação digital em empresas e órgãos governamentais. Ele repercutiu questões a respeito da lógica por trás desta tecnologia. Entre seus benefícios, destacou a redução da burocracia, combate a fraudes e mais segurança no compartilhamento das informações.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Trazendo novas perspectivas com blockchain
Soares destacou para os presentes que o acesso a informações confiáveis enfrente diferentes dificuldades. Entre elas está a disponibilidade em bases distribuídas, de forma que o blockchain pode mudar este problema. Isto porque possibilita uma centralização de dados sem que haja nenhuma deficiência, além de preservar a integridade destes de ponta a ponta onde circulam.
O empresário também trouxe outros benefícios que há em adotar o blockchain para armazenar informações. De acordo com Otávio, é possível ter segurança com dados sigilosos, além de uma maior capacidade transacional global, com menos despesas, barreiras de entrada e baixos custos. A descentralização e instantaneidade na distribuição de conteúdo são outras vantagens apontadas por ele ao contar com esse recurso.
Por trabalhar com o sistema de registro de dados, o blockchain também mantém o histórico de qualquer mudança que possa haver em suas informações. Isto possibilita um controle maior e mais confiança com relação aquilo que ele armazena. Trata-se de uma forma rápida, simples e eficiente para administrar dados, independentemente do tamanho ou quantidade destes. Assim, a opinião de Soares é bastante favorável com relação a adoção desta tecnologia, principalmente em locais que dependam daquilo que tenham registrado em suas bases.