A experiência do usuário ou user experience (UX), tem como foco obter uma melhor relação entre cliente e empresa por meio de novas práticas de marketing. Ou seja, a ideia é sempre satisfazer o consumidor, ser eficiente e atrair mais público para manter o seu negócio.
O que é experiência do usuário?
Quando se fala do mundo online, por exemplo, a navegação de um website deve ser fácil e com um bom conteúdo para reter o usuário. Porém, para que isso ocorra, a página precisa ser bem estruturada e funcional. Além de investir em uma boa hospedagem para seu site.
Tudo tem relação com a percepção que o cliente possui sobre os sites, plataformas, produtos, atendimento, interação e mais. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente e você sabe que a concorrência pesa.
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Pontos importantes do UX
Entender o que o seu público procura e buscar soluções diárias de navegação em seus canais são pontos importantes para satisfazer o usuário.
É papel do desenvolvedor, designer e redator promover uma boa experiência online em qualquer fase do processo e agradar o consumidor. Entretanto, eles buscam em alguns pilares a forma de levar tudo da forma mais clara e direta para atrair as pessoas.
Veja abaixo quais são:
- Utilidade;
- Usabilidade;
- Estética;
- Desempenho;
- Acessibilidade.
Elementos que devem ser considerados no UX
Existem mais elementos que devem ser implementados para garantir a audiência de forma qualificada. Ter credibilidade e entregar aquilo que prometeu é algo básico, além disso, a navegação intuitiva precisa ser aplicada para não ter a necessidade de suporte.
Inovar e interagir para criar vínculos com o consumidor são outros aspectos que completam a estrutura para uma boa experiência do usuário.
Navegação intuitiva
Quem compra pela internet, busca praticidade e facilidade na hora de ir atrás de um produto para adquirir. Nesse sentido, quando você entra pela primeira vez em um site, deseja que ele seja prático e objetivo para efetuar a aquisição daquilo que procura.
O cliente precisa ter uma navegação intuitiva que o direcione em todas as etapas sem precisar de ajuda e no menor tempo possível.
Vantagens de uma boa experiência do usuário
Um site bonito, simples de navegar, rápido e intuitivo gera uma melhor impressão, o que é positivo e agrega valor à marca. Isso ajuda a transformar o visitante da página em um futuro cliente, a famosa taxa de conversão e pode fidelizar o comprador.
Oferecer produtos e ,junto disso, se preocupar com a qualidade da experiência, vai gerar mais leads com maior ticket médio.
Benefícios extras do UX
Outros benefícios podem ser analisados para você aplicar em seu negócio de forma contínua. A princípio, alinhar toda a equipe que trabalha com um site ou aplicativo torna o trabalho mais coeso e direcionado para os valores da marca.
O atendimento e possíveis promoções estarão alinhadas para evitar eventuais erros no processo. Além disso, outros benefícios sobre a experiência do usuário são os seguintes pontos:
- Acompanhar padrões comportamentais;
- Sempre realizar testes antes de colocar a página no ar;
- Aprimorar a usabilidade.
Aperfeiçoar a experiência do usuário
Promover uma boa interação entre produtos e serviços faz parte da experiência quando uma pessoa navega pela internet para comprar algo. Entender a necessidade por trás disso é essencial para converter o usuário e com isso, gerar mais lucro.
Melhor impressão da sua marca
Toda fase da compra deve ser alvo do UX para melhorar o atendimento, resolver possíveis problemas e focar em pós-venda em relação à interação entre consumidor e marca.
Quando você aprimora todos os aspectos do processo, gera maior satisfação no cliente final e cria melhor impressão do negócio.
Por que é importante priorizar a experiência do usuário?
É importante priorizar a experiência do usuário. O objetivo é garantir toda segurança, dar suporte e facilitar a decisão para suprir os desejos de quem vai comprar.
Gerar uma análise positiva da jornada contribui para que o seu negócio se destaque e não fracasse em meio a tantos concorrentes.
Estratégias para aplicar e melhorar a experiência do usuário
Você pode aplicar estratégias para reter o maior número de pessoas em seus canais digitais. Então, um bom atendimento já é algo que vai melhorar a experiência e vai trazer pontos a favor para o negócio, por exemplo.
Analise as métricas a partir do momento em que uma pessoa entra no site até o passo final. Dessa forma, você vai ver tudo o que o usuário fez e, a partir daí, aprimorar e valorizar o cliente.
Crie conteúdos atrativos e de fácil leitura, seja objetivo na sua proposta e ofereça canais para que a pessoa possa entrar em contato.
Quais são os erros ao aprimorar a experiência do usuário?
Um dos principais erros das empresas é não usar ferramentas que auxiliem o marketing e o setor de vendas na gestão da experiência do usuário. Assim, vale automatizar algumas tarefas que vão ajudar o seu negócio.
Outro ponto é ter um site não responsivo, ou seja, compatível com todos tipos de aparelhos como tablets, celulares e computadores.
Mais falhas que devem ser evitadas
Deixar de lançar gatilhos mentais ou recursos como landing pages e call to action durante o processo de compra são erros bem comuns. Não otimizar bem as páginas de um site, por exemplo, afasta o cliente, assim como formulários longos de conversão e compra.
Cuide do usuário, conheça o perfil do público-alvo, foque para diminuir a taxa de rejeição e aumente o tempo da pessoa em seu canal.