Venha conferir como a Feira do Empreendedor pode impactar na sua vida. Saiba por que você deve participar do evento, quais são os benefícios que ele traz e as atrações que oferece. Entenda como se inscrever, a fim de participar da próxima edição.
O que é a Feira do Empreendedor?
Há mais de 20 anos sendo realizada pelo Sebrae, a Feira do Empreendedor tem como grande objetivo fomentar e incentivar o empreendedorismo brasileiro. Devido a grandeza geográfica do Brasil, o evento é realizado em vários estados. E assim, com o foco voltado para as oportunidades de cada região, busca trazer conteúdo para realidade local. Cada edição é feita em um local diferente, no entanto, é bom acompanhar o portal do Sebrae para ficar informado sobre onde irá ter a feira.
Para que serve a Feira do Empreendedor?
A Feira do Empreendedor serve, portanto, como um lugar onde o empreendedorismo nacional possa ser fomentado e com isso gerar negócios. Sendo assim, são ótimos locais para:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- Comprar máquinas;
- Ver palestras;
- Fazer network e firmar parcerias;
- Além de ajudar quem quer empreender ou expandir seus negócios.
Quais os benefícios da Feira do Empreendedor?
A Feira do Empreendedor é uma oportunidade única para sua empresa se destacar em seu setor e obter acesso aos mesmos clientes que seus concorrentes. Nesta era digital, onde a maior parte do marketing é feito online, muitos se enganam pensando que as exposições não são mais relevantes para o seu negócio.
Só que elas se tornaram cada vez mais populares entre os tomadores de decisão. Ela oferece à sua empresa um grande número de clientes em potencial que você pode conhecer pessoalmente, apesar do mundo se tornar um local cada vez mais remoto. Por outro lado, as feiras de negócios apresentam oportunidades revolucionárias que não é possível encontrar em nenhum outro lugar.
A decisão de participar de uma exposição pode ser o fator decisivo que levará sua empresa a se tornar uma das líderes do seu setor. Mas, se ainda não tem certeza se precisa expor sua empresa, aqui estão três razões pelas quais você deve ir ou participar desse evento.
Conecte-se com os clientes frente a frente
Uma das maiores vantagens da Feira do Empreendedor é que você pode conhecer os clientes pessoalmente. A necessidade de interação humana é a principal razão pela qual as exposições não perderam relevância para a tecnologia moderna. Apesar de todas as oportunidades de marketing digital que a internet oferece às empresas, o ponto principal é que os empreendedores ainda preferem conhecer as pessoas com quem fazem negócios cara a cara.
Para ganhar leads, você precisa ganhar confiança, o que é mais fácil de obter frente a frente. A comunicação feita de forma presencial é a melhor maneira de evitar qualquer mal-entendido, não é surpresa que os consumidores em potencial se sintam mais à vontade em falar de negócios pessoalmente.
Gere leads lucrativos e feche vendas
Ir à Feira do Empreendedor lhe dá a chance de expandir sua base de clientes. Entretanto, a maioria das pessoas presentes no evento são compradores em potencial. Que no entanto, terão interesse em seu setor e nos produtos ou serviços que você oferece. Como é uma exposição, significa que vai poder vender direto para quem toma as decisões, logo, a escala geradora de leads fornecidas pelo evento não pode ser subestimada.
Obtenha feedback direto do seu público-alvo
A Feira do Empreendedor oferece uma chance única para descobrir em primeira mão o que seus clientes querem ou ignoram. E, ao contrário de outros métodos de obtenção de feedback, em uma feira comercial você pode falar com eles em tempo real sobre seus produtos ou serviços.
É também o ambiente ideal para testar como os participantes se sentem sobre as mudanças que estão pensando em fazer em seu negócio. Com apenas uma pequena quantidade de preparação, é possível obter algumas pesquisas de mercado valiosas que podem ajudá-lo. E assim, irá resolver alguns dos problemas de sua empresa.
Quais as principais atrações do evento?
A Feira do Empreendedor, como qualquer grande evento, tem muitas atrações para os seus visitantes. O conteúdo das exibições vai depender da região em que está sendo realizada, pois, será de acordo com a demanda e realidade local. Sendo assim, elas se dividem em três tipos, veja quais:
- Expositores;
- Palestras e capacitação;
- Encontro com investidores.
Palestras e capacitação
O evento traz várias opções de cursos e palestras com o intuito de capacitar quem quer iniciar sua empresa ou para quem já tem uma. O conteúdo é muito diverso e varia de acordo com a região. Por exemplo, se for em uma área em que o setor agrícola é forte terá muitos assuntos sobre esse ramo, como ideias para mecanizar a colheita, aumentar a produtividade ou como começar a sua plantação. Temas que vão do iniciante ao avançado.
Expositores
Um dos maiores motivos para participar da Feira do Empreendedor é a exposição das marcas e produtos. Em 2019, no evento realizado em São Paulo, foram mais de 500 empresas que ofereceram suas mercadorias, serviços e conhecimentos para ajudar clientes e outras companhias a crescerem.
Os expositores nem sempre são os mesmos, pois variam todos os anos, seja por causa da região como já foi citado antes ou por demanda de mercado. Mas, há sempre um serviço ou produto adequado para solucionar os problemas de diversos nichos em geral.
Encontro com investidores
São feitos vários encontros e reuniões com investidores na Feira do Empreendedor, muitas delas realizada pelo Sebrae. E portanto, traz muitas oportunidades para quem quer apresentar suas ideias e levantar capital para começar seu negócio.
Como participar do evento?
Muitos empreendedores têm dúvidas de quanto custa o ingresso da feira, no entanto, a entrada é gratuita para visitantes. Portanto, todos que queiram ir serão bem-vindos, mesmo com muitas atrações, o evento está disponível a todos.
Como visitante, basta se inscrever no site oficial, a fim de ter um crachá para entrar nos dias do evento. Por exemplo, se quiser ir à Feira do Empreendedor em Fortaleza, é só fazer sua inscrição e aproveitar todas as novidades da exposição.
Para aqueles que desejam expor seus produtos ou serviços, precisam enviar uma proposta de compra de um estande. Em relação ao valor, vai depender de onde for realizado e qual é o público esperado, para ser aprovado, há uma série de requisitos estabelecidos pelo Sebrae. Poderá participar do evento como investidor, mas, também é necessário preencher um cadastro, que depois passará pela avaliação dos realizadores do encontro.
Como pode ver, a Feira do Empreendedor traz muitas oportunidades e pode te ajudar a alçar voos maiores. Então, não perca mais tempo, confira no site oficial quando será a próxima edição e participe.