A falsa promoção de produtos e serviços – geralmente gratuitos, usando a marca de empresas de grande porte – é um dos campeões de golpes na internet. Funciona sempre da mesma forma: uma mensagem chamativa, por e-mail ou aplicativo de mensagem, oferece um produto grátis ou um por um valor irrisório ao consumidor – basta que ele clique na área indicada. Caso o usuário atenda a esse impulso, o golpe se inicia, e pode ir desde a infecção por malwares e vírus fraudulentos até a extorsão de dinheiro, o sequestro de dados pessoais e contas em redes sociais. “Esses cibercriminosos se aproveitam da reputação de companhias reconhecidas no mercado para aplicar os golpes. A motivação dessas campanhas falsas é sempre financeira”, destaca o especialista em cibersegurança Alberto Jorge, CEO da Trust Control.
Uma solução inovadora foi desenvolvida para diminuir a ocorrência desses cibercrimes, que podem prejudicar tanto os usuários em geral quanto as próprias empresas, que têm suas marcas usadas indevidamente. “Temos um serviço que monitora as campanhas de internet, normalmente ligadas a marcas, a partir de palavras-chaves. Por esse monitoramento, conseguimos detectar se o domínio da companhia está sendo usado indevidamente”, descreve Alberto Jorge. “Dessa forma, podemos entender se está havendo algum tipo de campanha fake, alertar o nosso cliente e tomar uma medida proativa, como o bloqueio de mensagens e do próprio domínio falso da empresa que também está sendo vítima do cibercriminoso”, explica o CEO da Trust Control.
Contexto falso
Alberto Jorge explica que, nesse tipo de golpe, os cibercriminosos criam um contexto, para que o usuário acredite naquela oferta – pois geralmente são marcas próximas do consumidor. “São diversas possibilidades: eles podem fazer com que a pessoa pague um boleto, faça um Pix ou ceda dados pessoais. Infelizmente, hoje é muito fácil para esses hackers criarem e-mails falsos, se passando por essas empresas, porque grande parte delas não têm tecnologia implementada para evitar essa fraude”, observa Alberto Jorge. “Já houve muitos casos graves de extorsão, de cibercriminosos se passando por um fornecedor, conseguindo o pagamento de boletos falsos de alto valor, causando enormes prejuízos”, reforça o especialista.
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Recomendações
Investir em ferramentas como esta, que preservam a utilização das marcas, é uma das recomendações mais eficientes para evitar que as empresas passem por grandes prejuízos. “Pior é quando a empresa tem de responder por um processo, movido por um consumidor, em razão da utilização criminosa daquela marca. É um grande prejuízo para a imagem da companhia”, alerta Alberto Jorge.
Para os usuários em geral, valem as já conhecidas recomendações, como evitar o clique em qualquer mensagem e sempre desconfiar de vantagens oferecidas. “Consultar o site oficial das empresas é a principal dica, pois quando a campanha é real, sempre vai aparecer nas ações oficiais da companhia”, reforça Alberto Jorge.