A manufatura é um dos setores que fazem parte da estrutura econômica de produção global e que pode ganhar auxílio de robôs colaborativos. Em suma, conheça mais a respeito desse conceito e como o uso de IA no campo da robótica irá impactar na produtividade.
O que significa manufatura?
A manufatura nada mais é do que o trabalho manual, feito à mão, onde há a divisão de tarefas para cada operário. Em síntese, esse conceito é a evolução do artesanato que se deu no século XV, como uma forma de organização e produção trabalhista.
Para resumir, a sua estrutura se baseia nas técnicas de desempenho artesanal, no entanto, as tarefas ocorrem em conjunto com muitos funcionários. Ao passo que todos devem cumprir a sua jornada de trabalho, bem como:
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
- ter hora para iniciar e para terminar;
- estar sob o comando de um líder.
O termo, a princípio, tem origem em oficinas naturais, todavia, atualmente, a sua expressão se atribui para fábricas ou estabelecimentos industriais. Uma vez que o conceito é a ideia de transformar matéria-prima em um artigo final ou semi-acabado para o comércio.
Ao dizer que um produto é manufaturado, significa que a sua produção é industrial. Em suma, isso envolve uma série de etapas até que ele fique pronto, como carros, móveis, eletrônicos, medicamentos, entre outros.
O que é a indústria de manufatura?
A indústria manufatura é um ramo econômico que se dedica a transformar a matéria-prima em um produto final, seja ele semi-acabado ou finalizado. Em suma, o conceito também é muito conhecido como setor secundário.
Para exemplificar de uma forma ainda mais clara, a área manufatureira é como uma cozinha, que pega os ingredientes de uma receita e a prepara. Desse modo, o resultado é o que se chama produto manufaturado, que irá para o comércio.
Quais são as etapas de um produto manufaturado?
Um produto manufaturado passa por muitas etapas em seu processo de produção, ao passo que a primeira delas é o planejamento, bem como, o design.
É nessa fase que se estabelece os pontos antes de ir para a parte prática da sua fabricação ao definir suas características principais, por exemplo:
- o uso de materiais para a sua fabricação;
- componentes;
- função;
- características.
Após tal ponto, chega a etapa para a aquisição da matéria-prima que é necessária para a sua produção em massa. Depois disso, é hora de transformá-la no produto final por meio de vários processos, o que envolve máquinas, ferramentas e mão de obra humana.
Com a conclusão de cada fase, há a inspeção para garantir o controle de qualidade. Por fim, o item é embalado e enviado ao cliente ou distribuidor.
Quais são os tipos de manufatura?
Os tipos de manufatura variam conforme o produto, bem como, o seu volume de produção. Ao passo que cada uma delas têm as suas características próprias, além de vantagens e desvantagens, contudo, os principais modelos são:
- discreta;
- contínua;
- por processo.
As empresas escolhem aquela que mais se encaixa no seu perfil de atuação, do mesmo modo, conforme os objetivos que desejam atingir. Enfim, conheça mais sobre esses tipos de manufatura presentes no cenário industrial.
Discreta
Nesse modelo, a fabricação é de itens únicos e identificáveis, como peças de carros autônomos, eletrodomésticos, entre outros. Além disso, o volume de produção é diverso, ao passo que varia de lotes pequenos e médios, sob encomenda ou estoque.
Aqui também há uma maior adaptação às mudanças do mercado. Contudo, o poder de investimento nesse setor é menor do que em outros modelos, por outro lado, o custo de produção é maior.
Contínua
Nesse modelo, a fabricação dos produtos acontece em massa de itens similares, como os da indústria química, papel, óleo e muito mais. Em suma, o custo por unidade é menor por conta da sua produção, ao passo que são feitas em larga escala.
Manufatura por processo
Aqui é onde ocorre a produção da matéria-prima em um produto final, uma vez que passa por várias etapas químicas e físicas. Do mesmo modo, há um processo rigoroso de padronização, bem como, no controle de qualidade.
Outros modelos
Há também diversos outros modelos de manufatura, como a repetitiva, cuja produção é em massa de itens padronizados. Além disso, há o tipo enxuto, uma vez que o foco é otimizar os processos, bem como, evitar o desperdício de recursos.
Robôs e IA fazem parte da nova era da manufatura?
Na nova era da manufatura, robôs e a inteligência artificial chegam para ajudar a mão de obra humana a otimizar os processos de produção. Em suma, o campo da robótica visa alimentar as suas máquinas com IA para que se adaptem a todos os tipos de ambientes.
O intuito é que os robôs colaborativos ajudem os operadores a atuarem em conjunto, a fim de ter um maior desempenho. Em síntese, o nome deles é cobots e fazem parte de um estudo da equipe do MIT, nos EUA, que visa otimizar esse processo.
A adoção de IA
Com a adoção de inteligência artificial, a colaboração entre máquina e humano pode fazer com que a produção seja mais inteligente. Ao passo que a IA atua para dar um maior poder de execução de tarefas com os seus sensores 2/3D para identificar objetos.