A área de recursos humanos possui uma participação ativa e fundamental nas decisões de uma empresa. Gerir pessoas, aplicar as políticas e desenvolver o indivíduo colaborador faz parte dessa participação. E apesar das documentações, cálculos e folhas de pagamento, a tecnologia arrumou espaço para transformar, o que podemos chamar de coração da empresa.
Apesar do nome recursos humanos, alguns computadores não irão fazer mal, na verdade a intenção é que eles melhorem ainda mais os processos fazendo com que as hard e soft skills sejam reconhecidas sem falhas, possibilitando conectar a pessoa certa a vaga ideal. Além de melhorar a convivência interna criando um ambiente mais amigável e acolhedor.
Tendências para área de recursos humanos
A tendência que será o pilar do novo RH será a abrangência. Pode-se dizer que a área terá um papel ainda mais estratégico e dará apoio às decisões da empresa. Para isso, será preciso adaptar-se digitalmente e desenvolver novas habilidades, abrangendo sua atuação internamente.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Segue o fio para entender melhor o que significa:
Alteração nas atividades
Se antes a área de recursos humanos era visitada duas vezes pelo funcionário – ao entrar e ao sair da empresa – agora o setor será protagonista no que se diz respeito à gestão de pessoas.
A ideia é não ficar apenas na papelada, no operacional e na burocracia, mas sim buscar o crescimento dos profissionais da empresa otimizando seus resultados. A possibilidade de ver alguém do RH quase todos os dias é grande e sua função será de observar de perto o desempenho pessoal e coletivo, ao mesmo tempo que cuida do ambiente de trabalho o mantendo saudável e favorável.
Dados serão a chave
Dados são uma mina de pedras preciosas atualmente, com eles é possível alcançar níveis inimagináveis há poucas décadas. E, é claro que o setor de RH não poderia ficar de fora da nova moda, e fazer com que seja ainda mais consistentes suas tomadas de decisão, sem depender de achismo ou feeling.
Será possível ver termos que já estão no mercado crescendo ainda mais, alguns exemplos são, People Analytics, Big Data e Business Intelligence. As três estratégias permitem a coleta e o cruzamento dos dados permitindo alcançar novas metas.
Foco no ser humano
Qual o principal elemento que faz uma empresa funcionar? Se a resposta foi pessoas, parabéns acertou em cheio. Sem pessoas, empresas seria apenas um CNPJ em um papel, ou nem ao menos existiriam.
Durante muito tempo, no começo do período histórico chamado de Revolução Industrial, pessoas se submetiam ao cansaço extremo no trabalho. O tempo passou e as coisas mudaram, e ainda bem que para melhor.
Por isso será parte das funções do novo RH pensar nas pessoas que trabalham na empresa. Isso atrai e retém talentos. Assegurar o conforto é fazer com que a equipe esteja produtiva, engajada e unida não importa se no escritório ou home office.
Processos automatizados
Papéis e arquivos já estão fora de utilidade à muito, em seu lugar vieram os processos automatizados e 100% digitais facilitando a execução das atividades.
A ideia é deixar o setor mais ágil e com resultados ainda mais efetivos. Novamente entramos no assunto dos dados, pois com a automatização é possível coletá-los e rastrear a performance.
Softwares serão fundamentais
Uma gestão baseada em dados, automação e tecnologia precisa ser gerida através de softwares. Isso agiliza o tempo e melhora o desempenho não apenas do setor, mas sim de toda a empresa.
O ideal é ter um software integrado permitindo os gestores participarem de processos envolvendo as equipes, enquanto o RH possa acessar as necessidades de cada área, fazendo da tecnologia uma ferramenta fundamental na integração das informações. Isso evita processos longos e demorados e aumenta o impacto positivo.
Hoje a área de recursos humanos é o coração da empresa, no futuro será peça fundamental do cérebro. Trazendo novos resultados nas mais diversas áreas. Ou existe outra maneira de uma empresa ter sucesso se não a com seres humanos felizes e produtivos?