Se você é uma pessoa que tem uma ideia na cabeça e uma vontade no coração, já está na hora de começar com o marketing de conteúdo. Agora, se você já é dono (a) de uma startup, inicie seus conteúdos imediatamente!
Hoje você irá entender a importância do marketing de conteúdo na vida de uma startup, irá aprender que apesar de ser um mercado bem recheado, não fazer significa perda de clientes, e pior, baixa nas vendas.
O que é marketing de conteúdo?
Em poucas palavras, esse tipo de marketing consiste em produzir e divulgar conteúdos relevantes para um determinado público-alvo, a fim de atrair, reter, encantar esse mesmo público. A intenção é transmitir autoridade no assunto, solidificando a startup naquele determinado segmento.
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De uma maneira ainda mais simples é “saber sobre o que se está falando e mostrar isso ao público”. Em troca disso, o alvo do conteúdo se torna consumidor da solução que sua empresa emergente apresenta para determinado problema.
Por que marketing de conteúdo?
É tudo tão simples, como algo assim pode alavancar as vendas de uma startup.
Para que funcione de maneira efetiva, o marketing de conteúdo precisa estar direcionado, não somente ao público-alvo, mas sim a persona, ao consumidor ideal.
Seja você dono (a) de um produto, infoproduto ou serviço será preciso colocar seu cliente em um funil de vendas, onde o usuário que busque uma solução na internet encontre seu conteúdo, a partir dele seja “educado” o suficiente para entender o conceito do seu negócio e ter como solução o que é oferecido por seu negócio.
A realidade das vendas alterou-se completamente com o passar dos anos, hoje cada startup disputa espaço no mercado no qual atua. A tarefa de atração de clientes fica cada vez mais complexa. Caso você tenha dinheiro, fica fácil planejar e estar sempre presente em grandes veículos de mídia, caso não, um conteúdo muito bem planejado e produzido será uma das chaves do sucesso.
Além disso, a prática traz diversas vantagens para quem produz um excelente conteúdo.
1. Redução nos gastos
Citamos anteriormente que para estar nas grandes mídias existe a necessidade de grandes quantias de dinheiro. Um comercial na Rede Globo não sai nada barato aos cofres das empresas.
Já o marketing de conteúdo possibilita muito mais com muito menos. Segundo estudos, o Brasil possui cerca de 134 milhões de pessoas conectadas à internet. É óbvio que seu conteúdo não chegará a esse número, mas a possibilidade de chegar a um número maior de pessoas do que um comercial à tarde na televisão, sem sombra de dúvida é muito maior.
2. Autoridade no assunto
Não existe nada melhor do que comprar um produto ou contratar um serviço de uma empresa que sabe o que faz. Que traga qualidade no que é oferecido por ser autoridade no assunto.
Marketing de conteúdo é um dos pilares para ser autoridade no ramo em que sua startup está inserida. Será através do blog, das redes sociais, do site ou de qualquer meio de comunicação que seu conteúdo resolverá problemas, passará confiança ao público e por fim trará clientes.
3. Maior absorção de leads
Se ter bons contatos já é um dos maiores poderes que uma pessoa física pode ter, imagine uma empresa. O termo leads é utilizado para denominar um início de interesse, é um possível comprador/consumidor de um negócio, produto ou serviço.
O marketing digital é um dos maiores captadores de leads da atualidade.
Mesmo que um cliente não concretize uma compra logo ao encontrar a solução oferecida, tê-lo em sua base de dados e nutri-lo com conteúdo é a chave para em um futuro próximo, fechar mais uma venda.
4. Eduque o mercado
Quem trabalha no mundo dos negócios e já teve experiência de venda, com certeza já se deparou com um cliente ou possível cliente que reclamou do valor de um serviço ou produto ou até mesmo acreditava que tinha mais conhecimento que o (a) vendedor (a).
Isso é muito comum no dia a dia, mas precisa acabar. Ninguém melhor do que o (a) próprio (a) desenvolvedor (a) de um serviço ou produto para saber seu valor e a melhor maneira de funcionamento.
Com o Marketing de Conteúdo, é possível educar, dentro de todo o processo, do topo ao fundo do funil. O possível cliente vai aprendendo mais sobre o mercado no qual sua startup está inserida, entendo todo o funcionamento e, por fim, o valor do produto ou serviço prestado.
A facilidade com que a venda é concretizada a partir de um lead “educado” pelo conteúdo é muito maior.
Quando começar os investimentos no marketing de conteúdo?
Logo de cara já demos um ultimato aos donos e donas de startups no Brasil, faça já seu marketing de conteúdo. Mas para tudo é necessário uma explicação, nada dentro de uma empresa emergente pode ser feito sem planejamento.
A também já citada, persona, é uma das principais informações que se deve ter para começar a produção conteúdo junto a ela, trabalhe o público-alvo, o conteúdo precisa chegar em quem realmente tem ou terá, interesse no produto ou serviço.
Outra questão muito relevante é: busque profissionais para produção dos conteúdos. É nítido que ninguém melhor que o dono ou dona de uma startup para saber do mercado na qual a mesma está inserida, porém, o conteúdo para internet possui diversas técnicas, algumas mais focadas na otimização, como o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para as Ferramentas de Busca), outra na atração, como o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação).
Conteúdo é rei
Temos certeza que você já entendeu a importância do marketing de conteúdo para as startups e sabe que para começar a produção precisa ter itens muito bem definidos:
Deixamos os links para artigos que falam especificamente sobre cada assunto, com isso você poderá sair do contexto geral e aprofundar-se melhor nesse meio. Apesar de falarmos sobre contratação de profissionais, não existe nada de errado em um dono ou dona de startup produzir seu próprio conteúdo, desde que saiba muito bem o que está fazendo.
Lembre-se sempre, conteúdo é rei, e irá ajudar você a alcançar novos patamares no meio online.