Soft skill, mais um termo em inglês que tem ganho cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Mas, afinal, o que significa “habilidades leves”? Como isso poderia ajudar um profissional a ser melhor qualificado? Todos sabem que, para conseguir um bom trabalho, é preciso ter conhecimento técnico e fazer um trabalho bem feito.
A realidade é que ter conhecimento técnico já não basta. As hard skills – como são chamadas as habilidades que podem ser aprendidas através de cursos, treinamentos, workshops – já não são suficientes para estar bem posicionado no mercado. É preciso mais, é preciso ser soft.
O que são soft skills?
Soft skills – também conhecidas como people skills (habilidades de pessoas) ou interpersonal skills (habilidades interpessoais) – é um termo que define habilidades subjetivas e dizem respeito à personalidade do avaliado..
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O termo é utilizado por profissionais da área de Recursos Humanos e tem sua origem datada pelo ano de 1972, em manuais de treinamento das forças armadas americanas. Seu principal objetivo era humanizar os militares. Com isso, o benefício social estaria acima da guerra, melhorando o trabalho em equipe e inserindo um clima mais leve nas instalações.
A importância da implementação do termo foi tão grande, que saiu do exército e chegou ao mercado. As competências sociais e emocionais ajudam no desenvolvimento profissional e pessoal, além de auxiliar na superação de conflitos e fortalecer ainda mais a cultura de uma empresa.
Segundo pesquisa realizada pelo site CareerBuilder, 77% dos recrutadores brasileiros enxergam as soft skills tão importantes quanto as hard skills, enquanto 16% consideram as softs ainda mais valiosas.
E por que as startups devem valorizar as soft skills? Essa pergunta é bem simples de ser respondida. O desenvolvimento dessas habilidades trazem profissionais alinhados à cultura da empresa, além de terem uma melhora na resolução de problemas e maior flexibilidade de adaptação.
Em resumo, profissionais com soft skills fortes, chegam melhor preparados para sua função. Estão prontos para novos desafios e, principalmente, podem chegar muito longe em sua carreira.
O que as startups buscam em um profissional?
Comunicação Interpessoal
A comunicação é um ato tão natural que está presente em toda a vida animal do planeta. E não é apenas o ato de falar que torna uma comunicação efetiva, saber ouvir é fundamental.
A comunicação bem feita está diretamente ligada a uma grande capacidade de persuasão, interpretação, empatia, assimilação e processamento de ideias.
Criatividade
A criatividade está muito relacionada a áreas específicas de atuação. Fotografia, cinema, publicidade e marketing, literatura, etc. Todas essas áreas possuem uma admiração da sociedade por serem tão criativas. Mas, se não fosse pela criatividade de programadores, não teríamos tecnologias tão importantes do nosso dia a dia.
Se não tivéssemos engenheiros criativos, as construções seriam básicas, quadradas e os sonhos dos arquitetos seriam jogados no lixo.
Até porque todos nascem criativos. Quem nunca viu uma criança brincando com bonequinhos e pensou “Como ela imagina isso?”. Fácil, ela simplesmente está conectando as ideias.
Segundo Steve Jobs “Criatividade é a capacidade de unir ideias”, e assim como as crianças, o profissional adulto precisa fazer isso, mas ao invés de enfrentar dragões, é preciso saber como resolver o problema de um cliente ou buscar uma solução para um sistema de computador que possui diversos bugs.
De que forma um aspecto como esse não seria importante dentro de uma startup?
Ética
Ética é um skill que vai além do mercado de trabalho, na verdade ela precisa estar presente na vida de cada ser humano no planeta. É preciso ter respeito com a diversidade e buscar o crescimento da equipe e não apenas do indivíduo. Para ser ético é preciso ser informado, ter empatia com o próximo e respeitar as individualidades. Sempre buscando fazer o que é certo e não o que traga mais benefícios.
Gestão de tempo
Tempo é o bem mais preciso em uma vida, por isso é preciso gerenciar muito bem cada hora vivida. No ambiente profissional, quem possui uma boa gestão de tempo costuma entregar suas demandas no prazo – item muito importante no dia a dia de uma startup. Isso mantém toda a produção dentro do prazo, evitando atrasos com os clientes e gastos desnecessários de dinheiro e energia.
Inteligência emocional
Saber mapear e reconhecer as próprias emoções e comportamentos é fundamental para um profissional. Com isso, é possível encontrar caminhos confortáveis para alcançar os objetivos. Sem a necessidade de estresse, decepções ou arrependimentos.
Desenvolva suas soft skills
Pode parecer que as soft skills estão diretamente ligadas a personalidade de uma pessoa. Porém, é possível treiná-las e transformá-las na maior força de um profissional.
Obviamente que, diferente das hard skills, elas irão demandar tempo e autoconhecimento, mas os benefícios serão carregados por toda a vida.
Ainda tem alguma dúvida que precisa treinar as “habilidades leves” para conquistar a posição que tanto almeja?