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SEO off page: sua empresa precisa mesmo disso?

Diego Dias by Diego Dias
1 de setembro de 2022
in Marketing
Reading Time: 7 mins read
(Imagem: Thiago Pontes)

(Imagem: Thiago Pontes)

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O SEO off page é uma estratégia que visa aumentar o fluxo de visitas para o seu site. No entanto, para isso, usa de ações externas ao site para atrair o público. Então, conheça mais sobre como aplicar essa técnica ao seu marketing de conteúdo.

Entenda o que é SEO off page

O termo se traduz como o uso de estratégias de SEO feitas off page, ou seja, fora da página. Desse modo, busca ter menções ao seu conteúdo em outros sites ou mídias, tais como:

  • Link building;
  • Blog posts;
  • Citações em podcasts;
  • Redes sociais;
  • Construção de marca.

A partir dessa técnica o conteúdo ganha autoridade no digital. Afinal, para além da qualidade no que é publicado, ter indicações externas validam a relevância da página. Com isso, o site escala posições nos motores de busca.

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INTERNA 1 SEO off page
Foto: O SEO off page é uma estratégia usada para aumentar o fluxo de visitas em um site

Por que sua empresa precisa disso?

O SEO off page é um passo essencial para construir autoridade no digital. Isso porque, ao iniciar na produção de conteúdo é difícil se fixar entre as primeiras opções nas páginas de pesquisa.

Essa técnica deve andar junto com os demais métodos de otimização do conteúdo. Desse modo, dá para obter melhores resultados e ter um alcance melhor de público para a página.

Mais destaque no universo digital

Estar em alta nas buscas online garante uma maior exposição do conteúdo. Nesse sentido, é possível converter esse número em mais vendas ou construir a identidade da marca. Tudo vai depender do objetivo que se pretende alcançar.

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Muito além de apenas atrair novas visitas, é preciso reter a atenção desse público. Por isso, fora o SEO off page é preciso ter atenção aos demais pontos da estratégia. Só assim, todo o esforço na construção de autoridade fará sentido.

Como colocar o SEO off page em prática?

Para incluir essa estratégia em uma página, é preciso entender como os buscadores funcionam. Desse modo, saiba que o algoritmo de busca faz uma análise sobre os conteúdos que têm relação com a pesquisa.

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Para rankear as páginas mais relevantes, ele leva em conta o quão popular ela é. De igual modo ocorre com um artigo científico, em que o pesquisador recebe citações e tem seu trabalho validado no meio acadêmico.

Boas práticas

Pode parecer fácil, então, inserir links em outras páginas para direcionar ao seu site. No entanto, o algoritmo é capaz de entender quando essas ações são automatizadas. Por isso, é preciso que haja ao menos uma relação de temas.

Uma loja de jogos, por exemplo, que queira aumentar seu alcance, pode aproveitar links de blogs ou canais que falem sobre o tema. Desse modo, ao ter sua marca mencionada ou mesmo um hiperlink que direcione o leitor, aplica-se o SEO off page.

O linkbuilding é essencial

Ter links externos que remetem ao seu conteúdo é a principal forma de ganhar destaque nas ferramentas de busca. Mas para conseguir isso, algumas técnicas podem ser aplicadas, e uma delas é o linkbuilding.

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O processo consiste em fazer uma busca ativa dos potenciais endereços que podem gerar backlinks. Assim, o ideal é iniciar por clientes e parceiros. Afinal, terá maiores chances de conseguir uma indicação de alguém que já conhece sua marca.

Escolha bem os links usados

Saber fazer uma boa seleção nesse ponto faz toda a diferença. Isso porque, não basta ter muitos links para a sua página se não forem qualificados. Por isso, alguns pontos devem ser levados em conta:

  • Confira a posição da página em pesquisas pela palavra-chave;
  • Veja se o assunto tratado tem relação com o seu;
  • Se a página possui conteúdos recentes;
  • Não seja produzido por concorrentes.

Com essas dicas básicas dá para selecionar aqueles que mais tem conexão com o seu conteúdo. Desse modo, o próximo passo é buscar os contatos e apresentar a proposta para obter as linkagens.

SEO off page e os famosos guest posts

Essa é uma das formas de colocar o SEO off page em prática em uma forma de parceria. Nesse sentido, o dono da página produz conteúdos para sites parceiros. Em contrapartida, pode linkar o seu próprio blog, além de consolidar a sua marca.

Com isso, as duas partes obtêm um resultado positivo. De um lado, quem cede o espaço para publicar, ganha o conteúdo. Por outro, quem escreve tem acesso a um novo público e pode divulgar o seu nome.

Uma relação de parceria

Para encontrar um parceiro nessa troca de conteúdos, existem algumas plataformas que podem ajudar. Afinal, elas auxiliam a fazer essa ponte entre quem busca conteúdos e quem quer construir mais autoridade no digital.

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Como é uma relação de parceria, é importante discutir e alinhar o que vai ser publicado. Desse modo, deve haver uma conexão entre os temas nas duas páginas. Com isso, tem-se a certeza de entregar o conteúdo para o público certo, com melhor resultado para ambos.

A construção da marca

Em uma estratégia de construção de marca, o uso do SEO off page é primordial. Afinal, um produto recém-chegado ao mercado ainda não é conhecido por ninguém. Assim, é necessário investir em divulgação em grandes plataformas de conteúdo.

A produção de conteúdo próprio é uma das formas de fazer isso. Desse modo, ele é importante na construção da autoridade digital, mas não é o suficiente para que uma marca nova se consolide.

Referências de terceiros

Ao criar seu próprio conteúdo, é a própria empresa que fala sobre si. Nesse ponto, ter referências externas ajuda a validar sua autoridade sobre aquele ramo. Ainda mais importante é quando essa referência vem de uma página com boa colocação.

INTERNA 2 SEO off page
Foto: O SEO off page ajuda a consolidar a autoridade no digital por meio de indicações externas

SEO off page dentro do marketing de conteúdo

O SEO off page é uma das vertentes do marketing de conteúdo. Afinal, para que dê certo, é preciso que a página de origem e a de destino do link tenham artigos relevantes. Do contrário, o leitor não verá motivos para acessar ou seguir a indicação.

É preciso ter a noção de que todas essas técnicas compõem o leque da criação de conteúdo. Ou seja, qualquer que seja o tipo de mídia utilizado, poderá, com a estratégia correta, reverter em bons resultados para a marca.

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SEO off page e SEO local

Os dois formatos são de igual importância na criação de autoridade digital. Pelo contrário, essas técnicas andam juntas e só são efetivas quando bem alinhadas. Por isso, é essencial entender como funcionam.

Ter um conteúdo relevante aumenta as chances de receber indicações externas de forma natural. Desse modo, além de parceiros captados, seu blog ou site pode ser citado por outras páginas apenas porque traz algo de valor.

Uma relação importante para sua empresa

O grande diferencial nesse meio, é produzir conteúdo que impacte de forma positiva o receptor. Nesse sentido, deve atender a requisitos simples e que fazem a diferença, que são:

  • Informar;
  • Simplificar;
  • Entreter;
  • Ou ensinar.

Com isso em mente, fica mais fácil identificar aquilo que pode trazer mais respeito para uma marca em seu nicho. Portanto, isso passa também sobre entender o público que espera atingir.

Relações públicas e SEO: entenda a relação

Esse setor tem grande participação na construção de uma marca. Isso porque, pode orientar campanhas que façam sentido para a empresa, bem como, criar relações com parceiros.

Um profissional de relações públicas também deve estar atento ao que ocorre nas redes. Assim, pode identificar oportunidades em temas em alta e orientar a produção de conteúdo. Além disso, deve atuar para minimizar reações negativas a alguma ação da marca.

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As redes sociais e o SEO off page

Cada vez mais as marcas precisam ter presença nas redes sociais. Afinal, para alguns públicos esse é o principal meio de consumo de conteúdo. Então, é também um bom meio para implantar o SEO off page.

Quando uma pessoa lê ou assiste algo que ache interessante, pode querer compartilhar com sua rede. Desse modo, essa é uma forma orgânica de conseguir indicações externas para acessar a sua página.

Sempre pense de forma estratégica

A rede social escolhida também deve estar de acordo com o seu público e com a presença digital desejada. Por exemplo, se a marca fala com pessoas mais jovens, pode investir mais nas que focam em compartilhamento de vídeos.

Já para quem quer atingir um perfil mais corporativo, redes como o LinkedIn, por exemplo, seriam a melhor escolha. Por isso, é preciso definir esses pontos antes de qualquer medida.

Marketing de influência junto de estratégias off page

As parcerias com influencers também é um modelo em alta. Nesse sentido, é possível ter alcance a um público que acompanha a pessoa de forma diária. Por isso, quando bem escolhida, uma indicação pode render um ótimo retorno.

Mesmo nesse caso, é preciso que haja uma relação entre a pessoa e seu público, com o que você tem a oferecer. Assim, uma blogueira fitness indicar um conteúdo sobre confeitaria, por exemplo, não faria muito sentido.

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Importante conhecer as métricas

Ao escolher essa forma de implantar o SEO off page vale conhecer o perfil de pessoas que o influenciador alcança. Então, é comum solicitar que ele apresente os números do seu perfil, que indicam dados como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Nível de interação;
  • Alcance.

Com isso, dá para ter uma noção se aquela pessoa é a mais indicada para fazer a referência à sua marca. Portanto, assim como nos demais formatos, é preciso que exista a conexão com a sua proposta.

O SEO off page ajuda seu negócio a crescer na internet

Essa técnica, sem dúvida, pode ajudar muito na visibilidade de uma empresa no meio digital. Nesse sentido, em conjunto com a produção de conteúdo próprio, pode expandir o alcance para novos públicos.

Para ter sucesso, no entanto, é preciso planejar bem e definir o que deseja alcançar. Afinal, é preciso ter alguns cuidados para obter bons resultados. Então, defina qual dos formatos faz mais sentido para sua marca e busque parcerias que façam sentido com o produto.

Tags: link buildingmarketing de conteúdoseoSEO off page
Diego Dias

Diego Dias

Diego Dias é escritor há 22 anos e especialista em SEO há 7 anos, possui mais de 10 mil criações no mundo da redação online e é um apaixonado por produzir conteúdos que levam conhecimento ao público.

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