A Lenovo apresentou seu sistema Tianxi AI 3.5 em Pequim, marcando a crescente integração da inteligência artificial (IA) em eletrônicos de consumo chineses. Este sistema expande o ecossistema de IA da Lenovo para computadores pessoais (PCs), tablets, smartphones e óculos inteligentes.
Características e Capacidades do Tianxi AI 3.5
O Tianxi AI 3.5 incorpora um agente de IA pessoal que pode perceber, lembrar, planejar e executar tarefas, utilizando uma colaboração entre nuvem e dispositivos. Conforme Zhang Hua, vice-presidente sênior do Lenovo Group e gerente geral de seu Grupo de Negócios de Consumo na China, o sistema oferece uma experiência unificada entre dispositivos, ao mesmo tempo que protege os dados do usuário por meio de uma estrutura de segurança proprietária da Lenovo. O sistema recebeu a certificação de “Excellent Level” em segurança de IA generativa da China Academy of Information and Communications Technology.
Lançamento de Novos Dispositivos
Junto com o sistema de IA, a Lenovo lançou o smartphone Moto X70 Air AI. Este dispositivo pesa 159 gramas, mede 5,99 milímetros de espessura, e é equipado com um sistema de câmera de IA de 50 megapixels e durabilidade de nível militar. A Lenovo também anunciou programas de desconto para o festival de compras Singles Day, incluindo subsídios de troca e ofertas estudantis de até 4.000 yuan (US$ 562).
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Liderança de Mercado e Crescimento
Dados da Omdia indicam que fabricantes chineses como Lenovo, Huawei e Xiaomi estão na liderança na introdução de assistentes e aplicativos de IA em dispositivos desde 2024. A Omdia aponta que PCs com capacidade de IA representaram 30% das remessas globais no segundo trimestre de 2025, com a Lenovo detendo uma fatia de mercado de 21%. Dispositivos voltados para a educação surgiram como um motor chave de crescimento para marcas chinesas em mercados internacionais. As remessas da Lenovo no primeiro semestre de 2025 aumentaram 27% ano a ano, enquanto a Asus registrou um incremento de 43%, refletindo um forte crescimento no segmento educacional global.





































