Evolução no setor de serviços urbanos proporciona transição da economia real para escalável.
O sonho de quase todo empreendedor é encontrar uma solução para um problema que seja escalável! Ou seja, que tenha potencial para crescer exponencialmente, por meio de um modelo de serviço replicável que beneficie muita gente ao mesmo tempo. A tarefa não é fácil, mas muitas empresas têm descoberto esse caminho e evoluído rapidamente com ajuda da tecnologia.
Em um semestre, a empresa Co.Urban, desde 2018 no setor de serviços urbanos, transformou seu modelo de negócio saindo da economia real para escalável. Para se ter uma ideia dessa evolução, só em 2020, ela foi selecionada em dois programas de aceleração e eleita em um deles como a melhor startup entre dezenas.
A ideia da CEO da Co.Urban, Daniela Ribeiro, nasceu meses antes dela descobrir que estava grávida, o que poderia ter adiado sua vontade de empreender, porém não a fez desistir. “O desafio ficou ainda maior, e ganhou uma grande importância também, pois significava autonomia profissional mesmo em um mercado bastante tradicional”, conta ela. Mas, para ser perfeito era preciso escalar!
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Investimento em Tecnologia
Engenheira ambiental, Daniela já trabalhava há quase dez anos com ferramentas para aumento da eficiência operacional em limpeza urbana e zeladoria de cidades, mas era tudo manual. No início da Co.Urban, ela continuou trabalhando neste modelo, desenvolvendo projetos de engenharia. Até que, em 2019, a ideia de escalar ganhou forma por meio do desenvolvimento de uma plataforma inteligente e um aplicativo: o Co.Opera.
O investimento tecnológico permite um monitoramento diferenciado e um controle efetivo das equipes de campo, proporcionando economia, maior produtividade e capacitação técnica. E o melhor: tudo de forma automatizada e à distância. Um recurso valioso para as empresas do setor. A Co.Urban atende desde empresas com atuação em limpeza urbana e zeladoria de cidades até construção civil, saneamento e saúde. A inovação na maneira como é feita a prestação de serviço tornou a Co.Urban, que fica sediada em São Paulo, uma empresa capaz de atender todo o Brasil.
“Trabalhar com foco em ferramentas de controle, gestão e capacitação de equipes e aumento de eficiência sempre me motivou, uma paixão desde a universidade. Sem contar que o mercado de serviços urbanos já não comportava mais um modelo de controle engessado, por isso decidimos investir em inovação”, explica Daniela.
Os resultados da Co.Urban também são cada vez mais satisfatórios: “A tecnologia que desenvolvemos já gera para nossos clientes 25% de ganhos operacionais e econômicos em até 90 dias. A Co.Urban vive uma nova fase. O time cresceu e novos clientes surgem todos os dias”, revela a CEO.
Time Inspirado
Uma frase resume bem a inspiração do time da Co.Urban: “Acreditamos que a tecnologia pode revolucionar o setor de serviços urbanos”.
A Co.Urban conta com grandes profissionais de tecnologia: o CTO (Chief Technology Officer) e gestor de toda infraestrutura tecnológica das soluções, engenheiro de computação com experiência em construção e integração de softwares, Danilo Lucari e a Head of Data Science, especialista em análise de dados para suporte e decisão, mestre em estatística aplicada, Carolina Valani.
Somado dos mais novos integrantes do time, a Head of Customer Success, também engenheira ambiental com experiência em gestão de processos e especialista em estratégia para sucesso do cliente, Mariana Rezende e o Carlos Fernandes, o engenheiro especialista em vendas, responsável pela área Comercial.