Para o empreendedor, uma oportunidade de mostrar seu negócio. Para o utilizador, o poder de pesquisar com mais afinco os interesses. Essa é a ideia do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, uma plataforma de geovisualização que reúne os agentes inovadores (empresas, startups, incubadoras, instituições de ensino, etc) do Ceará. E o melhor disso: é gratuito, aberto e colaborativo!
Essa é uma iniciativa do Programa de Bolsas de Extensão Universitária 2022 da Universidade Federal do Ceará (UFC). O professor responsável pelo projeto, Allysson Allex Araújo, explica que, para o poder público (Governo do Estado e prefeituras), também existe a possibilidade de acompanhar a evolução do ecossistema no Ceará, bem como fomentar conexões e amadurecer oportunidades de políticas públicas na área de inovação.
“Cada vez mais tem se discutido a relevância no fortalecimento dos ecossistemas de inovação como sendo algo de grande importância para o crescimento do Estado. Há, portanto, uma pertinência salutar na difusão dos integrantes e das propostas de valor presentes em um dado ecossistema, tendo em vista que, a partir desta divulgação, pode-se engajar novos participantes, estabelecer conexões, incentivar iniciativas, atrair novos investidores, entre outros benefícios. No Ceará, em específico, existem várias iniciativas de inovação tecnológica surgindo em diversas regiões do estado”, ressalta.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
Parceria com Rapadura Tech
E o Rapadura Tech não ficaria de fora dessa, não é? Com intuito de dar visibilidade às iniciativas de inovação no Estado e estimular o amadurecimento do ecossistema, disponibilizamos o Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense no nosso site.
Para isso, criamos um o espaço dedicado ao Rapadura Valley com acesso ao mapa. Lá, também estarão matérias exclusivas com as startups do ecossistema produzidas pelo Rapadura Tech. Tudo bem simplificado e conectado.
“Essa iniciativa é muito importante, porque nasceu dentro da universidade. E o mapa vai mostrar nosso ecossistema como um todo, de forma colaborativa, que é um grande diferencial. Por exemplo, as pessoas podem cadastrar seus eventos, startups, ou qualquer iniciativa colaboradora que contribua com o ecossistema. E qualquer pessoa pode sugerir melhorias, por ser open source. A grande maioria das ferramentas são fechadas e com intuito comercial. E essa ferramenta não tem esse intuito, mas quer gerar dados e insights valiosos sobre o nosso ecossistema”, considera Flávio Carneiro, fundador do Rapadura Tech.
O projeto
A ideia foi lançada oficialmente neste ano, com o objetivo de aproximar as entidades envolvidas e catalisar parcerias inovadoras no estado. Apesar do “start” ter acontecido em abril, a plataforma já tem mais de 70 organizações cadastradas.
A plataforma contempla funcionalidades para além do mapeamento propriamente dito, incluindo a possibilidade de filtro por categorias de entidades, demarcação de comunidades e o cadastro de eventos.
“Um aspecto interessante é que nossa iniciativa também se enquadra como um projeto open source, ou seja, as pessoas podem contribuir não só cadastrando entidades e reportando problemas, mas também desenvolvendo novas funcionalidades e melhorias para o projeto”, conta o professor.
Para os investidores, essa ferramenta apresenta oportunidade de prospecção de negócios, já que gera uma visão sobre empresas e startups de diferentes setores.
Então vamos parar de papo e passar para a parte prática? Resta agora acessar a ferramenta e navegar pelo ecossistema tecnológico cearense.