Mapa colaborativo reúne inovações tecnológicas do Ceará

 Mapa colaborativo reúne inovações tecnológicas do Ceará

Para o empreendedor, uma oportunidade de mostrar seu negócio. Para o utilizador, o poder de pesquisar com mais afinco os interesses. Essa é a ideia do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, uma plataforma de geovisualização que reúne os agentes inovadores (empresas, startups, incubadoras, instituições de ensino, etc) do Ceará. E o melhor disso: é gratuito, aberto e colaborativo!

Essa é uma iniciativa do Programa de Bolsas de Extensão Universitária 2022 da Universidade Federal do Ceará (UFC). O professor responsável pelo projeto, Allysson Allex Araújo, explica que, para o poder público (Governo do Estado e prefeituras), também existe a possibilidade de acompanhar a evolução do ecossistema no Ceará, bem como fomentar conexões e amadurecer oportunidades de políticas públicas na área de inovação. 

“Cada vez mais tem se discutido a relevância no fortalecimento dos ecossistemas de inovação como sendo algo de grande importância para o crescimento do Estado. Há, portanto, uma pertinência salutar na difusão dos integrantes e das propostas de valor presentes em um dado ecossistema, tendo em vista que, a partir desta divulgação, pode-se engajar novos participantes, estabelecer conexões, incentivar iniciativas, atrair novos investidores, entre outros benefícios. No Ceará, em específico, existem várias iniciativas de inovação tecnológica surgindo em diversas regiões do estado”, ressalta.

Parceria com Rapadura Tech

E o Rapadura Tech não ficaria de fora dessa, não é? Com intuito de dar visibilidade às iniciativas de inovação no Estado e estimular o amadurecimento do ecossistema, disponibilizamos o Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense no nosso site. 

Para isso, criamos um o espaço dedicado ao Rapadura Valley com acesso ao mapa. Lá, também estarão matérias exclusivas com as startups do ecossistema produzidas pelo Rapadura Tech. Tudo bem simplificado e conectado.

“Essa iniciativa é muito importante, porque nasceu dentro da universidade. E o mapa vai mostrar nosso ecossistema como um todo, de forma colaborativa, que é um grande diferencial. Por exemplo, as pessoas podem cadastrar seus eventos, startups, ou qualquer iniciativa colaboradora que contribua com o ecossistema. E qualquer pessoa pode sugerir melhorias, por ser open source. A grande maioria das ferramentas são fechadas e com intuito comercial. E essa ferramenta não tem esse intuito, mas quer gerar dados e insights valiosos sobre o nosso ecossistema”, considera Flávio Carneiro, fundador do Rapadura Tech.

O projeto

A ideia foi lançada oficialmente neste ano, com o objetivo de aproximar as entidades envolvidas e catalisar parcerias inovadoras no estado. Apesar do “start” ter acontecido em abril, a plataforma já tem mais de 70 organizações cadastradas. 

A plataforma contempla funcionalidades para além do mapeamento propriamente dito, incluindo a possibilidade de filtro por categorias de entidades, demarcação de comunidades e o cadastro de eventos. 

“Um aspecto interessante é que nossa iniciativa também se enquadra como um projeto open source, ou seja, as pessoas podem contribuir não só cadastrando entidades e reportando problemas, mas também desenvolvendo novas funcionalidades e melhorias para o projeto”, conta o professor.

Para os investidores, essa ferramenta apresenta oportunidade de prospecção de negócios, já que gera uma visão sobre empresas e startups de diferentes setores.

Então vamos parar de papo e passar para a parte prática? Resta agora acessar a ferramenta e navegar pelo ecossistema tecnológico cearense.

Rapadura News

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.

Hayanne Narlla

Jornalista cearense. Amante do sol e do mar, cultiva o hábito de escrever sobre a vida nos detalhes mais rotineiros. Movida por novos desafios e curiosa desde a infância, gosta de aprender sobre inovações e empreendedorismo. Nas horas livres, reflete e teoriza sobre o universo da música e do cinema. Acredita que é preciso ser útil e deixar rasto.

Posts relacionados

Newsletter

Rapadura Tech

Cadastre-se e receba, todas às sextas, um resumo do que foi destaque na semana sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios.