A síndrome de burnout atinge quem trabalha em locais com muitas cobranças. Então, a gestão de pessoas tem um papel essencial para evitar que isso ocorra. Portanto, entenda o que é essa doença e como a sua empresa pode agir para melhorar o ambiente de trabalho.
Entenda o que é a síndrome de burnout
Trata-se do esgotamento psicológico causado por pressão e estresse no trabalho. Dessa forma, tende a atingir pessoas que atuam em contato com outras por muito tempo ou não têm todos os recursos para realizar suas tarefas. Por isso, é comum que atinja a:
- Professores;
- Bombeiros;
- Policiais;
- Médicos;
- Enfermeiros.
Fora esses profissionais, pessoas que têm jornada dupla, como muitas mulheres, ou mais de um emprego, podem sofrer com a síndrome de burnout. Então, é essencial saber quais são as medidas para evitar problemas mais complexos como um transtorno mental.
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Uma doença cada vez mais presente
Muitas pessoas são afastadas de suas funções por conta de burnout. Além disso, o Brasil é um dos países onde a população mais sofre com esse problema no local de trabalho.
Como é o cenário brasileiro em relação a essa doença?
Segundo o ISMA, o Brasil está em primeiro lugar com 30% da população atingida. Dessa forma, cerca de 67 milhões de brasileiros sofrem com essa doença, ainda que não se afastem do trabalho.
Muitos lidam com o estresse em excesso no dia a dia. Dessa forma, a grande maioria dos casos tem como motivo o seu trabalho. Assim, ao passar por uma avaliação, de acordo com o estado emocional, as empresas podem conceder uma licença.
Licença médica para portadores da síndrome de burnout?
Por ser uma das doenças ocupacionais, quem apresenta essa síndrome pode ter licença para fazer o tratamento. Mas, isso não será preciso em todos os casos, de acordo com o estágio da doença.
Aposentadoria por invalidez?
Caso a pessoa desenvolva vários transtornos mentais por conta da síndrome de burnout, ela pode ser aposentada por invalidez. Então, é preciso passar por avaliação profissional.
Como esse tipo de problema pode surgir dentro da sua empresa?
Muitas vezes a síndrome do esgotamento profissional surge por conta de um ambiente de trabalho tóxico. Dessa forma, a pessoa sente que não tem valor na empresa, mas que precisa cumprir demandas altas. Em síntese, alguns motivos para que isso ocorra são:
- Pressão;
- Sobrecarga;
- Desvalorização do serviço;
- Quebras de rotina sem aviso prévio;
- Conflitos;
- Longa jornada de trabalho.
A falta de recursos materiais para realizar as tarefas ou trabalhos de alto risco também geram estresse. Além disso, horas extras em excesso afetam de modo negativo a saúde do seu time.
Sempre tenha atenção ao clima da companhia
Para evitar esse problema, é essencial que líderes e gestores conheçam o clima da empresa. Assim, pesquisar, entrevistar e analisar os números de atração, bem como, retenção são ações que podem mostrar a situação do local de trabalho.
Quais são os sintomas da síndrome de burnout?
Os sintomas da síndrome de burnout mais comuns são o cansaço excessivo e o desânimo. Mas, além destes, a pessoa pode ter vários outros que variam de acordo com o estágio em que se encontra:
- Baixa autoestima no trabalho;
- Tristeza;
- Mudanças bruscas de humor;
- Dor de cabeça;
- Lapsos de memória;
- Ansiedade;
- Isolamento.
Também é comum que elas fiquem agressivas e mais irritáveis. Além disso, ela também diminui o seu desempenho e pode atrasar a entrega de trabalhos. Então, a falta de concentração e até mesmo ausências podem ser sinais da síndrome.
Um desgaste excessivo
Não é à toa que burnout, em inglês, significa queimar por completo. Isso porque, a pessoa pode ter sintomas mentais e físicos como insônia, pressão alta, enxaqueca, cansaço e crises de asma.
Diagnóstico da síndrome de burnout
Pode ser feito tanto por um terapeuta quanto por um psiquiatra. Assim, os principais aspectos que se leva em conta são a história da pessoa, seu contexto de vida atual, além das razões para a sua baixa autoestima e estresse.
O principal fator que distingue a síndrome do esgotamento profissional é que todos os sintomas estão ligados ao trabalho. Afinal, tristeza, exaustão e outros sinais da doença também fazem parte de outros transtornos como ansiedade e depressão.
Como é o tratamento?
É feito de acordo com o estágio em que o paciente está. Então, costuma ser feito com terapia e sugere-se mudanças no estilo de vida como a prática de exercícios, por exemplo. Mas, em casos mais graves, o profissional pode indicar antidepressivos e ansiolíticos
As situações mais avançadas são quando a pessoa desenvolve outros transtornos. Dessa forma, deixa de ser um sentimento que se apresenta em relação apenas ao seu trabalho e pode ocorrer em outros espaços da vida.
As principais recomendações para quem sofre dessa síndrome
Pessoas que se cobram muito para atingir o sucesso no trabalho ou que ligam isso a toda a sua autoestima, têm mais chances de ter a síndrome de burnout. Então, algumas ações que podem ajudá-lo a evitar que isso ocorra são:
- Ouça a opinião dos seus amigos e familiares;
- Pratique atividades físicas;
- Converse sobre o que sente;
- Fuja da rotina com atividades de lazer.
É essencial também saber avaliar as condições de trabalho e como elas influenciam sua vida. Em síntese, não tornar o sucesso na carreira o único objetivo e ouvir pessoas que estão ao seu redor é crucial.
Ajuda profissional faz toda a diferença
O esgotamento psicológico não se resolve com o uso de álcool e outras drogas. Por isso, ao sentir os sintomas da síndrome, procure ajuda de um terapeuta ou psiquiatra. Eles são as pessoas capazes de orientar sobre as medidas certas para cuidar da sua saúde mental.
Como proteger seus funcionários contra a síndrome de burnout?
Para evitar que o seu time tenha doenças ocupacionais como essa, a empresa tem um papel essencial. Assim, com a melhora do clima, ele pode ser mais criativo, produtivo e harmônico. Então, algumas ações cruciais para que isso ocorra são:
- Ouvir suas equipes;
- Cuidar do bem-estar de todos;
- Falar de forma clara;
- Inspirar;
- Valorizar.
É importante ter essas metas em todos os setores da empresa. Dessa forma, ela vai se tornar um bom local para trabalhar, algo que melhora o seu employer branding e atrai novos talentos.
Fora isso, há outras ações que você pode fazer para contribuir com a saúde mental no trabalho do seu time. Então, confira oito dicas a seguir para melhorar o clima da sua empresa.
1- Preocupe-se com o bem-estar da sua equipe
O bem-estar no trabalho é essencial para que uma pessoa possa ser criativa e produtiva. Além disso, promover momentos divertidos e mais relaxantes diminui os níveis de estresse e melhora as relações dentro do local. Assim, algumas opções para investir são:
- Meditação;
- Rodas de conversa;
- Horários mais flexíveis;
- Workshops;
- Clubes de leitura;
- Rodas de conversa.
Fora isso, nem todas precisam ocorrer dentro da empresa. Por exemplo, pode-se planejar uma atividade de lazer como ir a um cinema ou restaurante. Desse modo, as suas equipes podem ter um tempo de qualidade juntas e descansar.
Promova um ambiente de trabalho saudável
A saúde mental no trabalho é essencial tanto para gestores quanto para outros funcionários. Então, observar quais são os principais problemas que afetam o seu time deve ser algo constante. Assim, é possível definir as soluções adequadas para cuidar de todos.
Outro fator importante é prover todos os recursos necessários para realizar uma tarefa. Afinal, a falta deles impede que o serviço seja bem feito e isso causa estresse, além de passar uma imagem de descaso da gestão.
2- Uma comunicação transparente ajuda a combater a síndrome de burnout
Mudanças repentinas, de fato, causam grande estresse e aumentam a ansiedade das suas equipes. Por isso, a empresa deve prezar por uma comunicação mais transparente. Então, algumas dicas para passar por uma transição mais calma são:
- Informar a mudança;
- Explicar o motivo dela;
- Dar tempo para que as pessoas se adaptem.
Falar sobre as metas e objetivos que pretendem ou que já foram alcançados também é válido. Dessa forma, seu time verá que tem valor e participa dos processos da empresa.
Todo esse diálogo deve ocorrer de forma simples, clara e objetiva. Assim, evita-se discussões, dúvidas ou mal-entendidos. Então, essa é uma ação pequena que pode tornar o local de trabalho saudável.
3- Boas iniciativas devem ser reconhecidas
A pressão por atingir metas pode desviar a atenção de muitos líderes para os resultados apenas. Mas, sabe-se que manter um time motivado é crucial para atingir a melhor produção e ter pessoas engajadas.
Diante disso, celebrar uma boa iniciativa de um funcionário ou de uma equipe inteira é muito importante. Desse modo, os profissionais sabem que as suas tarefas são relevantes e que seus gestores veem isso, ou seja, eles têm valor.
Não foque apenas nos erros e sim nos acertos
Elogios, mensagens públicas, feedback positivo, incentivos financeiros são algumas das formas de reconhecer os acertos. Em síntese, é essencial levar em conta quando as suas equipes agem certo, da mesma maneira em que se faz críticas para melhorar.
O excesso de críticas baixa a autoestima do profissional. Aliás, isso pode fazer com que ele não se sinta capaz de realizar bem uma tarefa. Então, ofereça feedbacks positivos também.
4- Intervalos podem combater a síndrome de burnout
Um dos fatores que contribuem para desenvolver a síndrome é o desgaste mental no trabalho. Sem dúvida, após horas de esforço constante, é possível que a pessoa sinta sono, dor de cabeça e se torne menos produtiva.
Diante disso, é essencial que a empresa planeje intervalos para que o time recupere a energia e a concentração. Então, pode-se planejar atividades para esses momentos como meditação, ginástica laboral para relaxar ou deixar o tempo livre.
Dê tempo para seus funcionários respirarem
Planejar as folgas e um dia para colocar as tarefas em dia, por exemplo, são boas opções. Desse modo, a ansiedade por conta dos prazos e a falta de descanso diminuem. Portanto, ofereça tempo para que eles possam se desconectar do trabalho.
5- Ofereça acompanhamento para sua equipe
A sua empresa pode oferecer um acompanhamento psicológico. Assim, o psicólogo da organização pode atuar não só no tratamento, mas também na prevenção do problema. Então, algumas das ações que ele pode fazer são:
- Mapear perfis;
- Perceber os principais problemas do local de trabalho;
- Identificar causas de ausências frequentes.
Fora isso, esse profissional também pode orientar a gestão para melhorar o local de trabalho. Dessa forma, sua atuação se torna essencial para manter a saúde mental e baixos níveis de estresse das suas equipes.
Ter esse apoio também é importante para a satisfação das pessoas. Assim, os números de retenção melhoram e há menos gastos com novas seleções. Em síntese, o ambiente se torna mais saudável e atrativo para todos.
6- Promova um ambiente de acolhimento e evite a síndrome de burnout
Para evitar a síndrome de burnout no seu time, também é preciso acolher. Desse modo, além de ter ajuda profissional, as pessoas devem sentir que estão em um local seguro. Então, em primeiro lugar, é essencial ouvir o que elas têm a dizer.
Ter uma escuta ativa quanto às reclamações dentro da empresa faz parte de uma gestão mais saudável. Além disso, é crucial que não se julgue ou acuse alguém da sua equipe antes de conhecer a situação completa.
Ignorar também não é uma opção para esses casos. Afinal, isso mostra indiferença da liderança e aumenta o estresse no trabalho. Assim, o quadro de saúde da pessoa pode piorar e haverá uma queda na sua produção.
É importante oferecer um espaço seguro para sua equipe
Criar um local com diálogo aberto, em resumo, é oferecer segurança. Desse modo, suas equipes se sentirão mais dispostas a oferecer sugestões de melhora ou informar os principais problemas sem medo de perder o emprego.
7- Eduque a gestão da sua empresa e seus colaboradores
Outro ponto essencial para evitar a síndrome de burnout é educar a gestão da sua empresa. Afinal, é ela quem vai lidar com as situações do dia a dia. Então, precisa prestar atenção ao que ocorre entre as equipes e o que pode causar estresse excessivo.
Entender a doença é uma forma eficaz de preveni-la
Investir em minicursos e palestras, por exemplo, pode ser muito eficaz. Com isso, a sua equipe de gestão terá a chance de entender o que causa a síndrome e de que modo as suas ações têm a ver com ela.
A falta de uma comunicação transparente, prazos curtos e muitas cobranças são alguns exemplos do que se pode mudar. Por isso, precisa-se estar ciente não apenas do que causa a doença, mas também de como agir da forma certa.
Por esse motivo, falar de forma prática sobre o tema pode fazer grande diferença na saúde do seu time. Dessa forma, se evita que eles sejam os causadores do desgaste mental no trabalho.
8- Escute o que seus funcionários têm a dizer
Mais uma vez, ouvir o que as suas equipes têm a dizer é essencial para tornar o local de trabalho saudável. Então, há diversas formas de fazer isso, não é preciso esperar que elas tomem a iniciativa.
Em geral, caso a sua empresa seja um local estressante, as pessoas podem ter medo de fazer isso. Desse modo, talvez falem apenas quando o problema se agravar ainda mais. Por isso, é possível iniciar o diálogo com:
- Palestras;
- Questionários;
- Entrevistas.
Uma opção é perguntar a alguém que pediu para sair os motivos que contribuíram para isso. Assim, a gestão terá um norte sobre como planejar o processo de mudança. Além disso, nem sempre é preciso falar apenas do lado negativo, mas também do positivo.
Feedback faz toda a diferença
Saber dar um bom retorno, seja ele como elogio ou como forma de orientar a pessoa é essencial. Afinal, quando ela sabe que acertou, se motiva a fazer sempre o seu melhor. Quando seu desempenho não foi tão bom, ela saberá em que errou e como melhorar.
A síndrome de burnout pode ser prevenida sim
É importante saber que evitar a síndrome de burnout não consiste em ações para diminuir a qualidade do seu produto ou serviço. Na verdade, exigir um bom trabalho das suas equipes não é o ponto desse problema, isso pode ocorrer.
O que se deve prestar atenção é em como se faz isso e se a empresa oferece as condições ideais para todas as tarefas. Afinal, a falta de material também gera estresse e atrapalha todo um processo. Por isso, é importante que a sua gestão:
- Ouça o seu time;
- Acolha;
- Oriente;
- Apoie.
Caso já tenha pessoas que apresentem sinais de cansaço ou aversão ao trabalho, oriente para que ela faça o tratamento para síndrome de burnout. Desse modo, poderão cuidar da saúde e ver que têm valor para a sua gestão.
Aplique todas essas dicas
Criar um ambiente de trabalho saudável exige esforço de todos. Mas, aplique essas dicas e motive as equipes de todos os níveis da empresa a buscar um estilo de vida mais equilibrado. Assim, será possível evitar que a síndrome atinja a maioria delas.