O Rapadura Tech entrevistou André Barretto, fundador e CEO da UNIKE Technologies. Ele é empreendedor há mais de 20 anos e possui mais de dez anos de experiência em soluções de identificação e autenticação biométrica.
Segundo Barretto e informações do endereço eletrônico da empresa, a UNIKE Technologies foi fundada, em 2019, é uma Frictech (são startups que atuam na indústria dos negócios frictionless, sem atrito) , pois utiliza biometria para melhorar a experiência das pessoas nas suas jornadas diárias, tais como onboarding, acesso, consumo, pagamento, entre outras atividades cotidianas. A empresa se destaca pela variedade de produtos, atuando no mercado por meio de educação, varejo, entretenimento, saúde e meios de pagamento.
De acordo com o CEO, por se tratar de uma Frictech, a UNIKE tem como principal objetivo fornecer experiências sem atrito em todas jornadas possíveis do consumidor e não somente a tecnologia, que neste caso passa a ser um meio e não um fim. ‘’Nosso diferencial é que entendemos as necessidades dos clientes e entregamos soluções tecnológicas personalizadas com foco na experiência do consumidor e não somente na tecnologia”, diz o empreendedor.
🚨 Vagas abertas para o nosso grupo de ofertas que vai te fazer economizar MUITO!
‘’A UNIKE nasceu contudo a partir da vontade e do desejo de colocar a tecnologia em um patamar diferente. Acreditamos que o uso de identificação sem toque tem grande potencial para gerar negócios nos próximos anos’’, destaca Barretto.
Cases de sucesso
O Beach Park (Aquiraz-CE), eleito o melhor parque aquático da América Latina (Tripadvisor 2020), é um dos exemplos recentes de implantação da tecnologia da UNIKE. Em suma, o parque utiliza do reconhecimento facial para processos de consumo e pagamentos.
Segundo o CEO, com a inovação, o resort foi vencedor do prêmio ‘’TOTVS Brasil que Faz 2022’’, que reconhece o desenvolvimento de cases de digitalização em empresas nacionais. Essa premiação é mais uma confirmação que a tecnologia da UNIKE eleva o ganho operacional e o impacto financeiro das empresas.
Números da empresa
Em 2021, primeiro ano de operação oficial, a Frictech cresceu 3.078% e faturou R$ 11 milhões. Em 2022, a expectativa é dobrar essa receita. Dessa forma, Barretto destaca que a expectativa é chegar a um Annual Recurring Revenue (ARR) (Faturamente Recorrente Anual) de R$ 100 milhões no prazo de dois anos.